MindFlow - 365
12 Faixas - Unlock Your Mind Productions - 2010

    365 é a tradicional medida de tempo que marcamos o período de um ano, mas a banda paulista MindFlow foi além e transformou o número de dias do ano em seu mais recente projeto, e como já é costume, o agora quarteto formado por Danilo Herbert nos vocais, Rafael Pensado na bateria e backing vocals, Ricardo Winandy no baixo, Rodrigo Hidalgo na guitarra, violão e backing vocals, surpreende seus fãs de alguma forma em seus trabalhos, e neste aqui a grande jogada foi a seguinte: cada uma das doze músicas foi sendo lançada mês a mês, durante setembro de 2010 a agosto de 2011 e todas foram gravadas no Mosh Studio em São Paulo/SP.

    A produção e a mixagem são um ótimo trabalho do guitarrista Rodrigo Hidaldo, pois ouve tudo com clareza, já a masterização é de Ted Jensen ( que já trabalhou com AC/DC e Metallica ) feita no Sterling Sound em Nova Iorque ( E.U.A. ), tudo isso colocado em um cd com capa e encartes de muita  qualidade.
 

    A primeira é Thrust Into This Game com linhas pesadas de bateria, efeitos programados nos teclados, vocais ainda melhores de Danilo Herbert e mais envolventes, tudo devidamente mesclando um Prog bastante Metal vigoroso com uma pitada de gótico. The Ride é mais leve em seu andamento, mas com intervenções muito viajantes de cada um dos quatro integrantes do MindFlow, que mostram que mesmo com a saída do tecladista Miguel Spada a coesão da banda não foi nem um pouco abalada e dá até a impressão que está ainda mais cativante, para confirmar, perceba o trecho no violão que aparece antes do solo de guitarra de Rodrigo Hidalgo e veja como ele te atinge positivamente. Instinct é pesada, agressiva com excelentes evoluções de bateria e guitarra, e exibe também alguns momentos de vocais fortes. Na hora do solo de guitarra percebe-se com nitidez a técnica de Rodrigo Hidalgo combinada à uma atuação perfeita do baterista Rafael Pensado.

    Corruption possui um ritmo que segue por caminhos quase Thrash Metal em seu inicio e o MindFlow o dota de uma linha progressiva muito pesada que vai ficando melhor a cada verso cantado por Danilo Herbert. Os riffs fortes de Rodrigo Hidalgo aliados ao trabalho do baterista Rafael Pensado em Walking Tall te fazem pensar que  teremos uma música pesada, mas o MindFlow a mescla com mudanças mais calmas onde o versátil vocalista Danilo Herbert canta seus versos e continue assim, a surpreender seus fãs.

    Ruídos de choro de criança, antecedem o peso de Crisis FX, que possui a guitarra em notas mais distorcidas e linhas de baixo tocadas de forma a te pegar mesmo, e para aumentar a qualidade desta sexta faixa, os vocais estão passando muito feeling. Quando o solo de guitarra de Rodrigo Hidalgo entra em cena, esse clima emocionante de Crisis FX ganha mais força, mesmo quando recebe mais peso. Depois, temos os dedilhados mais leves que são entremeados com um solo de guitarra mais suave, que ganha um tanto de peso, desta maneira Break Me Out é aberta e é cantada com muita destreza. Seu refrão de fácil memorização agrada na primeira audição e é daquelas faixas que serão facilmente incorporadas ao set list dos shows da banda devido ao apelo convidativo que a música possui. Aliás, Break Me Out, clama com facilidade pela participação dos fãs, e cá entre nós, é uma das melhores de 365 e uma das melhores músicas já compostas pelo MindFlow.

    De inicio mais leve e melancólico no piano e violão, a balada To Say Goodbye prova que a banda pode investir em linhas mais calmas e o nível de qualidade manter-ser alto como nas anteriores. Mais uma vez, temos uma interpretação cheia de emoção nos vocais de Danilo Herbert e uma atuação nota 10 de Rodrigo Hidalgo no violão. O peso retoma com força em Rules Of Engagement e a banda realiza 'paradinhas' no início que caminham para um Prog Metal realmente forte, com muitos repiques na bateria, que apoiam o guitarrista Rodrigo Hidalgo que aplica suas vigorosas notas que exibem várias ótimas mudanças de andamento.

    Shuffle And Deal é puramente Heavy Metal em seu inicio, mas o MindFlow realizou competentes alternações que oscilam entre muito peso ( bastante agressivo ) com momentos acústicos, uma mistura que agrada e cativa logo de cara. A atuação instrumental de baixo, bateria e guitarra é tão boa, que torna-se, junto a voz, uma coisa única e envolvente. 

    Guitarra pesadíssima, vocais emocionantes e refrão competente - esta é a fórmula de Reset The Future, e se isso não fosse o suficiente, o MindFlow aplicou toda sua técnica em trechos mais leves vocalizados com a garra de Danilo Herbert para deixar esta música de 365 ainda melhor. With Bare Hands é a última deste quarto trabalho da banda e possui um andamento mais rápido apoiado nas evoluções de guitarra, que recebem toda a consistência da bateria, baixo e vocais, para irem mais longe e finalizarem perfeitamente o cd.

    Aliás consistência, competência e um som envolvente são as palavras de ordem quando se fala de MindFlow e é por isso que a banda cresce cada vez mais e já realizou uma tour do lado do U.F.O. neste ano de 2011. Se você gosta de ouvir uma banda que te surpreende a cada um de seus trabalhos e que não é presa a rótulos e ao tempo, então sua pedida é o álbum 365 e o MindFlow
Nota 9,5.

Sites:
www.mindflow.com.br, www.letyourmindflow.com/ e www.mindflow365.com/blog/.

Por Fernando R. R. Júnior
Setembro/2011

Voltar para Resenhas