La Raza - Bem Vindos à La Raza
10
Faixas - Independente - 2017

    O La Raza surgiu em 2005 quando os amigos Alex Panda ( vocais ), Leco ( bateria ), Thiago Ticana ( guitarra ) se uniram a Juninho ( baixo ) e Daimon ( DJ/turntables ) com o propósito de montarem uma banda que misturasse as influências de nomes como Primus, Suicidal Tendencies, Red Hot Chilli Peppers entre outras, ou seja, uma sonoridade que passa pelo Rock'n'Roll, Rock Progressivo, Funk e Soul, uma grande aproximação com o Rap e o Hip Hop, além de transitar pelo Jazz e Blues.

    Neste período inicial, o La Raza se apresentou em tradicionais casas paulistanas como o Kazebre Rock Bar, Outs Club, Manifesto Rock Bar, Catedral Bar, entre outros e em 2007 lançou seu primeiro EP com cinco faixas, cuja ótima recepção garantiu 2.500 cópias vendidas em três meses, além de alcançar boas resenhas da mídia especializada.  

    Motivados, o quinteto preparou anos depois o seu debut cd, que recebeu o título de Bem Vindos à La Raza e contou com a produção de de Baffo Neto ( Project 46 ), Guilherme Steiner & La Raza. A mixagem e masterização ficou por conta de Dani Pampuri no NRG Recording Studios em Los Angeles/Califórnia nos Estados Unidos, sendo somente a bateria gravada por Jean Dolabella ( Ego Kill Talent ) e Andre Kbelo Sagiacomo no Estúdio Family Mob em São Paulo/SP, enquanto que o baixo, as guitarras, os samples e os scratechs foram registrados por Baffo Neto no Hoffman Studio em São Paulo/SP. Já os vocais ficaram aos cuidados de Michel Kuaer no Wah Wah Studio em São Paulo/SP.

    Na capa do cd temos os membros da banda em um cenário muito interessante com figuras que se relacionam com as letras das músicas em um trabalho realizado por Diego Rabujah com fotos de Denis Sono do design de projeto XtudooBze. As dez letras de Bem Vindos à La Raza são assinadas pelo vocalista Alex Panda e versam sobre o dia a dia dos integrantes da banda dialogando com o nosso cotidiano também, em especial, de uma grande cidade com seus problemas e criticando-os. Nestes 15 anos de banda, o La Raza já se apresentou ao lado de P.O.D., Limp Bizkit, Suicidal Tendencies, Sublime With Rome, Papa Roach, New Found Glory, Pitty, Cpm22, Dead Fish entre outros, o que demonstra a sua aceitação ante à muitos fãs.

    Na abertura temos a convidativa faixa título Bem Vindos à La Raza e com seus riffs pesados somos expostos ao som do quinteto com letras em português em um Pop/Rock com muito suingue no estilo de nomes como O Rappa, Charlie Brown Jr. e Skank, que são de fácil assimilação. Com uma evolução potente no baixo de Juninho, a fusão do Rap com o Rock acontece de uma forma contagiante em Na Contrapartida, onde em suas vocalizações percebemos influências de Planet Hemp, porém, com mais peso na guitarra, onde Alex Panda recebe o rapper Xis para dividir com ele os seus vocais de forma bem empolgante. A guitarra tocada por Ticana entra com força no início da terceira, a /BarraQuem?, mas são quebradas pelos toques de baixo e de bateria feitos por Juninho e Thiago, respectivamente, diminuindo assim sua intensidade, cuja letra muito interessante é vocalizada com muito feeling por Alex Panda e que recomendo uma atenção especial.

    A balada Atrás de Um Sonho exibe dedilhados tranquilos - até inesperados - que são amparados por uma bela melodia que será apreciada logo em sua primeira audição, onde percebemos os ótimos vocais de Alex Panda e também suas linhas instrumentais muito bem executadas pela banda, que se distanciam bastante do estilo da anterior e tornam o álbum mais agradável. Levemente mais acelerada e Rock'n'Roll, O Bem é a quinta de Bem Vindos à La Raza, onde os violões utilizados chamam a atenção, assim como o peso do seu refrão em uma variada canção, que é bastante envolvente, aliás, ouça-a e sinta como alguns de seus versos ficam na memória.

    Para Virar o Jogo, o La Raza faz uma introdução ótima e segura graças aos toques do baixista Juninho, que traçam o fio condutor da canção, que segue ambientada por partes de violões e que se tornam mais pesadas em seu decorrer evidenciando os solos de guitarra mais ao seu final fundindo com seus momentos de Rap, sendo que não posso esquecer de seus melodiosos vocais.

    Aliás, este formato se intensifica na O Dia Que o Pai Chorou, que basicamente é uma sucessão de solos robustos na mais pesada música deste Bem Vindos à La Raza, que marca a participação de Badaí do CPM 22 nos vocais junto a Alex Panda. O La Raza soube aliar o peso e a melodia com competência neste trabalho, como pode ser comprovado também em Pra Onde Seguir? em que eles nos expõem a outra encorpada composição, que tem Caio Macbesserra do Project 46 para dividir os vocais com Alex Panda, sendo que o convidado é o responsável pelos vocais furiosos.

    Retratando a sua visão da periferia, que cá entre nós está correta, Caos da Paz é consideravelmente fortificada e mergulhada no lado mais Hip Hop do La Raza, porém, tocada com muita habilidade pela banda te fazendo pensar nos problemas exaltados em sua ácida letra. No término de Bem Vindos à La Raza temos Cai Dentro, outra que assim como a anterior é mais direcionada ao Hip Hop, porém, em ambos os casos, o quinteto dispara canções repletas de força devidamente combinadas com baixo, guitarra e bateria com os efeitos produzidos pelo DJ Taimon.

    Lançado no Dia Mundial do Rock de 2017 ( 13 de julho ) Bem Vindos a La Raza apresenta um álbum que vai muito além do Hip Hop e aliou muito precisamente ao Heavy Metal com solos robustos, vocais eficientes, baixo poderoso em cada uma de suas criações. Para os fãs de Heavy Metal em geral, este disco pode gerar uma certa estranheza, mas, se você caro leitor(a) tiver a mente aberta para outros estilos e fusões feitas com precisão em um disco, vale conhecer o La Raza que é definido pelos músicos da seguinte forma: "Não somos uma banda, somos 5 manos NA CONTRA-PARTIDA, só na responsa em paz e curtindo a vida. Mas pode chegar que a gente é do bem!!!"
Nota: 8,5.

Por Fernando R. R. Júnior
Fevereiro/2020

Site: http://bandalaraza.com
Facebook: https://www.facebook.com/LaRazaOficial/    
Instagram: https://www.instagram.com/larazaofficial/   

 

Voltar para Resenhas