MX - A Circus Called Brazil
12
Faixas - Shinigami Records - 2018

    A veterana banda de Thrash Metal brasileira conhecida como MX, que teve sua fundação em Santo André/SP no distante ano de 1985 e que rapidamente disponibilizou dois álbuns ( o Simoniacal em 1988 e o Mental Slavery em 1989 ) é o assunto desta resenha. Quase uma década depois, afinal, os anos 90 não foram fáceis para ninguém, o MX disponibilizou o Again... em 1997 e depois o The Last File em 2000 e ficaram em um hiato até 2012, ano que marcou o retorno de suas atividades.

    O álbum Re-Lapse de 2014 foi o primeiro trabalho desta volta, porém, só com regravações e 18 anos depois sem lançar um álbum de inéditas, finalmente, o quinto registro de estúdio da banda chegou aos holofotes em 2018 e foi nomeado como A Circus Called Brazil, que é um fiel retrato dos problemas sociais e políticos do nosso amado país. Isso já está escancarado na capa feita pelo desenhista e escultor Cleyton Amorim, onde o Padre Simon ( personagem do álbum Simoniacal ) está acompanhado de um político ( no caso um presidente simbolizando a corrupção ), um militar armado ( ou um mafioso? ) e um pobre palhaço trabalhador, que representa o esquecido e sofrido povo brasileiro exibindo um difícil equilíbrio de forças onde sabemos que perde mais e sempre.

    A produção, engenharia, mixagem e masterização é de Tiago Hóspede em parceria com os músicos do MX, sendo que todos estes processos foram realizados no Estúdio Lamparina em São Paulo/SP. Aliás a formação do MX é a seguinte: Alexandre da Cunha na bateria e vocais, Alexandre "Dumbo" Gonçalves na guitarra e backing vocals, Décio Jr. na guitarra e Alexandre "Morto" Favoretto no baixo e backing vocals.

    E o circo - digo  o cd - começa com a sinistra e um tanto infantil introdução Halloween Circus de Mike Kreunch, que pouco depois dá lugar ao Thrash Metal rápido, voraz e dilacerador contido em Fleeing Terror, que é vocalizado com ímpeto e fúria por Alexandre da Cunha. O MX ataca certeiramente nesta inflamável primeira canção e que contém os riffs, a bateria esmagadora e uma base frenética do baixo, sendo que todos estão intensos e direcionados a capturar o ouvinte levando este a muito headbanging. A 'porradaria' eficiente do calejado quarteto paulista continua com a avassaladora Murders, faixa encorpada em que eles não param de martelar nossos ouvidos por nada e fazem com tamanha precisão que só nos resta socar o ar e agitar o pescoço. Que é mais atento poderá reparar na sincronia dos instrumentos e na ira presente nos vocais a cada verso em que eles vão de vocais raivosos para insanos de acordo com o andamento da música.

    Em Mission temos uma composição cadenciada, porém, não menos fervorosa e implacável que as anteriores, que está devidamente pronta para vir para cima e derrubar seu peso em nossa mente como fica evidente quando eles aceleram ao máximo seu poderoso ritmo. Sem descanso e que ótimo, pois, a destruição alucinada continua sem que perceba-se a mudança de faixa e em Lucky, o MX segue com seu Thrash Metal Old School metralhando com tudo através de solos fortificados nas guitarras que são por vezes cadenciados, competentes variações de andamento e uma atuação na bateria que está simplesmente explosiva. Isso tudo confere à música uma linhagem marcante para que os vocais possam estourar os nossos tímpanos do jeito que os fãs do estilo esperam e adoram. De um ritmo arrastado em seus primeiros versos e que ficam mais cadenciados em seu decorrer, Cure & Disease é a sexta pancada de A Circus Called Brazil, cujo estilo coloca o fã perto da banda a cada vocalização e virada na bateria, pois, é instantâneo o desejo de sacudir o pescoço.

    A matadora Toy Soldier nos expõe aos violentos vocais e também a uma ardente linhagem instrumental, que traça um convite para abrir uma roda, sendo que o mais bacana de uma faixa assim é que o seu ritmo segue ensandecido o tempo todo. E por falar nisso, a fúria incontrolável desde cd prossegue em Keep Yourself Alive, música que sua cativante sequencia de baixo, bateria e guitarras só não é melhor que a cólera de seus agressivos vocais, cuja letra conta sobre a importância de sobreviver a violência de nossas cidades.

    Marching Over Lies com suas inúmeras e magnetizadoras variações de andamento continua a detonação sonora e contagiante, que é este A Circus Called Brazil de forma tão imperativa e única, que é impossível destacar qual dos quatro músicos brilha mais e me leva a afirmar: é 'Thrashão' de primeira e ponto. Para Apocalypse Watch, o MX nos  coloca diante de uma primorosa 'rifflerama' feita pelos guitarristas Alexandre "Dumbo" Gonçalves e Décio Jr. que evoluem para um dilacerante e insaciável andamento prontificando as vocalizações raivosas de Alexandre da Cunha levando esta música também ao nível de fascinante, pois, a canção parece que não vai parar e o MX demonstra que tem fôlego para sustentá-la a cada instante.

    A última do tracklist normal é a que intitula o cd, A Circus Called Brazil e após um começo de ares circenses e calmos, o MX mete o dedo na ferida com um feroz e acelerado Thrash Metal, cuja letra é uma 'carcada' no povo brasileiro, que briga entre si e se esquece quem é o verdadeiro problema de nossa nação... alguém aí pensou nos políticos? pois, saiba que acertou em cheio caro leitor(a). Exclusiva desta primeira prensagem e inclusa como bônus, o MX apresenta sua calorosa versão para o clássico Speed Freak do lendário e infelizmente já saudoso Motörhead e foram tão bem que vamos curtir logo em sua primeira audição.

    Quando se pega um incansável álbum como este A Circus Called Brazil do MX, que foi lançado pela Shinigami Records entende-se porque o Thrash Metal Brasileiro é tão respeitado lá fora, pois, as faixas gravadas aqui são para fãs de nomes como Exodus, Slayer, Destruction e Testament ( entre outras renomadas bandas gringas ) ouvirem e abrirem um grande sorriso de satisfação e dizer: "sim... eles são brasileiros". Minha única cobrança é... não demorem tanto tempo para nos presentearem com outra aula do mais puro Thrash Metal, caros amigos do MX.
Nota: 10,0.

Por Fernando R. R. Júnior
Março/2019

Site: http://www.bandamx.com.br/   
Facebook: https://www.facebook.com/mxthrash 
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCqexmmFrI5U0Z6VchJXtpcQ  

 

Voltar para Resenhas