Nenhum de Nós - Contos Acústicos de Água e Fogo
15 faixas - IMA Records / Radar Records - 2013

    Na ativa e com a mesma formação desde 1986, os gaúchos de Porto Alegre do Nenhum de Nós ficaram conhecidos no Brasil inteiro graças ao estrondoso sucesso das músicas Camila... Camila e Astronauta de Mármore, que tocaram milhões de vezes nas rádios FM e até AM do país desde que foram lançadas pela banda.

    Entretanto, a capacidade de Thedy Corrêa ( voz, violão e gaita de boca ), Carlos Stein ( violões ), Veco Marques ( violão 6 e 12 cordas, violão nash, banjo, ukelele, gu zheng ), João Vicenti ( piano, teclados, acordeom, bombo legüero e vocais ), Sandy Homridt ( bateria e percussão ) foi muito além e nos rendeu 10 álbuns de estúdio, um elétrico ao vivo e três acústicos ao vivo ( com seus respectivos DVD´s ), perfazendo um total de mais de um milhão de cópias vendidas, ou seja, números que impõem respeito, graça aos fãs fieis que a banda possui.

    Contos Acústicos de Água e Fogo é o décimo sexto cd do Nenhum de Nós e é descendente do cd Contos de Água e Fogo, lançado em 2011, quando a banda decidiu surpreender os fãs com algo inovador e o novo trabalho, que é em formato de 'digipack' conta com uma ótima arte gráfica feita por Giovane Silva ( do Giovane Silva Design ) e foi gravado em maio de 2012 em Porto Alegre/RS no Estúdio Tec Áudio por Fernando Dimenor, que cuidou também da mixagem, enquanto que a masterização ficou com a responsabilidade de Carlos Fretas foi realizada no Classic Master e contou com o músico convidado Estevão Camargo no baixo.

    O Último Beijo gravada no Contos de Água e Fogo abre o cd com linhas calmas e viajantes feitas nos violões por Thedy Corrêa, Veco Marques e Carlos Stein. A letra, que é muito gostosa de se ouvir conta com uma interpretação de muito feeling pelo vocalista Thedy Corrêa em um ambiente com muitas melodias positivas. Outono Outubro é outra canção extraída deste disco de 2011 e exibe um andamento um pouco mais rápido e um tanto intimista, que é muito agradável te convidando a fechar os olhos e relaxar. Com elementos a la Pink Floyd ( como por exemplo solos que lembram na hora David Gilmour na guitarra de mesa ), temos Tu Vicio, que é cantada em espanhol, com direito ao uso de um slide para que possamos viajar, porém, o Nenhum de Nós te surpreende ao inserir um ritmo de Tango na música junto ao andamento feito por João Vicenti ao piano.

    Assim como a anterior, Exatamente Igual é mais uma das belas canções extraídas do cd de 2011 e temos aqui, um ritmo mais introspectivo e suave em uma base Rock'n'Roll em mais outra ótima letra vocalizada por Thedy Corrêa com destaque para os dedilhados que ouvimos no violão. Trazendo um pouco mais de força, Água e Fogo, conta com a participação de Duca Leindecker ( Pouca Vogal ) nos vocais enriquecendo ainda mais esta ótima e envolvente canção de Rock´n´Roll.

    Com João Vicenti ao piano criando um clima mais melancólico, o vocalista Thedy Correa mais uma vez canta em espanhol a balada Crimen, que recebe a participação de Jorginho do Trumpete no instrumento de seu nome artístico. E essa canção de Gustavo Cerati gravada originalmente pelos argentinos do Soda Stereo é mais uma das que conquistam o ouvinte na hora.

       Com uso de uma gu zheng ( harpa chinesa ), Veco Marques introduz a sensacional Julho de 83 ( composição do cd Histórias Reais de Seres Imaginários de 2001 ) e a versão que temos aqui é quase que surreal de tão diferente e intrigante, mas gostosa de ouvir pela pela forma que o vocalista conduz seus versos. Posso afirmar seguramente, que estamos diante de uma das melhores canções de Contos Acústicos de Água e Fogo, pois é uma viagem tranquila e interessante de se fazer com frequencia.

    Para Um Pouquinho, o Nenhum de Nós utiliza de chacarera, ukulele e bombo legüero, instrumentos que conferiram um visual Folk todo especial e único a esta oitava canção composta no cd Contos de Água e Fogo, tanto que, vale dizer que seu refrão dá vontade de cantar com a banda. Hora de mais uma emocionante balada, daquelas que te ligam a música logo na primeira audição com Primavera no Coração dado ao alto nível que o quinteto aplicou a cada trecho da canção, que evolui cada vez mais e fica melhor a cada minuto.

 

    Com um efeito, que só quem sabe fazer um solo virtuose de guitarra utilizando um slide temos Aquela Estação, um Country/Rock´n´Roll Bluesado, que traz Zé Victor Castiel narrando alguns versos para que Thedy Corrêa nos encante com sua voz  esta inédita e excelente composição, que é uma verdadeira sonzeira acústica.

    Com a gaita rasgada logo no começo, Pequena ( que também é do Contos de Água e Fogo ) exibe um andamento muito envolvente na parte instrumental e nos vocais, porém, o que é mais interessante mesmo são os solos de gaita feitos por Thedy Corrêa e os solos de violões feitos por Veco Marques e Carlos Stein, com a participação de Fábio Cascadura. De dedilhados mais suaves recebemos outra mais introspectiva com Feedback ( do Pequeno Universo de 2005 ), e nesta releitura ouvimos um crescente muito positivo, que caminha para instantes viajantes e progressivos quebrados apenas pela voz de Thedy Corrêa em uma letra bastante romântica.

      Em Vou Deixar Que Você Se Vá, do Diablo de 1996, o Nenhum de Nós aplicou uma linha de Folk irlandês festivo, que enriqueceu ainda mais a beleza dos seus versos e faz o ouvinte querer dançar no ritmo. Título do cd de 1998, Paz e Amor mostra dois temas que precisam serem levados mais a sério nos dias atuais em um arranjo soberbo que traz mais uma vez, a emoção que Thedy Corrêa quis nos passar. Dá para perceber que o Nenhum de Nós se superou mesmo e chamo sua atenção caro leitor(a) para o solo de banjo que Veco Marquês aplicou na música. A última de Contos Acústicos de Água e Fogo é outra das 'descendentes' do cd de 2011 e ao som de gotas de chuva caindo no chão, que ambientam os toques feitos por João Vicenti no piano e as elevadas doses de emoção que Thedy Correa temos a emocionante Início Fim.

    Existem bandas que vivem apenas de seus maiores sucessos até hoje e existem bandas que adoram desafios, os vencem e vão além, e o Nenhum de Nós pertence à segunda categoria, pois se concederam o luxo de gravar um cd/DVD sem colocar as canções que os lançaram na mídia e pela grandiosidade, simplicidade e técnica que foi apreciada ouvindo este trabalho, essas canções não fizeram falta. Se quer conhecer um cd que é simples e complexo ao mesmo tempo, Contos Acústicos de Água e Fogo é uma das melhores escolhas que você pode e deve fazer em 2013.
Nota: 10,0.

Site: www.nenhumdenos.com.br e www.radarrecords.com.br.

Por Fernando R. R. Júnior
Novembro/2013

Voltar para Resenhas