Mariposa - Use O Assento Para Flutuar
12 faixas - 2007 - Independente

    O Mariposa é uma banda originada na cidade de São Paulo/SP no ano de 2000 e desde então a ideia era de realizar um stoner rock cantado em português. Em 2006, Judaz nos vocais e guitarra, Mondrian na guitarra, Rosalem no baixo e Ramirez na bateria, começam as gravações no estúdio Mariposa ( de propriedade da própria banda ) do primeiro álbum,  intitulado Use O Assento Para Flutuar ( lançado de forma independente em 2007 ) resultante de uma parceira dos músicos com George Grenier ( que também atuou na mixagem ao lado de Silas Fernandes ).

    Use O Assento Para Flutuar é aberto com Homem Bomba, que exibe uma competente pegada de guitarra devidamente acompanhada pelo baixo em uma forma bem rock´n´roll ( lembrando um pouco do Golpe de Estado, especialmente pela forma de cantar de Judaz ), mas bem viajante. Em seguida, temos Paraíso Artificial com a exibição de linhas mais complexas, melodias bem interessantes e surreais destacando o peso dado pelo baterista Ramirez. A Beira do Vício traz o baixista Rosalem e os guitarristas Mondrian e Judaz criando um ritmo envolvente que é melhorado ainda mais quando o vocalista aproveita e realiza uma ótima evolução neste stoner com muito rock´n´roll. Olhos Vermelhos mantém a linha de guitarra e baixo tocados propositalmente mais relaxados, isso traz um rock´n´roll mais pesado.

    Mais sossegada, porém, com a presença distorcida das guitarras temos Me Faz Bem, cujo refrão é simples mas sabe cativar o ouvinte. Como Ninguém é uma sonzeira rock´n´roll relativamente romântica ( aos padrões do Mariposa, é claro ). Esta sexta faixa de Use O Assento Para Flutuar possui um ótimo  andamento, exibe um grande trabalho do quarteto paulista e é junto com Space Cake um dos destaques do cd. Em Eu Não Sei, Rosalem extrai notas pesadas do seu baixo que são amparadas por muitos repiques na bateria de Ramirez e por solos competentes da dupla de guitarristas. Quando os vocais de Judaz entram de forma quase falados chegamos a outra letra viajante do disco com evoluções que capturam o ouvinte.

    Abrindo com a bateria em notas altas, vocais propositalmente roucos e ritmo mais devagar temos, o rock´n´roll viajante de Space Cake, faixa que chamo sua atenção para que atende seus ouvidos no refrão e nos solos de guitarras. Peiote começa com um repique na bateria e logo em seguida, mostra os dedilhados nas guitarras que envolvem e desenvolvem a atmosfera da música de uma maneira que facilita para fechar os olhos e soltar a mente. Medo De Si Mesmo tem o baixo de Rosalem em evidência com toques mais graves que são rapidamente acompanhados pelos guitarristas em solos que 'casam' perfeitamente na construção da música. O cover do Secos & Molhados é a seguinte, sendo que a versão mais stoner para O Doce e o Amargo ficou muito boa por sinal, e é claro, não deixa de ser uma bela homenagem a esta clássica e importante banda do rock brasileiro. Autodestruição é a faixa que encerra o debut do Mariposa com guitarras mais graves que vão explodir em um rock´n´roll rápido, distorcido e pesadão cuja letra volta a flertar com indiretamente com entorpecentes para compensar perdas emocionais.

    E detalhe: o cd  vem com uma caixa de fósforos personalizada e um pedaço de papel de seda.  Ficou curioso? Então, ouça o disco e você com certeza irá descobrir porque. E apesar de pertencer a família do stoner rock, o que você irá encontrar em Use O Assento Para Flutuar é um rock´n´roll cheio de viagens e bem gostoso de ouvir.

Sites: www.mariposamusic.com.br, www.lastfm.pt/user/mariposamusic e www.myspace.com/mariposarock
 

Por Fernando R. R. Júnior
Janeiro/2009

Voltar para Resenhas