Quintessente - Songs From Celestial Spheres
 10 Faixas - Independente - 2017

    O Quintessente é uma veterana banda que transita por climas pesados e atmosféricos passando por estilos como Doom, Gothic, Death, Heavy Metal Tradicional e Rock Progressivo, desde o seu princípio no ano de 1994 na cidade do Rio de Janeiro/RJ. Seus primeiros trabalhos foram a demo tape The Mask Of Dead Innocence ( 1996 ) e o EP Lonely Seas Of A Dreamer ( 1999 ), que alcançaram uma ótima repercussão no cenário Underground do estado.

    Infelizmente, depois disso, a banda entrou em um hiato de 14 anos até a reunião em 2015, que resultou no álbum Songs From Celestial Spheres em 2017, que possui sua temática centrada ao existencialismo e também em reflexões sobre as forças que regem a natureza humana em suas dez faixas, está embalado em digipack e teve sua capa e também seu layout criado por Marcus Lorenzet da Artspell com um desenho que exibe uma paisagem espacial misturada à um olho.

    As gravações de Songs From Celestial Spheres foram realizadas pelo seguinte line up Andre Carvalho nos vocais, Cristiano Dias na guitarra, Luiz Fernando de Paula no baixo, Cristina Müller nos teclados e vocais e Leo Birigui na bateria, que se dirigiram ao Kolera Studio entre outubro de 2016 a março de 2017 com produção de Celo Oliveira e do Quintessente. Já os processos de mixagem e masterização também tiveram os cuidados de Celo Oliveira e foram realizados no mesmo Kolera Studio.

    A abertura do cd acontece com a The Belief Of The Mind Slaves através de efeitos de teclados viajantes que trazem o Death/Black Metal Melódico do Quintessente alternando velocidade, partes mais lentas e muito bem harmonizadas com vocais rasgados intercalados com versos de vocais limpos e também vocais femininos com passagens Progressivas bastante profundas levando a música à um outro ponto inesperado em sua audição, pois, torna-se muito mais saborosa absorvê-la totalmente. De princípio Heavy Metal, uso considerável de teclados e vocais rasgados, fatores que somados concedem muito poder à Delirium, somos capturados por esta mescla tradicional com seu andamento encorpado e devidamente melodioso, que fornece espaço para a participação de Cristina Müller com sua voz limpa antes do retorno de Andre Carvalho e seu estilo furioso de cantar. A Sort Of Reverie é a terceira de Songs From Celestial Spheres e é mais cadenciada, além de apresentar um envolvente ritmo melodioso em que Andre Carvalho e Cristina Müller fazem um excelente duelo nos vocais em um fundo instrumental admiravelmente elaborado pelos demais que elevam sua força no ponto exato de um clima voltado para o Gothic/Doom Metal.

    Para My Last Oath, o quinteto ataca com uma composição com orientações que exibem uma linhagem Progressiva e Power Metal classuda, cujos vocais encolerizados unem-se perfeitamente ao formato proposto na composição agradando não só os fãs de Gothic Metal como também os de Heavy Metal com pitadas de Prog, onde merecem uma atenção também os solos de teclados executados com habilidade por Cristina Müller. Depois chega a vez de Essente com seu começo viajante, arrastado e de riffs de guitarra Heavy em uma cativante melodia com uma atmosfera Gothic de vocalizações entristecidas, e por que não dizer dramáticas, exceção feita apenas aos urros de algumas partes da composição e detalhe... sua melodia bem como seu refrão ficam cravados na memória.

    O disco segue com Eyes Of Forgiveness, onde os vocais raivosos e rasgados de Andre Carvalho retornam embasados por uma atuação marcante da trinca baixo, bateria e guitarra, além da importante presença dos teclados, que juntos empolgam bastante o ouvinte nesta canção norteada pelo seu formato Black Metal e suas viagens, que lembram do Paradise Lost.

    Em L' Eternità Offerto, o Quintessente exibe uma certa calma nos dedilhados até que suas linhas pesadas e melódicas apareçam e te conectem ao ritmo cadenciado incluso, que segue firme até que seus vocais passem do limpo aos rasgados, entre alternações instrumentais que estão ora mais progressivas... ora mais voltadas ao Gothic/Doom. De estilo mais leve e direcionada ao Gothic Rock, Unleash Them é uma canção de ares Pop ( se for pensar ) em que os vocalistas fazem um dueto bastante interessante e que vamos gostar facilmente.

    A penúltima de Songs From Celestial Spheres é a Reflections Of Reason, que alia pontos Power Metal com vocais rasgados e limpos com nuances Gothic Metal, isso além das pontuais incursões de vocais femininos, enfim, todos estes pontos tornam esta faixa muito intrigante. Finalizando o álbum, o Quintessente executou a Matronæ At Gaia ( Chapter II ), que é iniciada com breves falas e também um ritmo tranquilo nos vocais de Cristina Müller, que em poucos instantes depois fundem-se à Andre Carvalho em vozes limpas em um formoso andamento instrumental em que enalteço mesmo as atuações de Cristiano Dias na guitarra, Luiz Fernando de Paula no baixo, Leo Biriguin na bateria e Cristina Müller nos teclados, que fazem esta criação ser devidamente viajante e certeira para capturar quem a escuta e com isso, causar aquela vontade de colocar o álbum desde o início novamente para uma nova apreciação de toda a sua marcante variedade musical a que fomos expostos durante estes 55 minutos.

    Misturar tantos estilos em um mesmo cd pendendo um pouco para o lado extremo é uma estratégia no mínimo ousada, pois, as possibilidades de não conseguir um resultado satisfatório são muito grandes, porém, não foi o caso atingido pelo Quintessente neste Songs From Celestial Spheres, pois, o que eles nos exibiram nestas dez faixas posso sintetizar como um som desafiador, diversificado e deveras cativante em cada parte, que não deve nada para o que muitos gringos fazem, aliás, um fato que às vezes nem mesmo eles - com todos os recursos e produtores - conseguem e esta trupe do Rio de Janeiro/RJ acertou em cheio, em suma... parabéns pelo formidável álbum. Vale dizer ainda que seu sucessor, cujo nome é In Ruinam já está em produção, será conceitual e deverá ser lançado em breve.
Nota: 9,5.

Por Fernando R. R. Júnior
Junho/2020

 
Facebook: http://www.facebook.com/quintessente.
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCN9KN7hU0wgkkGiXV7nZzrw.
Instagram: https://www.instagram.com/quintessente/.
Soundcloud: https://soundcloud.com/quintessenteband.
Twitter: https://twitter.com/quintessente.

 

Voltar para Resenhas