Mika Jaxx- Angel's Wings
11 Faixas - Independente - 2016

    O guitarrista Mika Jaxx do Sioux 66 ( que ocupou o posto entre 2011 a 2018 ) disponibilizou pouco depois do lançamento do cd Caos ( leia resenha ) o seu primeiro álbum solo, que recebeu o nome de Angel's Wings. Sua produção é assinada por Henrique Baboom e o guitarrista Mika Jaxx, a mixagem e masterização é de Brendan Duffey em trabalhos que foram realizados no Green House Studios e no Toque Final Mix em São Paulo/SP e no Brendan Duffey Audio em Davis/Califórnia nos EUA.

    Angel's Wings está embalado em digipack triplo de luxo em tonalidades de vermelho, preto, branco e cinza, cores que também fazem parte dos encartes com fotos de Mika Jaxx, suas guitarras Gibson, Fender e Gretsch, seus amplificadores e demais equipamentos. Na capa criada por Gustavo Sazes temos o guitarrista com seu visual Hard/Glam Rock segurando uma Gibson Les Paul Standart à frente de um carro clássico.

    Nas faixas de Angel's Wings onze canções temos onze canções instrumentais sendo nove autorais e três versões na linhagem Hard Rock de Mika Jaxx, porém, como acontece em álbuns solo de guitarristas, com direito a explorar outras vertentes para exibir sua técnica no instrumento com canções envolventes.

    A pesada Footsteps abre Angel's Wings com toques no baixo e saborosos solos viajantes feitos na guitarra onde Mika Jaxx exibe muita habilidade e dosagens de melodia na quantia certeira agradando aos exigentes fãs de músicas instrumentais com muita facilidade. Depois em Angel's Wings, ele nos mostra que a canção título é tranquila, gostosa de se ouvir e que mesmo sendo uma balada contém momentos para exuberantes solos de guitarra, que serão melhores apreciados de olhos fechados. Aos dedilhados de violão e depois aos solos mais robustos já na guitarra temos a esbelta balada Black Rose, que passa muita emoção a cada nota, além de muita serenidade em sua execução, que te conquista e provoca uma satisfação em ouvir suas animadas harmonias se tornando a minha favorita desta trinca inicial.

    Para Close To Heaven, o ritmo favorece o aumento dos solos que fazem um novo convite para se fechar os olhos e imergir nesta formosa linhagem ao fundo desta composição que dever ser considerada com uma das melhores do cd. A conhecida e pulsante Nightrain do Guns'n'Roses foi inclusa em uma marcante versão instrumental em que ao ouvi-la desejamos ser o seu vocalista e cantar seus versos durante os seus solos de guitarras em que Mika Jaxx divide-os com o convidado Celso Júnior. Em seguida é executada a emocionante Never There, que apresenta modificações bem interessantes em seu decorrer que a tornam mais pesada e repleta de consistentes melodias resultando em momentos de Heavy em um verdadeiro desfile de solos, que terminam mais calmos.

    E por falar  nisso, Mika Jaxx suaviza o clima novamente com sua versão de Beautiful das cantoras Christina Aguilera e Linda Perry, que causa um sentimento de paz em sua audição, mesmo quando a eletricidade de seus solos são elevadas. Sempre caprichando nas melodias que fazem parte Take It Back, que até são detentoras de mais peso, Mika Jaxx traz até os nossos ouvidos um delicioso momento para uma reflexão com esta oitava faixa de Angel's Wings.

    Novamente navegando por linhas tranquilas e providas de longos solos de guitarras chegamos na viajante e, porque não dizer, Progressiva Back 2 You, que é a mais longa do cd ( com mais de oito minutos ) e para mim disparada a melhor do álbum; confirme sentindo a singela beleza de cada solo tocado por Mika Jaxx e como cada um deles vão te capturar sem fazerem o menor esforço te levando para um outro lugar em sua imaginação.

    Composta por Breit Anderson e Bernard Butler do Suede, a balada #Evee 107 também ficou deveras elegante e é uma encantadora experiência a sua audição. Para encerrar este grandioso Angel's Wings, Mika Jaxx optou pela formidável canção Decay, que é mais lenta e exibe incursões acústicas junto aos seus solos de guitarras, que lhe concedem assim, as suas cativantes melodias, que despertam o desejo de colocar o álbum para ouvir inteiro novamente e degustar mais uma vez suas belas canções.

    Mika Jaxx foi acompanhado neste cd por músicos como Arthur Martin Foster ( baixo e bateria ), Henrique Baboom ( bateria e teclados ), Neto Romão ( bateria ) Danny Scol ( bateria ), Dieego Lessa ( baixo ), Richard John Lintulahti ( teclados ) e Sérgio Spínola, que em cada canção ofereceram ao guitarrista o ambiente instrumental fascinante para que cada solo feito por ele brilhasse ainda mais. Fãs de nomes como Joe Satriani, David Gilmour e Slash mergulhem seguramente em Angel's Wings e divirtam-se com o talentoso Mika Jaxx, que apesar de ser virtuoso no que faz com suas guitarras conseguiu trazer simplicidade e um raro prazer ao ouvir seu álbum solo.
Nota: 9,5.

Por Fernando R. R. Júnior
Setembro/2020

Site: https://mikajaxx.com.
Facebook: https://www.facebook.com/mikajaxx.
Instagram: http://www.instagram.com/mikajaxx.
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCP0NcUkkzCopBlAlrf1MTKA

 

Voltar para Resenhas