LandWork - The Stand
11 Faixas - Independente - 2013


    A origem do LandWork remonta a 2009 na cidade de Blumenau/SC quando os cariocas Johnny Israel ( guitarra ) e Thiago Chocolate ( bateria ) junto com os catarinenses Rian Raul ( vocal ) e Abel Dias ( baixo ) criaram uma banda com o intuito de misturar influências como Led Zeppelin com Pantera e também com Alice In Chains e Soundgarden no seu som. As gravações do primeiro álbum da banda intitulado The Stand foram realizadas no Studio Mercury no Rio de Janeiro/RJ e a mixagem feita por Deny Bonfante no RVB Studios em Blumenau/SC. Para o processo de masterização o LandWork foi ao Magic Master no Rio de Janeiro/RJ.

    Com alguns sons de ventania, que trazem a ideia incrustada na ótima capa de The Stand desenhada por Daniel Lima, temos a faixa de abertura intitulada Blood, que tem seu clima rompido pelo solo de guitarra de Johnny Israel em evoluções que alternam alguns momentos mais rápidos com outros mais cadenciados e sempre com muita agressividade dos vocais de Rian Raul. Em Fly Away, o LandWork começa de uma forma mais raivosa e dá para se perceber a linha moderna do Heavy Metal que alicerça o jeito de Rian Raul ir cantando. Entretanto é mesmo difícil rotular a banda, porque antes do vigoroso solo na guitarra de Johnny Israel temos um momento mais introspectivo. Depois com The Fight recebemos a linha mais cadenciada feitas pelo guitarrista Johnny Israel, que recebe boas e cativantes incursões do baixista Abel Dias e do baterista Thiago Chocolate, que fornecem juntos a base para as boas vocalizações de Rian Raul, muito inspiradas pela cena Grunge dos anos 90.

     Em Back Off, Thiago Chocolate comanda o ritmo da música em sua bateria fazendo solos que estão inicialmente mais acelerados e que tornam-se mais cadenciados para que Rian Raul possa cantar com muita garra. E não posso deixar de destacar nesta quarta música de The Stand atuação cheia de categoria do guitarrista Johnny Israel. Novamente fazendo um ótimo trabalho na bateria, Thigo Chocolate dá a tônica para Turn Away, que continua com a pegada do The Stand em uma forma bastante contagiante, especialmente pela estilo que é cantada destacando-se o trecho em que o baixo de Abel Dias fica sozinho com os vocais de Rian Raul.

    Para a faixa título, The Stand, o LandWork decidiu entrar com um andamento intenso, que exibe muitas distorções e um vocal raivoso e preciso, além de muita categoria. Para No Control, o quarteto entra com uma linha de guitarra mais acelerada, que em seu desenrolar fica mais cadenciada, mas sempre buscando envolver quem ouve a música. Aliás, atente para o andamento que eles realizam em seu refrão e o tanto de distorção aplicada.   

    A oitava de The Stand é Screaming Again e é dotada de uma pegada que mantém o estilo cadenciado da banda mas desta vez, um tanto obscura e com distorções. Para One Way ouvimos o motor de uma motoca das grandes entrar em funcionamento para então o LandWork apresentar seu ritmo instrumental mais largado com boas vocalizações de Rian Raul que vão "te puxando" para mais próximo do som. Interessante também nesta faixa é o peso aplicado na guitarra de Johnny Israel em linha distorcida que não deve nada para um Black Label Society.

    Trazendo mais adrenalina e um pouco mais de velocidade temos Sunshine e nesta Rian Raul decidiu cantar com mais agressividade após a sequencia de riffs fortificados de guitarra, mas isso prossegue até que eles realizam uma mudança mais introspectiva e até um tanto viajante, mas sem perder sua linha alternativa demonstrada nos longos solos de guitarra de Johnny Israel. Look To The Sky inicia de uma forma mais Rock´N´Roll com distorções na parte instrumental e boas alternações nos vocais de Rian Raul, mas nesta última música de The Stand o que chama a atenção mesmo é o trecho onde vocalista repete o verso e a sequencia que temos em seguida, ouça e me fale.

    Com letras de temática religiosa e experiências de vidas dos músicos, The Stand marca a estreia em disco de uma banda que não é apegada a rótulos e que exibe seu som com vigor que agradará tanto os fãs dos anos 90 quanto os atuais. Se você se curte as bandas que eles foram influenciados provavelmente irá identificar os elementos que levaram elas ao sucesso e que podem garantir uma notoriedade maior ao LandWork.
Nota: 8,5.

Site: www.landworkband.com, http://www.facebook.com/LANDWORKBAND e http://www.soundcloud.com/landworkband/sets/landwork-the-stand/.

Por Fernando R. R. Júnior
Agosto/2013

Voltar para Resenhas