Prólogo - Equilibrium
10 Faixas - Propagate - 2013

    Originada na cidade de Criciúma/SC no ano de 2009, o Prólogo é atualmente um quinteto formado por William Marchioro nos vocais, Felipe Taboada na guitarra e vocais, Jonas Schlengman na guitarra, Welton Souza no baixo e Lucas Taboada na bateria e vocais, que investe no chamado Post-Hardcore/Metalcore e que passados alguns anos de sua formação, precisamente em 2010, disponibilizaram o EP Com Um Só Motivo e pouco depois ( em 2011 ) o single Tarde Demais e no final do ano seguinte, o clipe de Espelho, o primeiro do quinteto. O primeiro full lenght foi lançado em 2013 com o título de Equilibrium, que está embalado em uma capa em luva feita por DNR Design e William Marchioro.

    A produção de Equilibrium é dos integrantes do Prólogo e Adair Daunfemback ( A Red Nightmare, Project 46, Semblant, Red Front ), sendo este último responsável pela gravação, mixagem e masterização.

   Com os feitos nos teclados trazendo ares viajantes, Equilibrium é aberto com Pilares, entretanto, não demorou para que o Prólogo rapidamente inclua linhas agressivas à sua complexa composição, pois, temos vocais guturais e limpos dividindo a canção em ótimas melodias, que vão envolvendo o ouvinte. Para Sintonia temos uma linha harmônica forte com William Marchioro cantando suas partes com emoção e deixando sua raiva estourar dentro de uma faixa dotada de momentos que são bem na linha adota pelas bandas de Metalcore, ou seja, muito peso e trechos melódicos em uma letra que é bastante motivadora. Depois em Fluxo Inerte, o Prólogo exibe um começo Progressivo, porém, ele é rapidamente interrompido pelos guturais de William Marchioro e pelo ritmo nervoso que a banda realiza em seguida, entretanto, os caras também souberam deixar pontos para que fossem inclusos os vocais limpos de seu vocalista, além de trechos mais viajantes com outros mais coléricos, mas sempre com muita melodia.

    A distorção curta de guitarra feita por Felipe Taboada traz a raivosa Equilíbrio, que está repleta de ótimas variações em seu andamento e por este fato, fica muito emocionante e nos surpreende com seu final acústico, aliás, a letra também chama a atenção por sua positividade. Ao toque de um telefone, que ao ser atendido libera a energia oriunda das guitarras de Felipe Taboada e Jonas Schlengman, Lenços Sujos é provavelmente a mais furiosa criação deste Equilibrium, pois, na maior parte temos um domínio dos vocais guturais de Willian Marchioro. Amanhecer nos mostra um solo crescente de guitarras de forma que o vocalista possa realizar seu duelo entre ira e melodia com bastante habilidade nesta faixa, que conta ainda com a participação de Dijjy Rodrigues ( do Ponto Nulo no Céu ) nos vocais.

    Mais uma vez o Prólogo deixa as guitarras traçarem o colérico caminho de suas intenções neste disco e Íris, a sétima faixa de Equilibrium mantém essa estrutura destacando um excelente trabalho instrumental de forma que o vocalista possa atuar com grande habilidade em mais outra letra bastante animadora. Mas, o que é mais interessante é a parte com dedilhados mais calmos e viajantes, que quebram a ferocidade do ritmo anterior te levando a refletir sobre seus versos.

    E em seguida, hora de reelevar os níveis de violência e dualidade com Espelho, pois, temos guitarras distorcidas, vocais guturais, uma pegada forte na bateria de  Lucas Taboada e trechos melodiosos junto a vocais limpos, enfatizando a característica Metalcore do quinteto. E aqui, o Prólogo também passa por momentos quase acústicos antes de retornar ao seu lado mais extremo. Com linhas de guitarras que passam muita harmonia, Refração, é vocalizada com um misto de vocais limpos e guturais aplicados nos pontos certos, e pela forma que a banda construiu suas partes instrumentais, ora bem fortes e ora mais melodiosas, reparamos que teremos uma intrigante canção.

    Para terminar o cd temos Bem Maior, que é iniciada em uma atmosfera bastante Progressiva, que é cantada com muito feeling por William Marchioro até que os repiques do baterista Lucas Taboada sejam colocados ante a toda a eletricidade vinda das guitarras de Felipe Taboada e Jonas Schlengman, sempre com muito carisma, entretanto, no seu decorrer o Prólogo retoma o andamento mais calmo e crava esta última música entre as melhores do cd, com uma letra que deveria ser um mantra entre a sociedade.

    E um detalhe muito importante: todas as letras de Equilibrium são dotadas de mensagens inspiradoras e que passam muita motivação a quem ouve. Se você é fã de nomes como Linkin Park, Architects, A Day To Remember e outros, aprecia um Metalcore que possua flertes com o Prog Metal deverá conhecer este álbum mais detalhadamente, que está disponível para download neste link, porém, com todo o capricho que o Prólogo fez na versão física, ela naturalmente se torna a mais indicada para se possuir.
Nota: 8,5.

Sites: http://www.prologomusic.com.br/, https://www.facebook.com/musicprologo,
http://www.youtube.com/user/prologomusic e http://www.soundcloud.com/prologomusic.

Por Fernando R. R. Júnior
Junho/2015

Voltar para Resenhas