Necromesis - The Poet´s Paradox
11 Faixas - Shinigami Records - 2015

    Com origem na cidade de Santo André/SP em 2006, o Necromesis é uma banda de Death/Thrash Metal, que atualmente é formada por Mayara Puertas nos vocais, Daniel Curtolo na guitarra e vocais, Gil Oliveira na bateria e Gustavo Marabiza no baixo. Ao longo dos anos, o Necromesis já se apresentou ao lado de nomes como o Master e Fueled By Fire dos Estados Unidos, Onslaught e Man Of Kin da Inglaterra, Besatt da Polônia e as nacionais Torture Squad, Nervochaos, Cangaço, Necromancia, entre outras.

    Em estúdio, o Necromesis registrou o demo The Dark Works Of Art em 2009, o EP Evolving To An Underworld em 2011 e o EP Echoes Of A Memory em 2014, que serviu para consolidar o atual line-up da banda e também para abrir as portas para o debut, que é este The Poet´s Paradox, que foi gravado, mixado e masterizado no Stage Dive pelo guitarrista Daniel Curtolo com a mórbida capa de Mark Riddick.

   Os dedilhados obscuros de End Of The Cloistered, que recebem breves riffs de guitarra nos conduzem para a destruição que o Death Metal do quarteto provoca quando Desocial Inclusion começa a ser tocada, onde percebemos a extrema fúria da vocalista Mayara Puertas, que urra violentamente junto ao guitarrista Daniel Curtolo ante ao massacre sonoro que os demais músicos do Necromesis realizam em uma pegada poderosa, que provavelmente foi inspirada por nomes como o Cannibal Corpse e Carcass.

    Em Self Condenmation, o quarteto recebe Fernanda Lira, vocalista do Nervosa para uma participação com a Mayara Puertas em meio a um andamento matador, que está contido nesta terceira faixa de The Poet´s Paradox. E as duas mulheres fazem um som para se martelar o pescoço, abrir rodas e socar o ar através do instrumental carregado e sensivelmente violento de baixo, guitarra e bateria. Aliás, cabe um comentário: aqui não vemos nada de sexo frágil, pois, para definir a atuação das duas só encontro uma expressão: "sangue no zóio".

   Promovendo um breve momento para se tentar relaxar, após a esmagadora bordoada anterior, Envolving A Paradox começa com dedilhados, que em instantes depois ganham os repiques cativantes feitos pelo baterista Gil Oliveira e os solos de guitarra mais melodiosos de Daniel Curtolo, que em seu decorrer tornam esta faixa mais cadenciada e quando Mayara Puertas começa a urrar, a velocidade e a violência sonora tomam conta da canção mostrando quão poderoso é o Death Metal do quarteto, entretanto, eles retornam com seus dedilhados sombrios e depois alternam para suas enfurecidas linhas puramente assassinas, conquistando assim os fãs.

    Na sequencia, o Necromesis apresenta The Life Is Dead com um andamento instrumental simplesmente aniquilador, que é dotado de muita habilidade e descamba nos vocais guturais de Mayara Puertas. A expressão Death Metal matador é deveras apropriada para definir esta veloz criação do quarteto de Santo André, que em alguns trechos se aproxima a um Black Metal por tanta agressividade que é exibida.

  Para a seguinte, que é a Awake, o Necromesis convidou Marcel Briani do In Soulitary para as narrativas durante os toques de violões, que antecedem a explosão acelerada mais Thash Metal presente em Condemned By Themselves, onde os guturais da vocalista estão de volta com toda sua impetuosidade em um ritmo furioso, tocado com competência, que praticamente não para nunca e traz à mente aquela ideia das rodas mais destrutivas que imaginamos entre uma tonelada de urros revoltadíssimos.

    The Omission Of Living entra como um rolo compressor nas partes de bateria, baixo e guitarra, que fica mais violenta ainda com a atuação de Mayara Puertas ao lado de Paolo Bruno do Desdominus/Thy Light, que comandam os vocais e os solos de guitarras da canção levando também um lado mais Black Metal ao Necromesis. Juntos eles promovem um incessante caos sonoro totalmente desenfreado, que será uma pedrada para os Death Metallers, que recebe diversas alterações, pois, a música é mais longa.

     Indifferent Echoes Of Sensitivity marca a nona faixa de The Poet´s Paradox e aqui o quarteto prosseguiu com seus altos índices de agressividade - sejam nos vocais ou na parte instrumental - em mais outra rápida canção, que nem parece que mudou de faixa comparando-se com a anterior pela forma intensa que é conduzida em seus minutos.

    O interlúdio quase instrumental de Final Truth serve como uma pausa para se tomar um ar após a verdadeira hecatombe que ouvimos antes e seus dedilhados - que trazem uma nova participação de Marcel Briani fazendo as narrativas soturnas - servem de preparação para a apocalíptica música de encerramento deste The Poet´s Paradox, a The Last Stage Of A Mind, que além de exibir a vocalista Mayara Puertas destilando toda sua imensa cólera gutural, traz o convidado Vítor Rodrigues do VoodooPriest para dividir os vocais com Marcel Briani.

     E esta trinca de vocalistas tornam esta composição mais exterminadora que se podia supor, pois, os três músicos que comandam o baixo, bateria e guitarra sustentam The Last Stage Of A Mind com precisão por seus onze minutos dotados de muitas variações, que inclusive mostram a vocalista cantando de forma mais rasgada, passam por linhas calmas de violões, se revoltam novamente com novas vocalizações guturais e terminam o cd em uma sinistra atmosfera mais progressiva.

    The Poet´s Paradox foi criado para ser um dos mais pesados lançamentos do Metal Extremo do ano e o Necromesis soube como conduzir toda essa volumosa impetuosidade a cada música entre alguns breves momentos para se respirar tornando a obra mais complexa, motivo que despertaram o interesse da Shinigami Records e que recomendo sua aquisição.
Nota: 9,0.

Sites: www.necromesis.com, www.myspace.com/necromesisdeathmetal
e http://www.purevolume.com/necromesis.

Por Fernando R. R. Júnior
Agosto/2015

Voltar para Resenhas