Ozone - Lost and Rare Tracks
16 Faixas - Classic Metal Records - 2023

    A série Memórias Metálicas da Classic Metal Records apresentou uma das bandas pioneiras no Hard Rock lideradas por mulheres no Brasil com o resgate de dois EP's, gravações raras e músicas inéditas das paulistanas do Ozone. Nas páginas do encarte do cd temos a biografia, muitas fotos e as formações que sempre gostamos de olhar, sendo que todas estão compiladas com muito cuidado pela gravadora. Na capa, as três principais integrantes exibidas em uma folha de papel envelhecida. 

     No início de 1985, Pat na bateria, Paula nos vocais, Alexandre ( Alê ) no baixo e a dupla Tchello e Kadoo nas guitarras formaram o Ozone com o nome e o logo da banda sendo criado pelo Kadoo. Para valer mesmo, a banda só começou suas atividades após a Pat conhecer a Yasmin no centro de São Paulo/SP na histórica Woodstock Discos e as duas tiveram afinidades imediatas, afinal, ambas eram fãs de Joan Jett e The Runaways.

    Assim, elas iniciaram os ensaios e decidiram que as composições da Ozone seriam todas em inglês. O primeiro show foi na Escola Estadual Professor Antônio Firmino de Proença e depois desse, elas apresentaram em outros colégios da capital paulista. Entre 1987 e 1988 realizaram shows na Praça do Rock, no Teatro Mambembe e no Black Jack Rock Bar, além de abertura para o Platina e para o Harppia.

    Como acontece em todas as bandas, elas tiveram desavenças e mudanças na formação levando a pararem entre os anos de 1990 e 1992. Quando retornaram em 1992 com Paula Wolff nos vocais e baixo, Pat "Fox" Carr na bateria e vocais, Yasmin Yander na guitarra e backing vocals e Drika Elf na guitarra e backing vocals ( sim... elas usaram sempre pseudônimos ), o EP Hard To Resist com três músicas foi gravado logo em 1993 no Estúdio P.A. na Vila Madalena em São Paulo/SP. O segundo EP não tardou a sair e foi nomeado como But We're Got The Biggest Balls One Them All, que foi gravado em 1994 no Estúdio Anonimato em São Paulo/SP.

    Este segundo EP rendeu para elas uma matéria no Programa Antes da MTV com Zeca Camargo e uma participação no Programa Livre de Serginho Groissman da rede de televisão SBT. Todavia, após o lançamento deste But We're Got The Biggest Balls One Them All ( que tal qual o primeiro, foi muito bem recebido nas revistas de Rock da época ), a vocalista e baixista Paula foi para a Suécia e após o show no Victoria Pub e o pocket show na Expomusic ( com outra formação ), Pat e Yasmin encerraram de vez a Ozone. Entretanto, a partir de agora contarei mais sobre as dezesseis músicas deste Lost and Rare Tracks.

    As três músicas do EP Hard To Resist de 1993 abrem o cd e a primeira delas é a Everyone Is A Sinner, que traz a pegada Hard Rock das garotas a la AC/DC com garra e empolgação na parte instrumental e vocais na linha da Joan Jett em uma música que é facílima de se tornar fã. A eletricidade da canção que dá nome ao EP, a Hard To Resist é a segunda e temos uma Hard Rock pesado e bastante festivo de ótimos solos de guitarras destacando os vocais de Paula Wolff. Fechando o EP Hard To Resist, Money For Love confirma que o Ozone estava no caminho certo em sua carreira, sendo que aqui percebemos a voltagem contida em seus solos de guitarras feitos por Yasmin Yander e Drika Elf e também nos vibrantes vocais de Paula Wolff, cujo refrão é um convite para se cantar junto.

    Chegando ao segundo EP, o But We've Got The Biggest Balls Of Them All de 1994, elas apresentaram a Basic Instinct com uma carga pesadaça na bateria tocada por Pat "Fox" Carr, além de solos distorcidos e várias repetições de seu título que fixam-no na nossa cabeça.

    A balada Hard Black Moon Lilith deixa claro que as moças Ozone tinham habilidade mesmo, pois, foram exibidos os elementos necessários para agradar os fãs do estilo, tais como: vocais em coro, solos longos de guitarras, bateria pulsante e um ótimo refrão. E o inflamável Hard Rock Lover Angels marca a última de But We've Got The Biggest Balls Of Them All, que pelas evoluções em seu andamento, seus vocais firmes, suas viradas na bateria e os seus riffs envolventes de guitarras entende-se porque elas obtiveram uma ótima recepção também deste EP.

    Como bônus temos duas canções, a primeira foi a Furious Waves ( Live Rock na Sé 1985 ), que foi gravada ao vivo no dia 08 de novembro de 1985 no Live Rock na Sé em São Paulo/SP e esta primeira composição do Ozone era mais Heavy Metal, a banda sabia o que fazia e mesmo com a qualidade de gravação mais crua temos outra ótima música. Já o segundo bônus é a instrumental Lorem Audium, que provavelmente é oriunda de um ensaio e que dá para reparar que se fosse mais trabalhada e contivesse uma letra seria uma bela canção.

    De agora para o final deste Lost and Rare Tracks temos oito composições extraídas de ensaios do Ozone em 1992, tanto que o seu nome é Rehearsal Tape 1992 e a primeira dele é a Everyone Is A Sinner, que exibe uma qualidade menor que a versão do EP Hard To Resist, todavia pudemos vislumbrar como a música é boa mesmo neste estado embrionário. Depois entra em cena a encorpada e cadenciada Mama Needn’t Know com seus bons riffs de guitarras, que também conquistarão os ouvintes com facilidade. O bacana em conferir versões de ensaio é ver como a música fica melhor quando é gravada em um estúdio e com um produtor e isso fica explícito em Hard To Resist, que também pode-se observar como já tinha um potencial nesta forma ainda não definitiva.

    A décima segunda do cd é uma de suas raridades ( assim como a Mama Needn’t Know ) porque Hot Lips tem um estilo despojado em alguns pontos e repleto de energia em outros. Para Killer Passion temos uma balada Hard que acredito que tenha sido inspirada pelo KISS e que apresenta vocalizações em coro feitas com muita dedicação pela banda. Better Forget It é mais cadenciada e mostra que foi bem construída por elas através de certeiros solos de guitarras enquanto que Boys Are Toys trata-se daquele Hard Rock contagiante que se foi tocado nos shows da Ozone, certamente, que o público gostou, agitou e aplaudiu bastante ao seu término. Finalizando este Lost and Rare Tracks temos a adrenalina presente no Hard'n'Heavy Furious Waves, que de certa forma retorna aonde tudo começou para a Ozone.

    A cada disco que recebo da Classic Metal Records para resenhar aqui no Rock On Stage que é pertencente à série Memórias Metálicas fico contente e ao mesmo tempo impressionado com as pérolas perdidas do Hard, Heavy, Thrash, enfim, do Heavy Metal Nacional como um todo e me questiono em como existiram tantas bandas boas que poderiam e mereciam terem feito sucesso.

    No caso das mulheres do Ozone, elas poderiam terem sido as nossas The Runaways, talvez esteja exagerando, mas, a verdade é que... seja nos dois EP's ou nas músicas da fita do ensaio que estão presentes neste Lost and Rare Tracks, temos criações de qualidade que  devem serem encontradas pelos admiradores(as), pesquisadores(as) e pelos fãs de Heavy Metal Brasileiro que ainda não conheciam a Ozone e seu sempre intenso Hard Rock.

    E fica a pergunta até onde a Ozone poderia ter chegado se tivessem lançado o sempre muito aguardado debut cd registrando muitas dessas músicas com a devida produção e também se uma gravadora tivesse investido nelas no momento certo?
Nota: 8,5.

Por Fernando R. R. Júnior
Março/2024

 

Voltar para Resenhas