Metalizer - Your Nightmare
 10 Faixas - Black Legion Prod - 2015

    A banda de Thrash Metal de Nova Odessa/SP Metalizer começou suas atividades em 2004 e no ano seguinte já lançou sua primeira demo chamada Eletric Homicide. Neste período, a banda estava estabilizando seu line up, e ainda assim, em 2006 outra demo veio a tona, agora a Weapons Of Metalization.

    Para 2013, o Metalizer finalmente lançou o seu debut cd, cujo título é The Thrashing Force e em 2015 saiu o segundo full length, nomeado como de Your Nightmare e assunto desta resenha, que foi gravado por Sandro Mauês nos vocais, Douglas Lima na guitarra, Nilão Pavão no baixo e Thiago Cruz na bateria e backing vocals no Mix Studio em Amparo/SP, onde também aconteceu a mixagem feita por Fábio Ferreira. A capa que mostra um personagem aprisionado em seu próprio pesadelo é de Fernando Lima da The Most Destructive Art e todas as letras contam com a sua tradução em português no encarte, o que é deveras interessante.

    Os rápidos riffs de guitarra, que se unem ao ritmo intenso do baixo e da bateria trazem Sandro Mauês vocalizando com raiva o frenético rolo compressor de Thrash Metal presente em Weapons Of Metalization em uma letra bastante interessante sobre as conquistas dos headbangers e possui um estilo para fãs do Exodus chaparem suas cabeças já de primeira. Depois, o Metalizer ataca com a My Cage, que exibe ótimas variações instrumentais até que seu andamento Thrash arrasa quarteirão aparece e não pare mais em uma letra que trata sobre escapar da cela onde nossos problemas nos cercam e enfrentá-los com o vocalista cantando de forma agressiva como a música pede, porém, vale dizer também que ele também aplicou alguns agudos que me lembraram do estilo do King Diamond.

    Em Steet Dog, o ritmo incansável do quarteto prossegue esmagando com tudo em um contagiante Thrash, que apresenta sons de rua com alguns latidos em algumas partes, passa por mais velocidade em seu percurso em uma 'rifflerama' impressionante feita por Douglas Lima até terminar com mais latidos.

    E aí está conseguindo curtir e ficar parado? Não? Bem durante a quarta do cd, cujo título é A Bridge Across Time And Space creio que também não conseguirá... muito pelo contrário... é provável que acabará 'bangueando' durante suas mudanças de andamento, que estão ora mais acelerados, ora mais cadenciados, além de exibir solos melodiosos na guitarra de Douglas Costa e muitas vocalizações agudas e fantasmagóricas de Sandro Mauês nesta letra mais introspectiva.    

    A velocidade se mantém com Still Alive, com uma linhagem Thrash, entretanto, com bateria destruidora, vocais quase Heavy e riffs envolventes em uma letra que trata sobre a perseverança em continuar com a banda ante as dificuldades que sabemos que são encontradas, mais biográfica impossível.

    Sem descanso, mesmo quando executam uma canção instrumental como é o caso de Cause And Effect, o Metalizer continua nos provocando o desejo de 'banguear' ao som de seus solos de guitarra, sua vigorosa bateria comandada por Thiago Cruz e seus marcantes solos de baixo, cortesia de Nilão Pavão. Entretanto, a surpresa vai para os dedilhados no violão de Sandro Mauês juntos a um solo mais suave de guitarra nos momentos finais.

    Retomando a aceleração com uma letra ácida, Zombefied Generation conta com a participação nos backing vocals dos demais integrantes em um ritmo cortante de bateria, baixo e guitarras tocados de forma que servem para martelar sua cabeça e que só vai parar no término da música, inclusive, o vocalista novamente canta com uma agressividade descomunal sua letra. Exibindo linhas cadenciadas, Wake Up marca a oitava de Your Nightmare com ótimas evoluções instrumentais ( alternando ritmo, velocidade e cadencia na medida certa ) aliadas ao poderoso vocal agudo de Sandro Mauês em uma letra que aborda o tempo que se perde dentro de um ônibus em uma grande cidade e a falta de vergonha na cara de nossos governos em resolver essa situação.

    E o trem desgovernado sonoro do Metalizer continua com sua impetuosidade em Preachers Of Hate com seus versos criticando os falsos religiosos, que só desejam enriquecer através de uma canção simplesmente matadora em sua parte instrumental.

    No encerramento temos a devastação completa contida dentro de Life Is Your Nightmare, composição totalmente furiosa, seja no ritmo da trinca baixo, bateria e guitarra ou nos vocais, mas, que inteligentemente sofre algumas alterações que privilegiam a forma insana de sua condução, além dos gritos agudos e agonizantes do vocalista nesta letra sobre um pesadelo, que empresta parte de seu título para o cd.

    O Metalizer está de parabéns com este álbum Your Nightmare, que será de acordo com o esperado pelos fãs de um Thrash Metal direto, rápido, intenso, e mais... que durante todos seus minutos torna-se difícil respirar sem sacudir o pescoço. Se curtes nomes como Exodus, Forbidden, Kreator, Testament e afins, que praticam os moldes mais Old School do Thrash Metal, este cd "sangue no zóio" será sua pedida.
Nota: 9,5.

Sites: https://www.facebook.com/metalizermetal, https://www.youtube.com/channel/UCLrcactHLzv_sd2LFy6wRKA,
https://soundcloud.com/metalizer-thrash e http://www.purevolume.com/bandametalizer,

Por Fernando R. R. Júnior
Fevereiro/2016

Voltar para Resenhas