Pleiades
Independente - 10 faixas - 2010

    Esta banda, formada em outubro de 2005 em Belo Horizonte/MG, realmente surpreende a cada notícia que é veiculada a seu respeito. Não bastava o fato de que na época de sua formação, era composta por crianças e adolescentes na faixa de 10 a 16 anos, um ano depois já estava abrindo um show do Deep Purple para mais de quatro mil pessoas.

     Já tocaram com o Sepultura, Paul Di’Anno, Stppenwolf, Nightwish, André Matos e Velhas Virgens e ainda ficaram em nono lugar em um concurso de bandas promovido pela BBC de Londres, concorrendo com mais de 1.000 grupos do mundo todo. Agora, em 2010, lançam este sensacional cd autointitulado.

    Hoje as crianças, além de crescerem, também evoluíram sobremaneira no quesito musicalidade, pois desde que tive o primeiro contato com a banda, em 2006, quando me enviaram o clipe da música “Mesmo Que Seja Normal”, que foi exibido na primeira edição do Programa Rocktime ( www.youtube.com/programarocktime ) até hoje ando acompanhando seus registros, inclusive o single Freedom, de 2007, que foi produzido pelo Claudio David, guitarrista do Overdose e Eletrika é uma música pegadora, ora cadenciada, ora rápida e que atinge a todos os gostos do rock pesado. Ainda bem que essa música está no presente cd, como bônus.

    A faixa de abertura do disco é a potente Fire Fire!, brilhantemente escolhida para essa missão, pois é rápida, com um refrão pegador e pesada na dose certa para cativar o ouvinte logo na primeira audição. Cabe aqui uma nota, pois eu estava esperando que o vocal da Cynthia estivesse mais para o gutural, como era no início da carreira, além do que ela tem como influência confessa a Angela Gossow, do Arch Enemy, entretanto, para minha grata surpresa, em todas as faixas seu vocal é limpo, porém forte e sempre muito bem postado. A rapidez e o virtuosismo do ainda jovem guitarrista André Mendonça é bastante audível, notadamente na segunda música Even If We Don’t Go.

    Uma pesada introdução do baixista Caio Porto para a faixa Nobody Buys Me Earings dá o compasso de uma música na qual o grupo demonstra que está totalmente aberto a experimentações, tanto nos vocais, como em seu instrumental, pois é uma música que destoa das demais, um metal industrial, com um bom refrão. Na próxima faixa, a pesadona I Blame!, o baterista André Bastos solta suas baquetas sem dó nem piedade para os vocais, quem diria, sensuais, da Cynthia Mara darem o tom. Os acordes da faixa In My Dreams são sensacionais, com solos memoráveis, fazendo a banda toda soar muito coesa, executando um hard rock oitentista que nos dá uma agradável sensação de “deja vu”.

    A música de número nove do registro é a que leva o nome da banda e do cd, tem um refrão que logo gruda e quando você menos espera está cantarolando “Pleiades - believe they’ll come, Pleiades – it’s time to return” no carro, no trabalho ou na caminhada matinal. A produção do disco ficou a cargo do experiente multi-intrumentista Gustavo (Gus) Monsanto ( Revolution Renaissanse, Takara, ex-Adagio, Angel Heart e Overdose ), que conseguiu extrair tudo que os músicos tinham de melhor para este registro.

    Cabe também ressaltar a bravura e perseverança do Francisco Penteado, que através da Arizza Produtora, acreditou nos jovens desde o início da carreira e deve estar sentindo-se orgulhoso neste momento em que eles conseguem lançar no mercado um registro com tamanha qualidade, que está exatamente de acordo com sua definição mitológica, na qual Pleiades são constelações originárias das filhas de Atlas e Pleione. A banda Pleiades é uma constelação de competência, raça e classe de seus jovens integrantes.
Nota: 9,5

 Track List:
1
- Fire Fire!
2
- Even If We Don’t Go
3
- Nobody Buys Me Earings
4
- I Blame!
5
- Before The Music Dies
6
- Insomnia
7
- Find The Same Way
8
- In My Dreams
9
- Pleiades
10
- Freedom (bonus track)

Site: www.pleiadesband.com

 

Por Jack Metal
Julho/2010

Voltar para Resenhas