Lottors - Mirage
14 Faixas - Independente - 201
4

    Formada em São Ludgero/SC em 2007 e com a intenção de misturar a agressividade de um Thrash Metal com o MetalCore e o Progressivo, que pela definição da própria banda é um Metal Experimental, o Lottors firmou seu line-up no ano de 2009 e em agosto de 2014 lançou seu primeiro cd intitulado como Mirage, que foi composto por João Augusto no baixo e vocais, David Schlickmann na guitarra e Júlio Duarte na bateria.

    As gravações, mixagem e masterização são assinadas pelo guitarrista David Schlickmann e realizadas no Kalid Studio em São Lugero/SC entre dezembro de 2012 e janeiro de 2014. E antes de entrar nas músicas, quero destacar também a capa, que possui um estilo surreal criado por Carlos Fides no Artside Digital Studio ( que já criou as capas discos do Shaman, Bad Salad, Rafael Bittencourt e Noturnall ).

    Com toques que passam uma certa melancolia, vozes de personagens da história ( aqui com Caroline D. G. Nazário Schlickmann e David Schlickmann nas vozes de respectivamente Elize e Otto ) e um crescente voltado para um Prog Metal mais pesado, especialmente pelos toques combinados de baixo, guitarra e bateria, Mirage I. Glass Mind abre o cd com o trio tecendo ótimas melodias, que criam o clima para seus vocais agressivos se conectem na esmagadora Beatiful Confusion sem que se perceba e sempre com uma enorme técnica exibida, e aqui já temos os vocais raivosos de João Augusto exibindo o lado furioso do trio, mas o destaque aqui vai para a atuação do baterista Júlio Duarte, que com uma imensa técnica mostrou que deseja quebrar tudo.

    E este ritmo irá se ligar a um solo de guitarra e aí já estamos no andamento muito rápido e agressivo de Dominated ( Like A Sun Burning Into Mercury ), que é vocalizada com muita cólera por João Augusto ( responsável também pelas narrações ) em meio à inúmeras variações caóticas de andamento e que contam com o guitarrista David Schlickmann fazendo os vocais do personagem Otto. E por conta desta terceira faixa ser muito curta chega quase que instantaneamente a fúria incontida de All The Rest Of Forgotten Ashes, que é vocalizada com muita cólera por João Augusto em meio a variações caóticas no andamento, que exibem trechos que lembram um New Metal. Prosseguindo esta atmosfera, mas agora de forma mais cadenciada, porém, com muitas modificações de ritmo e vocalizações sempre agressivas, temos a complexa Broken Bird e são exibidos aqui alguns vocais limpos junto a muitos 'triggers' e pedais duplos na bateria, além de um peso significativamente nervoso de baixo e guitarra, num estilo que certamente foi inspirado pelo Dream Theater.

    Para viajar um pouco, entretanto, uma viagem sombria, temos a curta e sinistra Mirage II Reflections, que prepara com suas linhas instrumentais, com ênfase nos teclados do convidado Ramon "Bob" Martins, o que receberemos do Lottors em seguida: a muito técnica e bastante elaborada Pot Of Greed, que possui vocalizações agressivas - com alguns versos limpos em português - aliadas à todas variações instrumentais complexas que são executadas, que chegam a um final matador de tão colérico que é seja nos vocais ou nos demais instrumentos.

    O interlúdio obscuro criado na instrumental Crossing My Eyes conduz com suas linhas quase calmas para a seguinte, que é iniciada com toques envolventes do baixista João Augusto e aí ele possa apresentar a fusão do Prog Metal com o Death Metal, deixando claro nesta What I Left To Bleed? todo o poderio que o Lottors deseja passar com uma facilidade enorme, pela intrínseca técnica do Prog com a violência do Death e o faz com categoria, deixando a música agradável e pronta para se batera a cabeça.

    Em Is This Imported? ouvimos sons que criam um cenário com conversas até que, calmamente, os diálogos entre seus personagens representados aqui pela Caroline D. G. Nazário Schlickmann nas vozes de Elize, Camila D. G. Nazário como Susan, Orlinda K. Schlickmann fazendo a Jessy e David Schlickmann como Otto. E assim somos levados para seu crescente, que recebe habilidosos solos de guitarra feitos por David Schlickmann, que vão sem conectar na longa Faceless, que é dotada das variações comuns aos Progrs, porém, com as dosagens de ódio depositadas com perfeição pelo Lottors, que exibe trechos para se quebrar tudo e sair abrindo roda até que se acalme novamente e produzindo um ótimo momento para viajar. Impressionante como o trio conduz as falas, os vocais, o baixo, a bateria e a guitarra a cada momento desta décima primeira faixa de Mirage, que fará o fã de Prog Metal arregalar os olhos.

     A minúscula Mirage III. The River ( Reprise ) apenas prepara com suas linhagens progressivas e pesadas, muito bem interligadas tanto com a anterior quanto com a seguinte para a continuação do cd, pois sai do final pesado de Faceless, vai ficando calma e então começa a ganhar peso e evoluções instrumentais exuberantes. É o Lottors não demorou mais de um ano nos processos de mixagem, masterização e gravação deste álbum à toa e comprovando mais uma vez isso, Disillusion To Another Clown te mantém totalmente aceso a cada nota, a cada vocalização, a cada riff... o tempo todo em trechos que são um misto de Prog Metal, com vocais sempre muito revoltados numa linha de Slipknot em algumas partes, muita habilidade na bateria, baixo e guitarra, de forma a deixar a cara do Lottors muito bem exibida nesta música.

    Para encerrar esta primorosa obra temos The Water Is So Deep ( On Eternal Circle ), que traz linhas mais calmas com uma presença dos teclados de Ramon "Bob" Martins e que são somadas as vocais calmos em um ritmo bastante progressivo e que possui a introdução inicial para marcar seus últimos momentos e como esta música deixa claro, retornar ao ciclo inicial.

    O Lottors criou neste Mirage um disco denso, coeso, extremamente bem gravado que deve-se ouvi-lo inteiro, pois suas cativantes letras de agressivas melodias e sempre com soberba técnica estabelecem uma interação com o fã muito grande, que se torna um verdadeiro desfrute para quem aprecia um som com influências de Dream Theater e Opeth.
Nota: 9,5.

Sites: http://www.lottorsmerch.com.br/

Por Fernando R. R. Júnior
Março/2015

Voltar para Resenhas