Nominalistas
13 Faixas - Independente - 2015

    O primeiro fator que impressiona no cd do sexteto paulistano Nominalistas é a bolsa toda decorada que envolve o cd e deixa claro todo o capricho e o cuidado que os músicos tiveram em proporcionar uma experiência diferente a cada passo do ritual de se pegar o cd e o colocar para rodar no aparelho. O propósito do Nominalistas é nos trazer uma mescla de Rock, Blues e Pop em letras que expressam as angústias e urgências da vida cotidiana atual.

    A banda teve sua formação há dois anos atrás com os músicos Daniel Ayrosa Galvão nos vocais ( que é sobrinho de Fábio Jr. e está na estrada desde os 17 anos ), Bruno Bock na gaita e flauta, Samuel Costa ( que protagonizou dois filmes da marca O Menino Maluquinho ) e Roger Lemm nas guitarras ( sendo que o último já foi guitarrista e produtor da cantora de Jazz MacFarlane ), o chef de cozinha Peter Carcavallo no baixo e Victor Ballestré na bateria ( que toca desde os 15 anos e fundou a Granada e comanda também as baquetas da Família Gangsters e no Grooverdose ).

    Ou seja, além da experiência musical e cultural de cada um dos seis músicos, eles são os donos da empresa Blues, uma agência e produtora de conteúdo, que possui uma grande importância para que a banda possa atingir níveis mais altos. O cd foi gravado e produzido pelos próprios integrantes do Nominalistas e já cravo aqui: eles fizeram um excelente trabalho.

    Amigo Imaginário abre o cd com uma narrativa bem simples de uma letra viajante em que o personagem escreve uma carta para seu amigo inexistente em linhas instrumentais bastante diversas, que transitam pelo Rock Indie do sexteto e seguem até para momentos de Jazz. Isso demonstra a insegurança que vivemos no mundo atual. Em Caminhos, o Nominalistas já apresenta um Rock´n´Roll de bases setentistas no estilo do Mutantes, que é possuidor de um ritmo muito envolvente em meio aos vocais simples e tranquilos de Daniel Ayrosa Galvão, que te cativam facilmente.

    Com um início instrumental, que ao mesmo tempo é sossegado e primoroso, Viagem Atípica mostra seus ótimos vocais onde notamos algumas entonações mais fortes de Daniel Ayrosa Galvão e percebemos toda sua versatilidade, além disso, os demais integrantes do sexteto produzem uma musicalidade tranquila, com riffs de guitarras de Samuel Costa e Roger Lemm discretos, querendo aparecer mais e se tornando envolventes por este motivo. Exibindo muita suavidade Sabia Viver Só traz um clima introspectivo em sua letra junto a uma melodia bastante calma, que contam com solos simples de guitarras, mas que passam altas doses de viagens a cada toque em suas cordas e nas serenas viradas do baterista Victor Ballestré.

    Depois temos Terapia, que apresenta os riffs de guitarras mais pesados feitos com habilidade por Samuel Costa e Roger Lemm, que instantes depois promovem um andamento leve quando sua letra é cantada com muita emoção por Daniel Ayrosa Galvão. Entretanto, o Nominalistas evolui a canção e a eleva à um outro nível, que se aprecia rapidamente, especialmente na hora dos solos de guitarras, onde nota-se o crescente Rock´n´Roll que é aplicado pela banda.

    Com um estilo diferente que está cheio de 'wah wah', acordeão e teclados, Desunião exibe um ritmo constante, que passa uma atmosfera fascinante e que no seu decorrer fica mais elétrica em alguns trechos, que levam esta sexta música ser bastante surpreendente. Imperfeição traz um ritmo meigo na sua parte instrumental e uma dedicação muito grande de Daniel Ayrosa Galvão ao cantar seus versos mais intimistas, que são muito gostosos de se ouvir e servem também relaxar sua mente.

    Depois, com linhas mais Rock´n´Roll, porém, descompromissadas, a divertida Vivos marca a oitava do cd e entre suas sagazes melodias temos alguns reluzentes solos de guitarras. Com a flauta de Bruno Bock duelando com os vocais de Daniel Ayrosa Galvão, A Noite continua o cd num Rock que flerta com o Progressivo ( a la Jethro Tull ) produzindo um grandioso momento que recomendo ouvir novamente para ir absorvendo toda sua energia musical. Aliás, o trabalho de Peter Carcavallo no baixo e de Victor Ballestré na bateria são imprescindíveis para que o álbum seja tão qualitativo quanto é e novamente os dois atuam com muita habilidade em Modernidade, que tece algumas críticas à sociedade em sua letra, mesmo em um estilo mais intimista, que sofre algumas elevações mais Rock em alguns momentos e nos fazem admirar mais a composição.

    Mergulhando em um andamento introspectivo ao violão ( bem discreto ) e também na trinca de guitarra, baixo e bateria, Buraco de Minhoca nos propõe uma reflexão em sua letra quase romântica. Voltando ao Rock´n´Roll - mas, mantendo suas linhas calmas - Você Não Vai Acreditar também conta com algumas críticas em sua letra, mas não deixa de conquistar o ouvinte com facilidade.

     Encerrando o cd, temos a bela harmonia presente em Voando Baixo, que novamente nos remete aos anos 70, entretanto, o Nominalistas novamente te surpreende quando Bruno Bock sola sua gaita trazendo linhas mais 'Bluesadas' à canção.

    Sabe aquele tipo de disco que parece que é simples, mas nem de longe não é? Então este é o caso deste primeiro cd do Nominalistas, que deixa claro o potencial deste sexteto ao conseguir agradar com facilidade e logo na sua primeira audição graças às suas linhas despojadas e exibidas com muita competência. Ouço muito dizer que precisamos de renovação na música brasileira, bem se a mídia, as gravadoras e mesmo os fãs, abrirem suas mentes... temos aqui uma banda que poderá capitanear o processo, que inclusive criou o excelente costume de lançar uma música nova a cada quinze dias e a disponibilizar no seu canal do Youtube: www.youtube.com/nominalistas.  
Nota: 9,5.

Sites: https://www.facebook.com/nominalistas, https://soundcloud.com/nominalistas
e
www.youtube.com/nominalistas.

Por Fernando R. R. Júnior
Outubro/2015

Voltar para Resenhas