Pagan Throne - The Way To The Northern Gates
 7 Faixas - Independente - 2010

    A horda carioca de Pagan Black Metal teve sua origem em 1998 na cidade do Rio de Janeiro/RJ com o nome de Bloodthiirsty, mudado em 2004 para Pagan Throne e em pouco tempo lançaram o EP Pagan Thorne em 2003 e o single Northern Forests em 2006.

    Após alguns anos percorrendo as árduas trilhas do underground, o então trio Rodrigo Garm nos vocais, Gorgoth na guitarra e baixo e Alexander Daemortiis na bateria realizaram as gravações e a produção de The Way To The Northern Gates, cuja mixagem e masterização são assinadas por Cal Galvão e Eddie Torres, sendo que este último também colaborou com os efeitos nos sintetizadores que ouvimos no cd. O estúdio escolhido pela banda foi o Freezer Studio localizado na capital carioca. A capa que mostra um guerreiro em uma gélida paisagem é de autoria de Andréher Design e combinou a temática envolvida.

    A curta instrumental For The Battle abre o EP de uma forma sinistra e ao mesmo tempo épica com efeitos de teclados que te levam a imaginar uma paisagem fria antes de uma batalha, que se inicia no instante que Black Hordes aparece com seu ritmo pesadíssimo de baixo-guitarra-bateria, que está muito bem gravado, e assim possamos ser levados aos urros furiosos de Rodrigo Garm. O que é um importante destaque nesta canção são as alternações que percebemos, pois temos trechos esmagadores e outros mais cadenciados, ambos muito bem conduzidos pela banda. Depois temos Course Of The Old Domain, que começa com alguns toques de sinos e um andamento cadenciado, que é vociferado com a devida cólera entre 'triggers' e pedais duplos golpeados com firmeza por Daemortiis juntos a muitos ferozes solos de guitarras de Gorgoth criando evoluções que agradam os fãs de Metal Extremo.

    O 'clima sanguinário de guerra' prossegue com os efeitos que passam linhas caóticas, que notamos em March Of The Tyrants, a curta introdução para a destruidora Ritual, que é cantada em português em guturais matadores em um andamento violento da trinca bateria-baixo-guitarra, que nos surpreende ao receber viradas mais cadenciadas com uso de teclados confirmando assim, a capacidade que o Pagan Throne possui neste estilo, nesta que considero com a melhor deste The Way To The Northern Gates.

    Para Countess Of Night, os cariocas atacam com uma encorpada composição dotada de ótimos riffs de guitarra, que inicialmente marcam o andamento mais cadenciado e raivoso desta sexta faixa do EP, porém eles sabem como adicionar mais rapidez na hora certa e elevar sua fúria, seja em seus guturais ou na sua parte instrumental, como por exemplo durante o longo solo distorcido de Gorgoth.

    Encerrando este violento artefato temos a longa Northern Forests, que mantém o grau de raiva em seus vocais guturais, entretanto, novamente em linhas cadenciadas, que ficam mais pesadas em seu decorrer e o Pagan Throne nos surpreende com um macabro trecho viajante, onde nota-se uma sequencia muito boa feita pelo baterista Daemortiis combinada com solos de Gorgoth na guitarra e Eddie Torres nos teclados, que culmina num momento violento. Resumindo: a banda se superou nesta faixa.

    The Way To The Northern Gates deu vida ao sonhado debut de uma horda extrema brasileira, que pode se igualar rapidamente aos melhores nomes do Pagan Black Metal que temos lá fora, conforme pude comprovar ao vivo neste início de 2014 no Valhalla Metal Fest em Itapira/SP ( confira matéria ). Se ficou curioso(a), visite o blog da banda e baixe o álbum gratuitamente.
Nota: 9,0.

Sites: http://paganthrone.blogspot.com, http://www.myspace.com/paganthrone
e paganthrone@hotmail.com.

 Por Fernando R. R. Júnior
Maio/2014

Voltar para Resenhas