Mork - Awake
10 Faixas - Independente - 2014

    O Mork é duo de Symphonic Black Metal formado por Samhen no baixo, guitarra, teclados e vocais e Foizer na guitarra, que teve sua origem na capital federal, Brasília, em 2006 e pouco tempo depois, já disponibilizaram o seu primeiro EP, o Preposterous de 2008. Com a boa recepção obtida, o primeiro full lenght não tardou a sair, sendo lançado em 2010 o cd Exemption.

    Quatro anos posteriores e bem mais conhecidos no cenário extremo brasileiro graças a sequencia de shows como nas aberturas para o Mayhem e o Marduk e a junção de seu Black Metal Sinfônico aliados a temas filosóficos rendeu ao Mork o apelido de "Dimmu Borgir Brasileiro". Desta forma, o Mork nos mostra seu mais recente trabalho, o álbum Awake, que será o assunto nesta resenha, cujas gravações foram realizadas no estúdio próprio da banda enquanto que os processos de mixagem e masterização ficaram por conta do 'quase faz tudo na banda' Samhen.

    Criando a climatização sombria, Untamed abre o cd com seu Black Metal denso, que além dos esperados guturais de Samhen, dos solos cheios de fervura nas guitarras, encontramos também muitos 'blast beats' do baterista convidado V. Digger em um feroz andamento cadenciado, que fica melhor com a adição das partes orquestradas. A atmosfera obscura prossegue na furiosa Sacrifice, pois, mesmo com estas linhas melódicas que são exibidas aqui, Samhem desfere uma imensa brutalidade quando solta seus guturais de forma caótica em meio a um andamento cadenciado. A mortífera Infirmita Carnis é mais rápida e traz a convidada Ana Cláudia soltando gritos histéricos em meio a destruição promovida pelo Mork, que nesta faixa não economizou porradas. Vale atentar também ao seu final mais cadenciado e melodioso.

    Apresentando linhas mais calmas nos seus primeiros instantes, Svatan continua Awake com seu ritmo raivoso oriundo dos guturais de Samhen, que estão aliados à uma encorpada parte instrumental, que é deveras envolvente. Depois em Three Transformations, o Mork nos mostra a mais veloz e destruidora faixa do cd até aqui, que é dotada de um andamento daqueles em que é para se quebrar tudo até que as intervenções nos teclados tragam linhas mais melodiosas, porém, que pouco depois retornam aniquilando ainda mais e de forma muito poderosa. Após a hecatombe anterior, o duo exibe sua obscuridade na macabra e angustiante Human, que possui aquele andamento caótico e carregado, seja nos vocais ou na junção de bateria, baixo, guitarras e teclados, que servem de trilha sonora para o apocalipse.

    Para respirar e até refletir, a instrumental Lobos é uma bela e melancólica composição executada no piano, mas não pense que não temos seus momentos mais sombrios no decorrer. Com ares de música para abertura do bis nos shows, Apostaticos ataca com seu estilo infernal em vocalizações urradas levando muita morbidez a cada nota extraída em seus minutos, exceção feita apenas aos seus trechos mais progressivos e por consequência, mais viajantes.

    Prechead By Death continua com o ritmo incansável e frenético de Awake seguindo muito pesada até ser quebrada por uma viajante linha, que é composta de ótimos solos de guitarras de Foizer e Samhen e mais ao final retoma o caos que ouvimos no inicio. Para finalizar o cd temos justamente a sua sinistra faixa titulo, a Awake, que segue lenta até que as guitarras tragam ares mais melodiosos e devidamente sombrios para as vocalizações agressivas de Samhen. Interessante como o Mork vai gradativamente aumentando o peso nesta música.

    Envolto em um digipack bem luxuoso, possuidor de capa ( desenhada por Zakuro Aoyama e Guilherme Pinheiro ) e encartes 'do mal' este novo artefato do Mork é tão denso, encorpado, bem produzido e gravado ( pois, ouve-se tudo com clareza ), que são necessárias várias audições para se conseguir assimilar suas dez faixas. Porém, isso coloca Awake entre os grandes lançamentos extremos deste ano e justificam sim o apelido dado de "Dimmu Borgir Brasileiro", que neste ano de 2015 recebeu dois novos membros: Maciel no baixo e Moscardini ( do Coral de Espíritos ) na bateria.
Nota: 9,0.

Sites: http://www.morkofficial.com/
e https://www.facebook.com/morkofficialbrazil.

Por Fernando R. R. Júnior
Agosto/2015

Voltar para Resenhas