Revel Decay - Eternal Decay
14 faixas - Kill Again Records - 2007

    Formada na cidade de Fortaleza/CE o Revel Decay lançou pela gravadora Kill Again Records o seu álbum de estréia em 2007 cujo título é Eternal Decay. A formação responsável por este álbum foi: Helano Oliveira -  bateria, Fernando Cota - guitarra, Eri Lima - baixo e Leonardo - vocais. O álbum foi gravado no At MV Studio em dezembro de 2006 e masterizado por Moises Veloso. O extreme death metal praticado pelos cearenses é influenciado por bandas como Slayer, Cannibal Corpse, Kreator e Morbid Angel.

    A porradaria começa com The Antchrist Warrior e os caras impõem um massacre sonoro totalmente blasfêmico com os urros de Leonardo, que continuam em Kill The Son Of God, sendo até difícil perceber os solos de guitarra no meio de tanto peso que é produzido pela bateria e baixo. A terceira é Revel Decay e temos um som mais cadenciado, mas o peso e o ritmo ainda são infernais.

    Dark Freedom ( Or Light Of Slavery ) continua com a sessão extrema, mas agora com ênfase maior na força da bateria ( que como é comum ao estilo, está cheia de triggers ) e da guitarra. A brutalidade prossegue em Slaved By Church, mas nesta os urros de Leonardo são somados a uma guitarra mais cadenciada. Mostrando que não é somente em inglês que se faz um death metal extremo, o Revel Decay canta em português a música Salvador de Vermes que é urrada fortemente, e digo mais, a forma que a guitarra é inicialmente tocada parece algo oriundo do Black Sabbath.

    A velocidade, a agressividade e a violência estão em alta em Mortal Screams especialmente no jeito insano de cantar do vocalista Leonardo que volta a urrar furiosamente acompanhado pela potência do baixo e guitarra, fazendo desta música uma verdadeira aberração sonora. E apertando o acelerador sem perdão temos Raping Again que soca porrada para todos os lados.

    Depois temos as seis músicas do demo The Christ´s Rotten Flesh To Hell de 2002. A primeira é a sinistra introdução intitulada de Intro que abre o terreno para Mortal Screams ( que também está foi aproveitada no debut da banda  ) e aqui temos uma versão mais cru da música. Depois é a vez de Eternal Illusion alternando o forte peso com trechos mais cadenciados. Slaved By Church é outra que vale comparar a versão do demo com a versão do cd para perceber as diferenças. Encerrando o lançamento temos Portal Of Despair ( com trechos cadenciados ) e Christians War ( que é muito agressiva ).

    Um álbum com esta potência destrutiva e anticristã como é o caso de Eternal Decay pode cair no bom grado dos fãs de metal totalmente extremo e sendo distribuído pelo selo Kill Again Records as oportunidades de um maior conhecimento dos cearenses aumentam e bastante.

Site: www.reveldecay.com e www.myspace.com/reveldecay
Gravadora: www.killagainrec.com 

Por Fernando R. R. Júnior
Abril/2009

Voltar para Resenhas