Nowrong - Prognostic Of A New Disaster
13 Faixas - Shinigami Records - 2014

    O Nowrong é uma banda da cidade de Osasco/SP cuja origem data de 2010, e como acontece muitas vezes... com a reunião de amigos que tinham a intenção de se divertirem, entretanto, o tempo passa e a banda fica mais séria e Dio Madlock nos vocais e guitarra, Rafael Bread na guitarra e backing vocals, John Wolf no baixo e  Arth Castro na bateria lançaram dois EP´s, o primeiro em 2012, com o título de Nothing To Say, e o segundo NoWrong em 2013, ambos de forma independente.

    Com a maturidade que estes EP´s trouxeram a banda, o quarteto deu inicio às composições do seu debut intitulado Prognostic Of A New Disaster foi lançado em 2014 e suas gravações aconteceram no Lau Studio ( Conspiração Records ) em Osasco/SP com mixagem e masterização de Lau Andrade e capa de Jean Michel ( Designation Artwork ).

    Os dedilhados calmos no violão hodierno da faixa Intro abrem o cd e passam uma aura triste, porém sombria, que caminham para Proletarian Psycho Violence, música que o Nowrong mostra sua cara com um Heavy/Thrash Metal rápido, de vocais agressivos e bem tocado por seus integrantes, aliás, nota-se que a banda soube como aplicar solos envolventes de guitarras, que serão um deleite para os fãs do Megadeth. Depois, com linhas aceleradas de guitarras e uma base cativante de baixo e bateria, temos Discourse Of The Wicked, uma caótica e intensa canção que apresenta evoluções que irão agradar durante os 'hostis' vocais de Dio Madlock, tanto que te convido para ouvir e reparar em seus ótimos solos galopantes de guitarras, comprovando o ótimo entrosamento de Rafael Bread com Dio Madlock, esta é daquelas que se curte na hora. Para End Of Question, o Nowrong preparou um começo nervoso na parte instrumental, que cede espaço para que o vocalista cante de uma forma muito agressiva. E a categoria que o quarteto realizou nesta composição nos faz gostar dela logo em sua primeira audição, seja pela 'rifflerama' que eles nos expõem ou pela esmagadora atuação do baterista Arth Castro, sempre nos pedais duplos. 

    Em Taste My Hate encontramos uma veloz composição, cujos solos de guitarras te convidam à cantar com o colérico Dio Madlock. A eletricidade instrumental em especial das guitarras fazem desta quinta faixa, uma das melhores de Prognostic Of A New Disaster. Com os sons da partida de uma motocicleta e uma eloquente atuação do baixista John Wolf, que produz uma matadora linha para que Dio Madlock e Rafael Bread a embelezam ainda mais com o brilho de seus solos de guitarras, Angels In Hell, marca, com seus vocais agressivos a sexta do cd, que tem uma paradinha, para então retornar com ainda mais força, melodia e um ritmo que te conquistará e o fará cantar com o vocalista. Com uma fortificada combinação de baixo, guitarras e bateria, The Watcher's Agony passa suas impetuosas melodias para que Dio Madlock te ligue com seus vocais agressivos ao som do Nowrong na hora, pois é impressionante a quantidade de solos e a técnica que eles colocaram nesta faixa, que surpreendentemente termina de forma mais calma.

    Novamente com dedilhados em seu principio, a oitava de Prognostic Of A New Disaster é The Morals, que pouco depois torna-se mais agressiva com o mesmo nível da notável cólera da banda, que não poupou esforços em criar verdadeiras pérolas voltadas para o Heavy/Thrash Metal, tanto que saliento que a fusão de baixo, bateria, guitarras e vocais estão tão bem consolidadas que não posso destacar um deles em especial.

    E eles não param, é sonzeira seguida por sonzeira e Society preserva a pegada intacta, ou seja, solos vorazes, vocais cativantes e cozinha destruidora, pois a sucessão de riffs inseridos - quando ouvidas bem alto - são um prazer para todo Metalhead que se preze. Para Cyborg, o Nowrong destila sua habilidade com uma matadora composição que envia uma saraivada de solos que te cativam durante os irados vocais de Dio Madlock nesta verdadeira sonzeira de primeira.

    Com o baterista Arth Castro elucidando um impecável solo, Frenesy vem à tona com toda a velocidade e força dos vocais e das guitarras do jeito que um fã de Thrash Metal espera. Epic Fail é uma fabulosa composição do Nowrong, que trilha muitos e irretocáveis solos de guitarras até que seus vocais entrem em cena e dividam os holofotes de forma matadora, que você cometerá um erro senão apreciar logo de cara. Terminando este excelente lançamento da Shinigami Records temos como bônus o cover do Cretinos e Canalhas para Trem do Inferno, cantada em português exalando todo aquele clima do Country Blues pesadão e divertido.

    Se o Nowrong prosseguir sólido, se conseguir manter seu padrão de composições intensas e cravando influências do melhor do Thrash Metal, não tenho dúvidas que se tornarão um dos maiores expoentes brasileiros do estilo. Se você caro leitor(a) discorda, então te recomendo ouvir este disco para reconsiderar sua opinião, pois estamos diante de uma banda que possui muito potencial e cairá com uma luva aos fãs do Megadeth, Testament, Metallica.
Nota: 10,0.

Sites: www.facebook.com/nowrongband, www.metalmedia.com/nowrong
e www.youtube.com/NoWrongOfficial.

Por Fernando R. R. Júnior
Agosto/2014

Voltar para Resenhas