Morfolk - World Of Lies
9 faixas - Oversonic Music - 2010

    A banda de São José dos Campos/SP Morfolk é uma das mais tradicionais do underground brasileiro extremo, pois o quinteto atualmente formado por Walter Rómulo - vocal, Reinaldo "Tio" e Roberto "Repolho" - guitarras, Renato "Predador" - bateria e Ryan Roskowinski - baixo, está na ativa desde 1992 fazendo muito headbanger bater a cabeça com o seu furioso Death Metal, entretanto, como as coisas no underground são difíceis, este é o segundo álbum completo da banda, sendo que o primeiro Blind´s Paradise é de 2006.

    A primeira coisa que chama a atenção no novo lançamento World Of Lies é a capa de Christian Arae que mostra um bispo parecendo um demônio. As gravações, mixagem e masterização foram realizadas no Oversonic Studio sob a responsabilidade de Wagner Alba e Marco Ribeiro e renderam à World Of Lies uma sonoridade pesada e muito bem nítida.

    Fear Within Is All apresenta os urros de Walter Rómulo com as guitarras pesadas de Reinaldo "Tio" e Roberto "Repolho" exibindo solos mais cadenciados com muitos 'blast beats' na bateria de Renato "Predador" que farão a alegria do deathbanger. Em seguida a faixa título, World Of Lies, entra com riffs com muita cadência para rapidamente mudar para uma veloz e violenta sequencia sonora seja nas guitarras, na bateria, ou nos agressivos vocais de Walter Rómulo. A seguinte é The Unknow e é a mais pesada e sombria destas três primeiras músicas do cd, com versos dotados de muita ferocidade escarrados em um andamento cadenciado nas guitarras de Reinaldo "Tio" e Roberto "Repolho" até que no final o seja acelerada com tudo e então retome, de forma a surpreender o ouvinte, a linha cadenciada. Meu amigo, imagino o que uma mudança de ritmo assim deva produzir de rodas nos shows.

    Em Slaves Of The Underworld, o baterista Renato "Predador" comanda o caos sonoro imposto pelo quinteto, que alterna urros nos vocais com trechos rápidos e outros cadenciados, aliás são nas partes rápidas que a banda exibe seu poderio oitentista. No Tomorrow começa com o pé calcado no acelerador e é vocalizada da forma brutal que se espera, após os primeiros instantes instrumentais. A pancadaria extrema cheia de urros conclama em sua letra a quebrarmos as regras e lutarmos pelos nossos sonhos.

    Em Humanoid as guitarras começam juntas com a bateria em um solo crescente com repiques fortes e 'blast beats' que vão ganhando força em uma competente evolução até que a fúria agressiva contida na voz de Walter Rómulo tome conta desta sexta canção de World Of Lies.

    Smashing The Dreams é uma cacetada sem dó, que fica cadenciada com longos guturais violentos e depois recebe uma dosagem de velocidade de acordo com a intensidade dos solos de guitarras. Death Metal rápido com as guitarras e a bateria tocadas em velocidades praticamente absurdas e muitos urros nos vocais e é o que encontramos em Do Or Die, que é mais pesada de Wolrd Of Lies ao lado da última, Fall Of The Corpse, onde o peso é novamente ditado pela força das guitarras com solos estraçalhantes apoiados pelo bombardeio oriundo da bateria de Renato "Predador" e claro, urrado à pleno vigor por Walter Rómulo.

    Death Metal pesado e na grande maioria das músicas rápido com ênfase nas guitarras, e quando não estão, os 'blast beats' da bateria e o ritmo cadenciado chamam a atenção, além dos urros, aliás muitos deles, e todos 'na medida' em cada uma das nove músicas de World Of Lies, que tece muitas críticas à religião, as regras da sociedade, a humanidade como um todo e tudo isso sem esquecer da veia underground que sempre caracterizou o Morfolk. Interessou? Então inclua este cd na sua coleção.
Nota: 8,0.

Site: www.myspace.com/morfolk

Por Fernando R. R. Júnior
Agosto/2011

Voltar para Resenhas