QR1 -  As Incríveis Fábulas de Patrick Russo e os Animais Insólitos em Marte
 6 Faixas - Independente - 2016

    O quarteto paulistano QR1 composto por Bruno Wilk nos vocais, Fernando Faria na guitarra, Pedro Mauro no baixo e Fernando Aleixo na bateria fazem uma mistura sonora diversificada sem prender-se a nenhum estilo específico, pois, transitam por Rock, Reggae ou Canto Gregoriano sempre com muito bom humor em suas letras, que estão até sarcásticas.

     Podem talvez, por conta da sua sonoridade ou jeito que fazem suas músicas serem considerados como 'netos' do Joelho de Porco, d'Os Mutantes e do Língua de Trampo, 'primos' do Grangena Gasosa, do Zumbis do Espaço, dos Raimundos e do Ultraje A Rigor, entre outros nesta linha.

    O primeiro EP é de 2013, recebeu o título de Vale Dos Loucos e gerou o clipe para Cuide dos Meus Vícios, que abriu o caminho para o debut, nomeado com a surreal alcunha de As Incríveis Fábulas de Patrick Russo e os Animais Insólitos em Marte, onde temos a certeza de composições com letras mais cômicas e malucas. A produção, gravação, mixagem e masterização é de Gustavo ( Big ) Simão e foi realizada no Choque DB Studio em São Paulo/SP. A capa mostra uma paisagem teoricamente marciana com um dos Animais Insólitos.

    E a breve viagem de pouco mais de 20 minutos deste cd começa com Vem e Vão, onde após alguns arrotos - isso mesmo, você não leu errado - recebemos um ritmo Rock´n´Roll de letras em português, que tomam conta do ambiente e flerta com o Grunge em alguns gritos mais raivosos e mesmo sendo um tanto que esquisita, a música é divertida e destaca bom riffs de guitarra, porém, simples. Na segunda, Vim de Marte, reparamos nos toques do baixo de Pedro Mauro em curstas passagens mais Punk e de poucos vocais, que se ligam em solos distorcidos feitos pelo guitarrista Fernando Faria em uma letra simplesmente muito doida cantada por Bruno Wilk em duelos com uma voz sintetizada. Em Meu Nome é Bode, o QR1 caminha por um ritmo mais pesado com uma letra totalmente insana e surreal, que é vocalizado de forma mais agressiva em alguns trechos e um tanto emocionada em outros, que tem inclusive o barulhos de um bode.

    E as maluquices sonoras do quarteto continuam com o Rock´n´Roll presente em Vilma, que conquista pela simplicidade de seu andamento e por sua engraçada letra, que por incrível que pareça ficou bastante cativante, que é a mais romântica do disco, ao menos, aos padrões díspares do QR1. Com um estilo que se aproxima consideravelmente ao Reggae, a faixa Patrick Russo possui uma linhagem totalmente sarcástica em sua letra até que seu andamento se eleve em momentos mais pesados com até vocais mais urrados em alguns pontos, enfim, algo fora da realidade. E usando dois bordões... "eu te pergunto... pode isso Arnaldo?!?!"

    Antes de prosseguir, quero responder a questão anterior... para o QR1.. pode... e no encerramento temos uma espécie de Canto Gregoriano, que traz a acelerada em seu princípio, que é praticamente um Punk, com o Homem Ornitorrinco, que narra as estranhas aventuras do personagem de seu título em plena Rua Augusta em São Paulo/SP numa mistura muito louca de Punk com linhas clássicas, e no final, mais outra bizarrice.

    As Incríveis Fábulas de Patrick Russo e os Animais Insólitos em Marte é um álbum que se deve ouvir de forma descompromissada e sem preocupação, pois, o QR1 desejou tirar sarro mesmo e até que fez com habilidade, porém, sempre caminhando pelo Rock´n´Roll com algumas visitas ao Punk e ao Reggae, mas que te deixará caro leitor(a) com o seguinte pensamento no ar: que coisa mais tresloucada que eles fizeram neste álbum... e tenha certeza... você nunca ouviu algo igual ( ou mesmo semelhante ).
Nota: 8,0.

Sites: qr1rock@gmail.com e www.facebook.com/qr1banda.

Por Fernando R. R. Júnior
Janeiro/2017

Voltar para Resenhas