Muqueta Na Oréia - Lobisomem em Lua Cheia  
15 Faixas - Independente - 2010

    O Muqueta Na Oréia iniciou suas atividades em 2007 na cidade de Embu das Artes/SP com Ramires nos vocais e percussão, Cris no baixo, Henry na bateria e Bruno Ziton na guitarra. Em apenas um ano lançaram o seu primeiro videoclipe para a música Lobisomem em Lua Cheia. Em 2009, participam da coletânea da Revista 77 com a música Quebrar Os Ossos da Cara e lançam o clip de O Rosto, além de vários shows que vão "calejando" mais a banda. Isso culminou no lançamento do cd Lobisomem Em Lua Cheia que foi gravado, mixado e masterizado pelo Muqueta Na Oréia em 2010.      

    A introdução XXX abre o cd com toques mais sinistros, trovoadas, gritos de pavor na melhor ambientação de terror e aí a guitarra de Bruno Ziton traz a cadência do Thrash Metal cantado em português de O Mundo Dos Mortos, que além da atuação competente do baterista Henry, é vocalizada com uma letra típica de um roteiro de um filme do Zé do CaixãoO Médico E O Monstro exibe mais peso do Muqueta Na Oréia, porém, adicionando o ótimo trabalho de percussão do vocalista Ramires que, a maneira que conta a história de Dr. Jekyll e Mr. Hyde, eleva para valer os níveis de agressividade em outra atuação vigorosa da parte instrumental da banda. Muito interessantes são os efeitos que praticamente mostram a transformação do Dr. Jekyll no Mr. Hyde e tornam a música mais raivosa com vários gritos ao fundo, até os vocais de Ramires novamente voltarem com o refrão.

     Em Quebrar Os Ossos da Cara, o quarteto aliou ótimos solos de guitarra a repiques de bateria que contam uma história com uma levada de Punk e um tanto de bom humor, mas cantada de forma furiosa. A seguinte é Rock´N´Roll e começa com um ritmo mais cadenciado que ganha velocidade e é tem seu peso aumentado assim que Ramires começa a cantar de forma bastante raivosa em um refrão que crava na cabeça e detalhe, Bruno Ziton caprichou nos solos distorcidos de sua guitarra. B.O. no P.S. do H. C. é a introdução mais viajante com sons de um pulso de uma pessoa caindo numa tentativa de ressurreição, em um P.S. e após a falha na tentativa, os toques do baixista Cris iniciam de uma forma cadenciada a agressiva De Volta Ao Mundo Dos Mortos, que tem a participação de Liliane Souza fazendo os vocais líricos mais agudos que contracenam com os graves e mais raivosos de Ramires em um ritmo bastante pesado com os pés fincados no Thrash.

    O Rosto entra com distorções que se tornam um Thrashão muito pesado vocalizado furiosamente, com exceção feita apenas aos poucos momentos cadenciados. A rápida faixa que intitula o cd, Lobismomem em Lua Cheia, é a seguinte e a melhor até aqui, pois a roupagem de Thrash oitentista cheia de repiques na bateria e riffs velozes do guitarista Bruno Ziton somados com a agressividade dos vocais de Ramires, cuja letra é muito interessante, marcam positivamente o ouvinte.

    Q.A.P. é mais uma introdução ao som de tiros, sirenes de polícia, bombeiros, ambulâncias, helicópteros, que juntos abrem o espaço para a pesada Sem Medo de Morrer aparecer com uma grande cadência e uma ferocidade latente, que está muito bem intrínseca à seção instrumental com os vocais, que juntos trazem linhas bem agressivas. Um toque nos pratos iniciam O Cão com um andamento Thrash muito fortificado pela condição que os vocais, guitarras, baixo e bateria foram fundidos pelo Muqueta Na Oréia em uma letra que possui um ótimo refrão e um grande solo de guitarra. 

    F 62 narra a saga de um Fusca 62 de uma forma bem humorada em uma levada mais Rock´N´Roll e  pesadona na guitarra, que rapidamente ganha ares de Thrash Metal oiteitista com pitadas de Punk. Mamãe Não Quer possui solos de guitarra melodiosos e pesados que dão vida ao sombrio e ao mesmo tempo engraçado ritmo desta música, pois as vocalizações vão de momentos mais coléricos a uma voz de criança em uma letra hilárica e Enoize finaliza o cd com ritmos eletrônicos.

    Lobisomem em Lua Cheia é bom, pesado e com a fúria dosada na medida, possui o peso e a velocidade do Thrash Metal e as influências um pouco Punk da banda em letras ora mais humoradas ora mais agressivas. É um trabalho consistente que vale conhecer, especialmente as faixas "Quebrar Os Osssos da Cara", "Lobisomem Em Lua Cheia", "Sem Medo de Morrer", "O Cão" que te fazem entender o porque da escolha do nome da banda ser Muqueta Na Oréia. E vale conferir também o site da banda, que é muito bem feito e está encaixado direitinho na temática do álbum. 
Nota 7,0.  
 

Site:  http://muquetanaoreia.com e www.myspace.com/muquetanaoreia.

Por Fernando R. R. Júnior
Outubro/2011

Voltar para Resenhas