Morthur - Between The Existence and The End
9 Faixas - Sangue Frio Records - 2017

    O trio de Black/Death Metal Morthur formado na cidade de Erechim/RS teve sua fundação em 2013 e sua estreia nos palcos aconteceu no EN Carnal Rock Metal Fest exibindo composições autorais, que obtiveram uma boa repercussão. O primeiro álbum foi trabalhado de forma independente desde 2015 e ganhou finalmente a luz em 2017 com a alcunha de Between The Existence and The End, que foi gravado por Jeferson Casagrande na guitarra e vocal, Andre Cândido na bateria e Marco A. Zanco no baixo.

    Distribuído pela Sangue Frio Records, a temática de Between The Existence and The End segue o padrão dos nomes de Black/Death Metal, ou seja, está centrada no ódio, na violência e na blasfêmia, que estão expressas nas nove composições presentes no cd, que foram gravadas pelos integrantes da banda e o Phobos DarkArt com a produção e mixagem do vocalista e guitarrista Jeferson Casagrande, que também ficou responsável pela capa, que mostra algumas radiografias mescladas. 

   Ao longos dos anos de sua existência, o Morthur já foi atração de festivais como Storm Festival ( São Leopoldo/RS ) e o Obscure Faith Festival ( Santa Maria/RS ), além do Necroptich Festival ( Tapejara/RS ) e já esteve no palco com as seguintes bandas: Apophizys, Dyingbreed, Isfet, Mithrubick, Bloody Violence, Human Plage, Rigor Mortis BR e o Krisiun.

    A pesada Intro abre o cd e com suas fortificadas linhas instrumentais já temos uma ideia do direcionamento do Morthur com seus solos de guitarra, que estoura na rápida, matadora e urrada Imortals com todo o seu ódio pronunciado por Jeferson Casagrande devidamente embasado por riffs esmagadoras de Death Metal. Em From Life To Death, o Power Trio destila sua ira com ainda mais fúria através de urros consideravelmente intensos e solos incansáveis de guitarra, além, é claro, do estilo implacável obtido nos toques do baixista Marco A. Zanco e das agressões feitas por André Cândido em sua bateria.

    Aliás, Marco A. Zanco ataca agora com toques opacos em seu baixo e é acompanhado pelos estouros nos pratos de André Cândido de forma que o Morthur nos coloque diante da violenta e dotada de urros assustadores Mortal Desire, que é mais cadenciada e se torna um Death Metal avassalador assim que são exibidas suas partes mais rápidas. Para a quinta de Between The Existence and The End temos a destruidora Warlock Of The Underworld, que começa com alguns corvos gritando e segue por um ritmo cadenciado de repleto urros nos vocais instaurando o caos sonoro perpetuado pelo trio em suas composições.

    A hostilidade sonora enviada pelo Morthur fica totalmente sombria e urrada em níveis simplesmente extremos com a cadenciada Demonized, onde percebe-se também muitos 'triggers' usados pelo baterista e que somados com a linhagem explorada pela banda notamos uma ampliação exponencial de sua cólera. Se pensarmos que a anterior já foi muito aniquiladora, o que dizer então de Extremely Against The World então? Porque aqui o Morthur eleva sua raiva de forma estarrecedora alternando partes velozes com cadenciadas e toneladas de urros, que somados fazem toda esta imensa violência despencar certeiramente em nossos ouvidos.

    A macabra, densa e arrastada Living Blasphemia é a oitava de Between The Existence and The End e se trata de um insano Black/Death Metal de vocais aterrorizantes e um andamento extremo. Para encerrar chegamos a Alien Tomb ( Hypnotic Stone Womb ) como faixa bônus do álbum e aqui a ordem foi de disparar outra canção de ritmo carregado, odioso e obviamente, que é urrada incessantemente, que mesmo sendo dotada de bons solos de guitarra vamos perceber sua linhagem fúnebre conduzindo a um mergulho nas profundezas nas suas viagens obscuras.

    Para admiradores de obras profanas e centradas no Death/Black Metal de nomes como Krisiun, Morbid Angel, Cannibal Corpse e outros do Metal Extremo, este Between The Existence and The End do Morthur é um interessante artefato que mais uma vez enfatiza o potencial e o destaque dos brasileiros quando o assunto está relacionado com bandas devidamente brutais.
Nota: 8,0.

Por Fernando R. R. Júnior
Janeiro/2021

Site: http://morthur.com/
Facebook: https://www.facebook.com/morthurband
Bandcamp: https://morthur.bandcamp.com/.
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCvV9L7sGFlC-jRRrHnM16kw.

 

Voltar para Resenhas