Patrick Pedroso - Labyrinth
 11 Faixas - Independente - 2015

    O guitarrista Patrick Pedroso nascido em Joaçaba/SC teve seu primeiro contato com a um instrumento musical aos 15 anos e daí para diante começou a tocar covers de Metallica, Pantera, Sepultura, Slayer e Megadeth no violão. Depois, para se aprofundar nos conhecimentos das seis cordas ( incluindo a guitarra elétrica ) foi um pulo e aos 18 já estava dando aulas para alguns amigos.

    Na lista de suas influências principais para tocar guitarra estão os nomes de Steve Vai, Joe Satriani, Tony Macalpine, Edu Ardanuy, Kiko Loureiro e Marcelo Barbosa. Antes de se dedicar a sua carreira solo, Patrick Pedroso participou por um tempo da banda de Heavy Metal Warfield e assim que saiu, começou desde 2014 a preparar o seu primeiro álbum instrumental, que foi lançando em 2015 e intitulado como Labyrinth.

    As gravações de Labyrinth foram realizadas em três estúdios diferentes, sendo que cada um registrou uma parte, pois, a bateria foi no Silent Music em Curitiba/PR, a guitarra e o baixo no CMC Estúdio em Chapecó/SC, o  violão e os teclados no Studio B em Joaçaba/SC. Já a produção é de Patrick Pedroso e Marcos Janowitz e com processos de mixagem e masterização feitos por Karin Serri no Silent Music em Curitiba/PR. Para a capa temos uma foto guitarrista trabalhada pelo sempre competente João Duarte da J. Duarte Design. Além de Patrick Pedroso nas guitarras, destaco também as participações de Marcos Janowitz na guitarra, Jaison Danielli no violão, Karim Serri na guitarra solo, Anghelo Rodrigues nos teclados e Jarlisson Jaty na bateria.

    A abertura de Labyrinth acontece com a climática e Progressiva New Ways, que serve de introdução para a acelerada Rage Of The Storm, que caminha por melodias e solos de guitarras voltados a uma linhagem mais Power Metal, onde destaca-se a técnica de Patrick Pedroso, que mais ao final aplica solos com muita dramaticidade. De estilo mais robusto, Only Ashes é mais direcionada ao Heavy Metal Tradicional com pegadas influenciadas por Joe Satriani. Em Revolution, Patrick Pedroso deixa sua guitarra fluir em longos e habilidosos solos em um andamento mais Heavy Metal, que fica mais impactante quando recebemos os momentos melódicos com dedilhados, além de nos mostrar significativas evoluções.

    A sensibilizante balada de guitarra New Days é a quinta de Labyrinth e nesta o guitarrista sola fundo em uma base excelente e nos convida para viajar com sua atuação. Interessante de se mencionar também é a guinada mais pesada que é feita no meio da música até encontrar sua bela melodia novamente.

    Mais animada e mais rápida em seu ritmo, Some Creations te conquista facilmente por conta de seus riffs positivos, que aumentam sua força em seu decorrer e contam com efeitos surpreendentes, onde Patrick Pedroso demonstra seu talento com o instrumento se aproximando de um Prog Metal.

    Na seguinte, o guitarrista nos conduz para uma canção mais Hard Rock com The New World Is Born, que passa por empolgantes momentos cadenciados, além de toda habilidade em cada sequencia de notas. A tranquila Inspiration e seus longos solos, mais lentos e  devidamente viajantes são um convite para se fechar os olhos e liberar a mente direcionando-a para outro lugar ( melhor que nosso mundo ), ainda mais com as linda intervenções do tecladista Anghelo Rodrigues.

    Nos dedilhados de violão, Patrick Pedroso nos mostra outra composição marcante com Visions Of Time, que se torna um Heavy Metal Melódico veloz e até inesperado, porém, com muita qualidade. Com ares mais eruditos, provavelmente inspirados por Yngwie J. Malsmteen, Sounds Of Mind é uma excelente alquimia entre o mundo do Heavy Metal e o Clássico em uma fusão realizada com a enorme capacidade do guitarrista. No final de Labyrinth temos um ambiente mais sinfônico e épico na faixa Freedom, que encerra em singelos dedilhados de violão.

    Patrick Pedroso se junta com Labyrinth ao formidável time brasileiro de grandes guitarristas que lançaram seus álbuns instrumentais, onde passam sua virtuose nas seis cordas ( ou mais ) sem que suas canções se tornem maçantes ou uma aula interminável de técnica. Para quem é acostumado com álbuns assim, saibam que temos um admirável trabalho aqui e que dentro em breve será lançado mais outro, pois, o guitarrista já está compondo novas músicas para seu segundo cd solo.
Nota: 9,0.

Sites: http://patrickpedroso.com.br/, https://www.facebook.com/patrickpedrosogt/?fref=ts,
 https://www.youtube.com/channel/UC5R1qQTRZCHqBW7HbOBspAg e
https://soundcloud.com/patrick-pedroso.

Por Fernando R. R. Júnior
Fevereiro/2017

Voltar para Resenhas