Outmask - A Kind Of Being
8 Faixas - MS Metal Records - 2016

    O Outmask teve suas atividades iniciadas no segundo semestre de 2011 em Aracaju/SE e começou a trabalhar em letras que refletem sentimentos humanos, onde abordam conflitos referentes a consciência humana ( ou falta de ) em um mundo dominado por dogmas e ideologias levando a reflexão da vida e a sua importância.

    Seus integrantes são Enaldo de Paula ( Ed Paul ) nos vocais, Daniel Faria ( Samson ) na guitarra, Marcel Freitas ( Metal ) no baixo, Omar de Paula ( M.A.R.S. ) nos teclados e Diego Vieira ( Neville ) na bateria, que disponibilizaram o primeiro lançamento intitulado A Kind Of Being em 2016, cuja produção é dá própria banda e os processos de engenharia e mixagem de som são assinados por Andrey Menezes. A masterização foi realizada no Van Studio e as gravações no Burn Studio, localizado em Aracaju/SE. Já a capa desenhada por Christian e Vivian Dutra que mostra um criatura alienígena e com expressões bravas.

    Nas oito faixas de A Kind Of Being vamos encontrar uma sonoridade voltada ao Prog Metal e os músicos são influenciados por grandes nomes da história, como são os casos de Led Zeppelin, Pink Floyd, Black Sabbath, Iron Maiden, além de Anathema, Dream Theater, Emperor e Morbid Angel.

    A longa Awakening abre A Kind Of Being em seus mais de oito minutos de duração nos toques dos teclados feitos por Omar de Paula ( M.A.R.S. ) criando um ambiente Prog Metal crescente e envolvente nas linhas feitas pelo baixista Marcel Freitas ( Metal ) e do guitarrista Daniel Faria ( Samson ), que trazem as vocalizações com muito sentimento expressado por Enaldo de Paula ( Ed Paul ) propiciando uma expectativa consideravelmente positiva para esta primeira faixa, que vai ganhando sua complexidade e também suas viagens à maneira que seus minutos passam até terminarem formidavelmente. Mesmo sendo uma obra ficcional, a mensagem desta segunda canção repetida várias vezes ( você está em um mundo feito de mentiras ) é perfeitamente conectada com o nosso cotidiano e a forma mais serena e viajante escolhida pelo Outmask em Contact cativa o ouvinte através de suas vocalizações amenas, seus longos solos de guitarra e seus eficientes solos de teclados em uma harmonia e integração muito boa do quinteto. Em Blindness, eles seguem mesclando vocais calmos com suas ótimas melodias com partes progressivas e muito mais energia em que destaco a atuação do baixista Marcel Freitas ( Metal ).

    Sempre com um ritmo gostoso de se ouvir, o Outmask apresenta na sequencia Numb, caprichando em sua atuação produzindo uma composição para cair no gosto dos apreciadores do estilo em que teclados, bateria, baixo e guitarra estão exalando tranquilas atmosferas para que a voz de Enaldo de Paula ( Ed Paul ) aumente seu fascínio e o prazer em sua audição. O peso de Wilting notadamente percebido nos seus solos de guitarra e nos seus toques de bateria marca a quinta de A King Of Being e pode-se observar também várias camadas sonoras feitas com primor pelo Outmask na mais Prog Metal do cd até aqui em que suas vocalizações estão passando muito feeling a cada verso cantado por Enaldo de Paula ( Ed Paul ), além é claro de belíssimas e pesadas viagens instrumentais com ênfase nos solos de guitarras. Depois é a vez da consideravelmente tranquila Unformed em que a banda se supera com uma música formosa e convidativa para se ouvir de olhos fechados despertando a clara intenção de se imergir profundamente em suas admiráveis viagens cheias de deliciosas variações, que se finalizam brilhantemente.

    Os dedilhados de Divinity logo no seu início chamam a atenção, porém, pouco depois a canção recebe uma saborosa melodia dos demais instrumentos, que já exalam a excelente criação que o Outmask nos exibe nesta sétima de A King Of Being, pois, os vocais de Enaldo de Paula ( Ed Paul ) se elevam a cada solicitação pedida pela parte instrumental, que aqui é sensivelmente variada e impactante, até por conta de seu lado Heavy Metal, que fica evidente graças a um crescente dotado de linhas oitentistas, sendo que posteriormente, eles acalmam o andamento e os vocais retornam para um final de muita emoção.

    Para encerrar o cd, o Outmask nos colocou diante da reflexiva Reset Summer, que é guiada em seus solos de guitarra feitos por Daniel Faria ( Samson ) até que Enaldo de Paula ( Ed Paul ) comece a cantar seus versos depositando muita dedicação a cada um deles em um estilo mais intimista sustentado em uma linhagem instrumental dotada de muitas ótimas viagens.

    A King Of Being do Outmask é um álbum mais voltado ao Rock Progressivo que o Heavy Metal e é uma excelente surpresa deste quinteto da capital do estado de Sergipe, Aracaju, onde tenho o orgulho de dizer que os fãs de um disco elaborado com eficácia a cada um de seus quarenta e oito minutos devem ficarem atentos. Já registro o desafio em nos proporcionarem mais álbuns como este, afinal, a estreia ficou devidamente marcante e será importante também que o Outmask consiga as oportunidades de exibirem estas músicas ao vivo, os fãs de Prog Metal agradecerão bastante.
Nota: 9,5.

Por Fernando R. R. Júnior
Abril/2019

Facebook: https://www.facebook.com/outmaskofficial/  
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCjAN75lEne2wnSvqZn3FWHw 
Twitter: http://www.twitter.com/OutmaskOfficial
Soundcloud: http://www.soundcloud.com/outmask-band 

 

Voltar para Resenhas