Nosferatu - Returning To The Slaughter
2009 - 9 faixas - Dark Sun Records

   Nosferatu. Quando ouve-se esse nome a primeira associação que fazemos é com o lendário vampiro dos contos de Bram Stoker, mas esta banda de Campinas/SP começou suas atividades em 1999 e passados 10 anos da ideia original de Hussein Salim ( e único membro original na banda ainda ) muita coisa já aconteceu, como mudanças no line-up e também dois registros: Savoring The Blodd ( demo de 2003 ) e Returning To The Slaughter ( EP de 2004 ), aliás, seu relançamento pela Dark Sun Records no tamanho de um álbum é o assunto desta resenha. O quarteto responsável por este trabalho gravado no Big Noise Studio é formado por Hussein Salim ( vocais e guitarra ), Kléber Padovan ( guitarra e backing vocals ), Leonardo Mansano ( baixo e backing vocals ) e Leonardo Mattos (  bateria ), dito isso, vamos ao cd.

    A faixa Intro faz a abertura do cd com ótimos riffs em um clima de preparação para a batalha com muitos repiques puramente heavy metal oitentista e assim surge Night Waker e seus solos galopantes cheios de peso e melodia exibindo influências de bandas como o Iron Maiden. O vocalista Hussein Salim posta-se muito bem à proposta da banda e vocifera com firmeza e longos agudos, aliás, que atuação da banda. Depois é a vez de Execution que é mais rápida, mas com solos de guitarra que vão envolvendo o ouvinte. A instrumental Warrior segue com o tracklist e são apresentadas belas variações no andamento das guitarras acompanhadas por uma base muito bem feita no baixo e bateria de Leonardo Mansano e Leonardo Mattos respectivamente.

    Então temos o baixista Leonardo Mattos trazendo consigo os solos de guitarra que vão ganhando força na longa e épica Full Moon Light. Nesta  a dupla de guitarristas da banda realizam solos sem perdão e altamente empolgantes de se ouvir, quando finalmente Hussein Salim começa a cantar temos um heavy metal cadenciado e muito bom, candidato à uma das melhores deste cd. Nosferatu, faixa que intitula a banda é a próxima, com um solo pesado aliado a uma grande atuação do baixo e bateria que te pegam já na primeira audição. A vontade é sair bangeando ao ouvir o ritmo proposto pela banda e como Hussein Salim abusa dos agudos chegando a soar no estilo do Metal God Rob Halford - estes fatos fazem desta outro ponto forte do relançamento.

    E três bonus tracks foram inclusas: a primeira é Metal Genocide, composição de 2005 com uma ótima sequencia de riffs de guitarras até Hussein Salim cante com muito vigor que essa rápida e puramente canção de heavy metal. Depois é a vez da ótima e eletrizante Hammerhead, cover dos ingleses  do Tysondog e a cadenciada Lightning Strikes, outro cover, mas agora da banda canadense Thor. Essa dupla encerra o cd com as linhas metálicas almejadas pelos fãs do estilo.

    Foi muito bom o selo carioca Dark Sun Records relançar este Returning To The Slaughter do tamanho de um cd mesmo, dotando-o com músicas bônus e um ótimo encarte, pois assim ele pode ser disponibilizado para um número bem maior de headbangers o competente heavy metal oitentista do Nosferatu que encontra-se atualmente preparando seu debut cd Satan´s Child. Pelo que ouvi aqui a expectativa por este novo trabalho aumentou barbaramente.
Nota: 8,5.

Site: http://www.myspace.com/nosferatubrazil

Por Fernando R. R. Júnior
Março/2010

Voltar para Resenhas