Mindcrafter - Signs Revealed
 10 Faixas - MS Metal Records - 2015

    O projeto Mindcrafter teve sua origem no Rio de Janeiro/RJ no ano de 2008, quando o vocalista, guitarrista e violinista Phelipe Henriques recrutou alguns músicos com os quais já havia tocado, para trabalharem nas primeiras músicas de seu futuro álbum conceitual Signs Revealed, que percorre muito bem as trilhas do Prog Metal. A temática é sobre os personagens The Night Wizard, Avatar e Black Crowned Heart, que interagem nas dez músicas do cd em uma história que mistura a relação sobrenatural dos seres humanos e seus personagens e também a saga Avatar em uma viagem ao desconhecido.

    Signs Revealed foi gravado entre maio de 2012 e dezembro de 2014 por Flávio Pascarillo, Daniel Escobar, Júlio Martins e Bruno Taborda no HR Estúdio e os processos de mixagem e masterização foram assumidos por Daniel Escobar. O único músico além do líder Phelipe Henriques é o baixista Thiago Velásquez ( ex-Statik Majik ) e a capa, que mostra várias faces do conceito da obra é de Rodolfo Ferreira da Obsidian Desgin.

    Com dedilhados mais tranquilos e um ritmo percussivo, que é mais viajante, The Nigth Wizard inicia Signs Revealed e em seu decorrer, a expressão Prog Metal da banda é exibida em um crescente com diversas, fascinantes e competentes variações comandadas por Phellipe Henriques, que diga-se de passagem é dono de uma bela voz. Depois temos riffs mais fortes em meio à toques de muita técnica, que são um tanto que voltados ao Jazz nos primeiros momentos de A Warrior´s Blaze, que vai recebendo suas doses cadenciadas de Heavy Metal passo-a-passo e que destaca também as vocalizações cheias de dedicação de Phellipe Henriques. Isso acaba por culminar em um momento com dedilhados acústicos e como solos de guitarras mais introspectivos, onde percebe-se influência da Música Brasileira, que se intensificam e tornam-se mais pesadas para retomar o fluxo inicial com se estivesse fechando o círculo. Para Against The Raven In The Sky, o Mindcrafter preparou um excelente número instrumental, que é dotado de múltiplas alterações feitas com muita perícia e notadamente influenciadas por Dream Theater, especificamente pelo guitarrista John Petrucci.

    Para Paths To Redemption somos expostos à efeitos, que junto aos dedilhados vão dando o formato para que Phellipe Henriques cante interpretando os diversos personagens deste álbum conceitual numa atmosfera animada. Embora não seja creditado no encarte, o baterista das gravações deste Signs Revealed realizou um trabalho marcante como pode-se reparar nesta faixa. Novamente imergindo em um ambiente mais intimista, The Grasping Hand ganha a sua energia e peso, assim que Phellipe Henriques começa a cantar seus complexos versos, que ao contarem sua história apresenta uma rica transformação rítmica, que é deliciosa de se ouvir, especialmente de olhos fechados. O andamento sentido aqui produz elevações nos vocais, que estão alicerçadas em riffs impactantes na sua guitarra em um verdadeiro deleite aos fãs de Prog Metal.

    Ao som de passos em uma chuva, os dedilhados de During The Storm trazem uma melancólica composição neste Signs Revealed, onde os vocais parecem lamentos até que suas linhas mudem e fiquem encorpadas com a eclosão de seus virtuosos solos de guitarra para então terminarem em um peso intenso, que é puramente Prog Metal com evoluções marcantes, cheias de crescentes e intricadas notas de guitarra, baixo e bateria, que retomam em seus instantes finais sua parte viajante inicial.

    Na sétima, que é Secret Worlds, Phellipe Henriques ataca com um vigoroso riff de guitarra e vocalizações mais normais narrando mais um trecho da história, que aí é necessário estar com o encarte nas mãos para captar suas mensagens. Mas, o 'appeal' da canção está mesmo nas viradas calmas e nos seus dedilhados, que dividem este som, evidenciando desta maneira, a categoria do músico. Em Challenge Of The Gods, Phellipe Henriques dispara sua mais pesada composição de Signs Revealed, cujo andamento está mais acelerado e intrínseco ao ritmo ditado por sua guitarra, de onde ele tirou reluzentes solos. Mas, não pense que só o criador assume o destaque, pois, ele e o 'baterista misterioso' cravaram uma atuação de gala nesta faixa que encerra-se nos calmos dedilhados.

    Alternative Fields aparece com um solo de guitarra que vai ganhando força em seu decorrer e traçando a linha que seria seguida a música, que está mais fortificada em seu ritmo, entretanto, como se trata de um Prog Metal, encontramos significativas modificações mais intrigantes, que nos deixam curiosos(as) aonde vão chegar enquanto Phellipe Henriques canta seus versos. Ahhh... e chegam em solos exuberantes de guitarra.

    Os primeiros acordes de Endless Hope já denunciam seu aspecto mais reflexivo na combinação de dedilhados na guitarra e leves toques na bateria, porém, pouco depois de quando Phellipe Henriques começa a cantar, a música ganha seu vigor para mostrar a atmosfera conflitante de seus personagens neste epílogo de Signs Revealed e lógico, sempre produzindo ótimas viagens.

    Como todo álbum de qualidade que é centrado no Prog Metal, este Signs Revealed não é absorvido em sua totalidade logo na sua primeira audição, sendo necessárias muitas outras, pois, a mente por trás do Mindcrafter soube como criar partes introspectivas, melodiosas, melancólicas, pesadas, complexas, sendo que todas estão aliadas a linhas de vocais diversas e atraentes nas interações de seus personagens, e óbvio... tudo muito bem gravado. Em suma, Signs Revealed deixa claro o potencial de mais outro nome do Prog Metal Brasileiro que devemos prestar bastante atenção, ainda mais caro leitor(a), se você curtir nomes com Symphony X, Dream Theater e Rush.
Nota: 9,0.

Sites:  http://www.mindcrafter.com.br/, http://www.facebook.com/mindcrafterband,
http://www.reverbnation.com/mindcrafter e http://www.youtube.com/user/mindcrafterband?feature=watch.

Por Fernando R. R. Júnior
Junho/2016

Voltar para Resenhas