Phantom - Psycho Minds
10 Faixas - MS Metal Records - 2015

   Com a proposta de executar o Heavy Metal de suas principais influências como Metallica, Ozzy Osbourne, Megadeth, entre outros, o Phantom foi criado na cidade de Curitiba/PR em 2009 com a intenção de elaborar suas próprias composições e assim, em junho de 2012, eles lançaram o seu primeiro EP, intitulado Where There’s Smoke, There’s Fire e realizaram alguns shows em Curitiba e em cidades da região, que ajudaram a divulgar a banda.

    Para o ano seguinte tiveram algumas modificações no line-up, mas foram trabalhando nas composições de seu primeiro álbum completo, o Pyscho Minds, que foi gravado por Madu e Victor França e teve seus processos de mixagem e a masterização assinados apenas por este último. O então line-up da banda era o seguinte: Rafael Valente nos vocais, Leandro Ramos na guitarra e backing vocals, Rafael Calmezini no baixo e backing vocals, sendo a bateria comandada por Iago Marcondes, que saiu e foi substituído por Gregory Raphael. A capa e encartes ficaram aos cuidados da Design Artworks, que representou muito bem o conceito lírico do cd.

    A instrumental Broadcast abre o cd Psycho Minds ao som de narrações de jornais de rádio e TV, que produzem o clima do conceito do álbum e logo em seguida trazem o Heavy Metal dos bons presente em Abduction, canção onde os riffs de guitarra estão muito bem versados e destacam o músico Leandro Ramos e também os vocais mais roucos de Rafael Valente em um andamento mais cadenciado, que naturalmente foi criado para que os solos de guitarra pudessem aparecer ainda mais e nos cativar logo de cara. Com um estilo mais envolvente, graças a sua exuberante parte inicial instrumental, Hard Like Steel entra disparando linhas cadenciadas, porém, se aceleram e nos expõem aos empolgantes vocais de Rafael Valente, que canta de uma forma um tanto agressiva. O Phantom criou nesta música trechos que te conectam a um clima onde perceberemos influências de Alice Cooper e Grave Digger tanto em suas melodias e quanto em seu andamento.

    Novamente tenho que enaltecer o brilho dos solos de guitarra de Leandro Ramos e também dos toques do baixo de Rafael Calmezini, que nos levam para as belas melodias de Freewill, que traz ares de balada e em seu decorrer, mas, recebe um crescente muito interessante, que culmina em criativos solos de guitarra até que seu contagiante refrão seja cantado mais uma vez. Para Kill´n´Run, o Phantom nos apresenta os dedilhados de Leandro Ramos junto a uma coesa harmonia, que dá lugar a um 'Heavão' cadenciado, que gosta-se na hora de sua primeira audição, isso, por conta de seu andamento e também pela forma de cantar cheia de garra de Rafael Valente. Essa quinta música de Psycho Minds foi banhada na fonte do N.W.O.B.H.M. como se pode notar durante seus solos de guitarra, que servem para destacar também uma vigorosa atuação do baixista Rafael Calmezini. Com mais um marcante princípio em suas primeiras notas, que cedem espaço à sonzeira Heavy Metal do quarteto, Warned continua o álbum te conclamando a acompanhar suas letras com o encarte nas mãos e a cantar junto ao vocalista este agressivo Heavy/Hard Rock ( a la Axl Rose ), cujos solos na guitarra exibem influências de nomes como Iron Maiden e Judas Priest.

    Em Traveller, o Phantom investe em uma composição mais melancólica com direito ao uso de teclados para ambientar os dedilhados e solos de guitarra, que revelam seus versos no ponto exato para te colocar em sintonia com a banda, que soube provocar aquela vontade de se cantar com eles e fechar os olhos quando os solos de guitarra dominam esta canção, que pende para um lado mais Southern Rock.

    Ainda no estilo sombrio que está presente no começo de algumas canções de Psycho Minds, Queen Of Darkness nos coloca ante a reluzentes dedilhados no violão, que se transformam em uma competente música te conecta a ela em sua primeira audição, seja pela forma emocionante de Rafael Valente cantar sua letra ou pelas dedicadas evoluções instrumentais a cada nota. Entretanto, o melhor ficou guardado para o trecho final, no exato instante em que eles aceleram o ritmo e aplicam suas linhas Heavy Metal modificando esta oitava faixa do cd para uma verdadeira sonzeira.

     Depois desta que pode ser considerada como a melhor de Psycho Minds, os  curitibanos prosseguem com a raivosa Agent Of Chaos, que também traz aquela linha de Alice Cooper em seus vocais, além de toda a aura Heavy Metal nos toques de baixo, bateria e guitarra. O encerramento deste vigoroso disco é nos dedilhados comoventes de Hope, que graças aos dedicados vocais te conduzem ao mergulho na melodia cadenciada e puramente Heavy Metal de seus fraseados de guitarra em um estilo que os fãs de Black Label Society sentirão reconfortados.

    Sempre recebo dos mais diferentes locais do Brasil álbuns que provam a qualidade do Heavy Metal no país, e com este Pyscho Minds, que foi lançado pela MS Metal Records temos mais uma amostra desta afirmação e neste caso, os curitibanos do Phantom souberam como trabalhar suas canções fundindo a modernidade atual com as boas ideias dos anos 80. Que a banda possa alçar voos maiores o quanto antes.
Nota: 9,5.

Sites:  http://www.phantomofficial.com/,
http://www.youtube.com/channel/UChJg1MVzBlQWazn1UAJvnFw
e https://www.facebook.com/pages/Phantom/380117888687376?tab=public&view.

Por Fernando R. R. Júnior
Novembro/2015

Voltar para Resenhas