Moretools
12 Faixas - Independente - 2011

    O Moretools formou-se no ano de 2003 quando os músicos Hudson Arsênio e Riti Santiago ambos ex- Satan’s Pray, resolveram montar uma nova banda que resultou  no Moretools, em Brasília/DF. Após algumas mudanças no line-up a formação que gravou este primeiro trabalho autointitulado é a seguinte: Rhavi vocais, Hudson Arsênio na guitarra e voz, Alu Pedrotti na guitarra, J. H. Alcântara no baixo e Riti Santiago na bateria.

    As gravações e mixagem foram realizadas por Marcos Pagani e Ritl Santiago no Orbis Studio e a proposta do quinteto é mergulhar nos mais pesados níveis do Metal. E o quinteto já abriu shows de bandas como Krisiun, Onslaught e Torture Squad, além dos festivais Rollapedra e Porão do Rock.

    Damned Dog Of War abre o Death/Thrash Metal cru e violento do Moretools com linhas rápidas e distorcidas que me lembraram muito do que Krisiun e Slayer fazem. A segunda Human Dependence não diminui os urros vistos na primeira por um instante sequer e para acompanhar essa brutalidade sonora Hudson Arsênio e Alu Pedrotti despejam toda sua ira que suas guitarras produzem num ritmo extremamente agressivo vocalizados com ainda mais revolta. The Time é cadenciada com o peso sendo ditado pelo andamento das guitarras, pelos vocais de Rhavi e também na atuação esmagadora de Riti Santiago, que mete a mão sem dó em seu kit de bateria e executa vários 'blast beats'. Sem que se perceba entramos nas alterações de trechos cadenciados para os ferozmente acelerados de Final Solution.

    Em From Beyond, J.H. Alcântara consegue exibir mais suas pesadas linhas de baixo em meio à uma dilúvio de pancadas na bateria e muitos solos cadenciados na guitarra, que ao se acelerarem imprimem mais maldade aos vocais guturais de Rhavi, cujo final muda um pouco com a adição de efeitos de teclados, que trazem uma aura sombria que introduz a amaldiçoada Pain Screams, faixa seguinte, que é repleta de triggers na bateria de Riti Santiago e uma agressão sonora de guitarras que estão devidamente unidas com os guturais de Rhavi fazendo desta sexta faixa um convite ( só de ida ) ao inferno. Em seguida, com solos metralhantes e uma sessão avassaladora na bateria, Murder Of Inocence vem exibir um Death Metal matador que é candidato à melhor composição do cd. A oitava é Traitor e não chega a apresentar diferenças significativas com relação às anteriores, pois mostra mais violência rápida e gratuita a cada urro de Rhavi, no ponto que o fãs desejam ouvir.

    Com outra competente atuação do baixista J.H. Alcântara que traz mais cadencia ao som do Moretools, Taste Of Blood recebe depois uma surpreendente e maligna aceleração para que as cabeças sejam sacudidas impiedosamente e alterne com momentos mais cadenciados.

    Em seguida temos a excelente Moretools, com as guitarras realizado os destruidores e rápidos riffs para que Rhavi urre com muita garra e traga a alternação de momentos cadenciados e acelerados ao som do quinteto ( essa ao vivo será a certeza de rodas matadoras ).

    Face Me possuí um inicio mais cadenciado e os guturais de Rhavi e Hudson Arsênio alternando-se em mais outra hostil criação do Moretools amparada na potência das guitarras e bateria. Still Burning mantém literalmente as labaredas sonoras do quinteto nos índices mais  brutais e velozes, com destaque para os solos curtos de guitarra nesta última canção do cd. Após o seu  final, ainda temos alguns gritos horripilantes encerrando de vez o cd que tem como bônus o ótimo clip para Pain Screams, e olha que a produção em tons de sépia dá para ver como funciona a agressividade dos brasilienses e perceber como será a atuação explosiva da banda nos shows. Este trabalho marca uma ótima estreia do Moretools. Se violência, fúria, agressividade elevados na enésima potência é a sua procura, saiba que este cd está do jeito que o deathbanger quer.
Nota: 8,0.

Site: www.myspace.com/moretools

Por Fernando R. R. Júnior
Junho/2011

Voltar para Resenhas