Panzer - Honor
12 faixas - Shinigami Records - 2013

    E 2013 marcou o retorno de um dos grandes nomes do Thrash Metal brasileiro: o Panzer. A banda surgiu em São Paulo/SP no ano de 1992 e teve um período de duração até 2002, se desfazendo por conta de problemas internos e entrando em seguida em um hiato de 10 anos. Na primeira década de atividades, o Panzer agitou bastante a cena paulistana com muitos shows baseados em músicas dos  álbuns Inside ( 1999 ) e The Strongest ( 2001 ), e participou também de coletâneas como Electrical Tribes ( 1996 ) e The Loudest Times ( 1999 ), que renderam à banda o título de "Máquina Thrash" pela revista Roadie Crew.

    Em 2012, colocaram a máquina em funcionamento novamente com o single Rising, que recebeu um clipe produzido pela Metal Works e também o EP Brazilian Threat, mas foi somente em 2013 que Rafael Pereira nos vocais, André Pars na guitarra, Rafael DM no baixo e o mentor Edson Graseffi na bateria colocaram suas divisões de ataque com o álbum Honor, o terceiro álbum de inéditas, que foi lançado pela gravadora Shinigami Records. Suas gravações aconteceram entre maio e agosto de 2013 com produção e mixagem de Henrique Baboom, entretanto a masterização é de Alessandro Kbral e foi realizada no Toque Final Studio.

    The Morning After abre o cd com diálogos que mostram um pedido de ajuda no rádio e então Rafael Pereira dá vida - junto com a forte parte instrumental - à primeira unidade de combate de Honor: a cadenciada The Last Man On Earth e aí já te convido a reparar nos solos de guitarra feitos por André Pars e os excelentes toques realizados pelo baixista Rafael DM e o massacre nos bumbos feitos pelo baterista Edson Graseffi. Em Heretic, o Panzer ataca com uma pesada faixa, cujos vocais estão agressivos e a parte instrumental recebe diversas mudanças de andamento, que surpreendem e cativam o ouvinte em um Thrash vigoroso e com pés fincados nos 80. Para Intruders, o quarteto preparou uma faixa agressiva, cadenciada e com a guitarra embasando o andamento, que em seu decorrer recebe mais velocidade e melodia se tornando a melhor composição até aqui.

    Com um ritmo inicial que veio para dinamitar nossa mente, Rising 'consolida sua cabeça de ponte' na hora e certamente irá te fazer querer 'bangear' pela combinação perfeita de sua velocidade com sua energia intensa. O vocalista Silvano Aguilera do Woslom foi convidado para enriquecer ainda mais a seguinte - que é Savior - ao dividir os vocais com Rafael Pereira. Se sua ótima atuação não fosse suficiente, o guitarrista André Pars realizou um excelente solo que só não é melhor que o final incansável cravado pelo baterista Edson Graseffi. E a linha adotada nesta exibe influências de Black Label Society.

       Em I Wanna Make You Pay, o Panzer exibe um ritmo acelerado com vocais raivosos, que prosseguem o cd e te mostram que soco na cara que a banda te dá com esta curta, mas, certeira composição. Depois com Burden Of Proof, o quarteto segue firme e forte com seu estilo de tocar direto, sem parar e de vocais coléricos como muitos os 'thrashers' dos anos 80, porém, sempre desfrutando de muita técnica a cada nota. Mais uma vez, André Pars aplica uma bela quantidade de solos e o refrão cantado por Rafael Pereira acabará seguramente entrando em sua cabeça pelo potencial que possui.   

    Com riffs de guitarra surgindo ao fundo temos a cadenciada Victim Of Choices, que encontramos linhas de Thrash Metal daqueles que são ditos mais modernos ( que agregam elementos de outros estilos ) e não tão oitentistas como os anteriores. Porém, quero que note nesta nona canção o momento em que eles realizam uma virada no andamento, aí meu amigo(a), somos expostos muita agressividade nos vocais, muitos solos de guitarra matadores, baixo e com a bateria dotada do vigor necessário para tornar esta música em um dos melhores momentos de Honor.

    Com tons apocalípticos Hastening To Death exibe seu ritmo cadenciado em uma base instrumental fortificada para que Rafael Pereira possa vocalizar seus versos com as devidas doses de fúria. Porém, não é só de cadência que vive esta música, em alguns trechos eles modificam para uma linha aniquiladora, ponto para a banda. Mind´s Slavery é crua e caótica, mas sempre agressiva seja nos vocais ou na trinca baixo, bateria e guitarra. A última de Honor é Alma Escancarada, uma porrada sonora quase Punk cantada em português. Entretanto, os solos de guitarra a fazem se tornar um 'Thrashão' matador, que termina com um trecho de War Pigs do Black Sabbath em uma ótima homenagem à histórica banda criadora do Heavy Metal e com participação do baixista e produtor Henrique Baboom.

    Com a tropa reunida novamente, um novo e bom trabalho nas mãos, o Panzer retornará ao seu lugar no Thrash Metal Brasileiro com as devidas glórias, com a devida honra. O tanque de guerra Thrash Metal está pronto para que muitos fãs 'bangeiem' com freneticamente seja em casa ou nos shows. Então se você não aguentar esperar por ver a banda ao vivo tocando as músicas deste cd... sugiro que inclua Honor em sua coleção o quanto antes. 
Nota: 8,5.

Sites: http://www.panzermetal.com.br, https://www.facebook.com/panzermetal,
http://www.metalmedia.com.br/panzer,http://www.myspace.com/panzerbr
e http://www.youtube.com/user/panzerbrazilianmetal

Por Fernando R. R. Júnior
Janeiro/2014

Voltar para Resenhas