Machinage - It Makes Us Hate
9 Faixas - MilDisc Records/Gear Records/Voice Music - 2012

    Meu primeiro contato para valer com o Machinage foi no show de lançamento deste debut cd It Makes Us Hate. A ocasião era a data da última passagem do Sodom no Brasil ( leia resenha ) e disse para mim mesmo: "que Thrash Metal bem feito que eles fazem...". Para as gravações de It Makes Us Hate, Fábio Delibo ( guitarra e vocal ), Fernando Kump ( guitarra ), Adriano Bauer ( baixo ) e Ricardo Mingote ( bateria ) foram ao Mark Studio entre os anos de 2010 e 2011. Os processos de mixagem e masterização foram realizados no Porch Studio em Orlando/FL nos Estados Unidos por Tim Laud ( Soulfly e Cavalera Conspiracy ), que garantiu ainda mais qualidade ao som do cd.

    Fundada em 2007 em Jundiaí/SP, o Machinage já possui um currículo muito interessante, pois além do Sodom neste ano, eles já abriram shows para nomes como Overkill, Dismember, Sepultura, Angra, Tim Ripper Owens, Almah e Torture Squad. Pouco tempo de banda, mas muita experiência de palco, fato que é muito bom em se tratando de uma banda em terras tupiniquins, e antes de falar das músicas vale lembrar que a ótima e caótica capa é de João Duarte.

 A percussão e os dedilhados envolventes de Rise Of The Souls abrem o cd para que Next Victim libere o poderio do Thrash Metal rápido desta banda de Jundiaí/SP, que recebe nesta música o guitarrista do Korzus, Antônio Araújo, para solar sua guitarra junto a Fábio Delibo e Fernando Kump e então vemos porque a banda deixa claro a habilidade de suas ótimas linhas pesadas, que são muito bem vocalizadas por Fábio. Em seguida, somos apresentados à Envy, que possui uma linha cadenciada mais densa e que ganha bastante energia com os solos de guitarras em uma ótima base proveniente do baixo e bateria, e claro, temos também mais uma vocalização de qualidade de Fábio Delibo. O que ouvi até agora, me faz dizer sem pestanejar: que sonzeira que temos com o Machinage!!!

    Com estimulantes toques no baixo de Adriano Bauer e nas guitarras de Fábio Delibo e Fernando Kump temos o maravilhoso set instrumental de Anguish, que fica ainda melhor com as empolgadas linhas vocálicas em um clima muito cativante e pesadaço. O mais interessante em bandas como o Machinage é que seu caminho é sempre traçado pelo andamento das pontas de lança do Heavy Metal, ou seja, as guitarras, que mais uma vez trazem o ritmo que facilmente vai te conquistando, como é o caso de Mask Behind Come Lies e essa boa sensação é aumentada quando Fábio Delibo começa a cantar seus versos e conclamando você a participar junto com a banda ( seja cantando ou agitando... ).

    Com dedilhados que são substituídos por riffs mais pesados que seguem para uma ótima evolução sonora temos a sombria Belief, a sexta de It Makes Us Hate, mas o que chama a atenção mesmo é a surpreendente virada mais acelerada da música.

    Novamente o baixista Adriano Bauer começa com seus bons toques para ir gradativamente recebendo os riffs de guitarras e bateria garantindo assim, o peso de Cold 3rd War com seus vocais poderosos e firmes em mais uma ótima composição do Machinage, que exibe seus guitarristas solando com muita categoria e lembram bastante do Megadeth. Como uma rápida artilharia Fábio Delibo e Fernando Kump disparam toda a salva de solos de Is This The Way?, que é a mais agressiva e veloz faixa do cd. Confirme prestando atenção na raiva que o vocalista Fábio a canta. A última de It Makes Us Hate é a explosiva Tides Of War e é executada a todo vapor com a grande técnica do quarteto, que sabe elevar seu poder de entreter o fã a cada nota realizada. Preciso dizer que os solos de guitarras novamente exibem muita categoria? Enfim, é o excelente encerramento de um brilhante trabalho.

    É sabido que temos qualidade de sobra nas bandas brasileiras e o Machinage é um exemplo das que fazem um Thrash Metal dos bons, direto e sem firulas, tanto que não é por acaso que eles já realizaram uma tour pelo Estados Unidos. Resumindo: ouça It Makes Us Hate, confirme a qualidade de seu Thrash Metal e inclua o cd na sua coleção sem medo, de preferência após assistir um show da quarteto.
Nota: 9,5.

Sites: www.machinage.net e www.myspace.com/machinage.

Por Fernando R. R. Júnior
Setembro/2012

Voltar para Resenhas