Pétalas Insanas - Pétalas Insanas
10 faixas - Insanity Records - 2022
  

    As origens do Pétalas Insanas datam do ano de 2005, quando os amigos porto-alegrenses Mateus Insano ( baixo ), Guilherme "Guida" Cardoso ( vocais ), Israel Boca ( guitarra ) e Jailson "Veio" Dias ( bateria ), ainda no ensino médio decidiram montar uma banda de Hard'n'Heavy inspirada nas que eles costumavam ouvir.

    Entretanto, foi somente em 2010 que surgiram as primeiras composições e o primeiro show, sendo que no ano de 2013, eles iniciaram o processo de gravação do disco de estreia, que só foi concluído em 2022 superando todas as mudanças de formação e todas as dificuldades enfrentadas por uma banda independente no cenário Underground Brasileiro. Em 2015 comemoraram os 10 anos de sua criação e lançaram o single Hey Menina, que foi produzido por Sebastian Carsin no Estúdio Hurricane em Porto Alegre/RS.

    Firmes no projeto, o primeiro lyric vídeo foi para a música Velha Estrada e saiu em 2020 com produção do Estúdio Rudá Vidal Design e direção de Rudá Vidal, sendo que o vídeo de animação é uma referência a arte de Van Gogh e ao motociclismo.

    Finalmente em 2022, o Pétalas Insanas disponibilizou o seu primeiro e autointitulado álbum com dez canções, que foram gravadas, mixadas e masterizadas novamente no Estúdio Hurricane com o citado produtor Sebastian Carsin ( que foi convidado como guitarrista em três delas ). Paulo Peixeira, que esteve no Pétalas Insanas entre 2013 a 2017 foi o guitarrista em todas as faixas do cd e as demais participações comentarei no decorrer desta resenha.

    Na capa feita por Marcus Miller da Nause Image temos uma caveira Rock'n'Roll cheirando uma rosa em um fundo de uma cidade bastante caótica e o line up atual do Pétalas Insanas conta com Mateus Insano nos vocais e baixo e Jailson "Veio" Dias na bateria e backing vocals, porém, antes de aprofundar nas músicas do cd é importante citar a declaração de Mateus Insano, que disse o seguinte: "Foram dez anos desde o início do processo de gravação até o lançamento. Foi realmente uma luta e muitas vezes tive dúvidas se iríamos conseguir lançar esse disco. Tivemos mudanças de formação, problemas financeiros, além de fatos da vida pessoal que exigiram mais atenção. Mas agora o álbum está na praça e eu estou muito orgulhoso".

    Ao som de um motor de uma motocicleta sendo ligado e também de um ritmo pulsante, Velha Estrada abre o disco em uma pegada Hard'n'Heavy com base oitentista deveras envolvente, seja pela sua letra muito bem vocalizada ou pelos seus viciantes solos de guitarra, ou ainda, pela sequência inflamada no final. Para Garota da Noite, sente-se uma linha mais crua, que pelos toques de Mateus Insano no baixo percebi uma influência do saudoso Lemmy do Motörhead e a música também contém um fervoroso solo de guitarra, que além de vocais vigorosos é possuidora de um refrão de fácil memorização caminhando por temas como sexo e Rock'n'Roll.

    Em Instinto Animal, o Pétalas Insanas apresenta uma canção robusta e que é munida de uma linhagem Hard Rock acelerada e direta em um formato que tende a desabar no ouvinte toda a sua intensidade, que é expressa nos vocais e nos solos de guitarras. A quarta chama-se Rodar a Cidade e de início temos solos melodiosos, que amparam os vocais e o ritmo posterior feito pela banda, que são puramente voltados ao Hard'n'Heavy de pegada oitentista, onde destaco o seu refrão e também os seus solos de guitarra em uma letra que parece muito com o que acontece em nossos finais de semana ( e até um tanto romântica ). A citada Hey Menina é altamente contagiante e te captura imediatamente ( repare nos solos 'a la' Saxon em seu início ), isso se fortalece ainda mais nos vocais sarcásticos de Mateus Insano ou no ritmo cheio de eletricidade a cada momento da música, que deixam claro porque a sua escolha para o primeiro single da banda e também já coloco como a minha favorita até aqui, pois, é uma sonzeira de primeira, que tem a convidada Mariane Prestes nos backing vocals.

    Com linhas melódicas que remetem ao Iron Maiden em seu princípio, porém, depois caminham para um Hard'n'Heavy empolgado, Por Todos Nós traz as participações de Guilherme "Guida" Cardoso, Gabriel Wanner e Leandro Pereira nos backing vocals do refrão. E vale dizer que a letra de Por Todos Nós é um retrato fiel do que nós fãs de Rock e Heavy Metal pensamos e também enfrentamos diariamente, vide o preconceito que existe na sociedade tradicional conosco e com o nosso estilo de vida deixando claro em sua vibração o mantra que nós, headbangers, sempre vamos perseverar. Outro ponto que deve ser enfatizado são os reluzentes solos de guitarra feitos pelo convidado e produtor Sebastian Carsin.

    Com a clara intenção de incendiar o ambiente com seus frenéticos solos de guitarras e com as suas linhas de vocais, A Besta marca sétima do cd e mantém adrenalina em alta através de uma letra consideravelmente crítica e certeira ( se você  interpretá-la corretamente ). O Rock'n'Roll animado presente em Por Prazer traz o convidado Luciano Lee Wills no piano levando uma roupagem calorosa ao andamento intenso e cru feito pelos demais nesta formidável música. Ouvidos nas guitarras e no seu padrão Boogie Woogie bastante pesado.

    Apresentando um começo mais elaborado, A Noite é a penúltima do debut do Pétalas Insanas e sabiamente eles enviaram uma canção repleta de voltagem e de variações em seu ritmo que a deixam totalmente desafiadora e admirável para os fãs de Hard'n'Heavy com letra notadamente descompromissada bem anos 80, que te intima cantá-la. O álbum fecha com Vai Garoto, que traz mais uma participação de Sebastian Carsin na guitarra e o resultado é um Heavy Metal cadenciado e encorpado, que ficamos atentamente ligados tanto na sua letra quanto no seu estilo carregado, que é claramente influenciado e moldado pelo Motörhead.

    Excelente conquista e estreia em disco do Pétalas Insanas neste cd, que é dinâmico, forte e pulsante em cada um dos seus minutos e dotado Hard Rock, Heavy Metal e Rock'n'Roll na medida certa em letras bem pensadas e divertidas na nossa língua portuguesa. Demorou é bem verdade, mas, os gaúchos do Pétalas Insanas acertaram em cheio neste primeiro registro que foi lapidado com cuidado como um diamante, tanto que não é demais eu repetir algo que sempre enfatizo nos meus textos: trate de conhecer este álbum o quanto antes.
Nota: 9,0.

Por Fernando R. R. Júnior
Fevereiro/2023

Site: http://insanityrecords.com.br/cast/petalasinsanas/.
Instagram: https://www.instagram.com/petalasinsanas/.
Twitter: https://twitter.com/petalasinsanas.
 
Facebook: https://www.facebook.com/petalasinsanas.           
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCMMqjCOYti8u_qZgjaMsf0Q.  

 

Voltar para Resenhas