Perpetual Dream - The Eternal Riddle
10 Faixas -
RVB Records - 2010

   Esta banda, formada em 2000 na cidade catarinense de Blumenau/SC, nos apresenta este seu terceiro lançamento, em comemoração ao aniversário de 10 anos de estrada. Tendo como influências os mais diversos artistas do Heavy Metal, no cd, a impressão que eu tive é que eles fazem um Hard Rock pesadão, ou um Heavy Metal cadenciado, ou seja, é difícil rotular o som da banda sem utilizar o termo hard metal.

    Atualmente, boa parte dos lançamentos, em virtude da grande experimentação, necessitam de mais de uma audição para serem absorvidos, como é o caso do novo disco do Iron Maiden ( The Final Frontier ), entretanto, no caso deste The Eternal Riddle, eu confesso que achei o disco excelente logo na primeira audição e olhe, que essa foi a primeira de uma razoável sequencia, pois quando coloquei a “bolachinha”  para rolar no som do meu carro, demorei vários dias para tirá-lo.

    O disco, ao longo de seus pouco mais de 45 minutos distribuídos elegantemente em dez faixas nos apresenta uma banda coesa, com instrumentistas maduros e centrados, com uma temática focada na busca do homem pela força interior e autoconhecimento. A música de abertura, Hotter Than Fire, é um hardão de primeira grandeza, com uma intro que nos lembra o Deep Purple, vocais muito bem encaixados, um refrão estupendo e rápida na velocidade exata para bater cabeça e se divertir. O som seguinte, Broken Mirrors, também é digno de nota pela expressiva harmonia entre instrumental e vocal. Altamente contagiante.

    Para não comentar todas as músicas ( mesmo que isso seja a minha vontade ) achei por bem colocar apenas alguns destaques, como é o caso da faixa cinco, Devil Woman, que é uma música praticamente perfeita para os apreciadores do gênero, lembrando as grandes bandas de Hard Rock dos anos 80, numa pegada matadora, com solos de guitarra fantásticos e variações de ritmos que causam uma agradável surpresa.

    A balada Hold On poderia, sem sombra de dúvida, fazer parte da programação de qualquer rádio que se comprometa a tocar músicas de qualidade, pois tem uma aura de sobriedade que resulta numa música que não deixa nada a desejar a consagrados artistas internacionais, tais como KISS, Genesis ou Guns’N Roses. A excelente faixa de encerramento Shine Your Pride - Part 2, ao longo de seus 6:33 minutos é também um destaque, pois denota toda a versatilidade dos músicos, com forte ênfase aos teclados.

    A banda é formada por Eduardo D´Avila - voz, Deny Rodrigo Bonfante - guitarra, Jan Findeiss - teclados, Chris Link - baixo e Fabio Passold - bateria, sendo que a produção do registro ficou a cargo do exímio guitarrista Deny Bonfante em parceria com a própria banda e a arte gráfica foi desenvolvida pelo fotógrafo e designer Makila Crowley, que já trabalhou com Scorpions, Gamma Ray e Richie Kotzen. Eu credencio este disco como sério candidato a melhor lançamento do ano. Vamos aguardar para conferir.

    Em tempo: a banda lançou um clipe para a música Push, extraída de seu álbum de 2005, denominado Arena, com uma produção de Lorenzo Bonicontro e que já está na pauta para exibição no Programa Rocktime, que você pode conferir em: www.youtube.com/watch?v=JTDQzlQUNcc

Site: www.perpetualdreams.net

Por Jack Metal
Setembro/2010

Voltar para Resenhas