Korzus Ao Vivo 1985
Voice Music - 24 Faixas
 

  1985: O heavy metal começava a efetivamente a nascer no Brasil, afinal, um ano antes tivemos o Rock In Rio com atrações que mostraram o ' som pesado ' para muitos de nós e os paulistanos do Korzus ( banda que tem uma importância para o heavy metal paulista assim como o Sepultura tem para o mineiro ) que divulgaram a força do metal brasileiro em várias cidades, após terem participado da lendária coletânea SP Metal II da Baratos Afins, lançam em 1986 pela Devil Discos o álbum Ao Vivo 1985, e a Voice Music está relançando este trabalho com muitos bônus.

    Como o título deixa bem claro temos um registro ao vivo dos primeiros shows da banda logo no seu começo há mais de 20 anos e com toda energia da época. A banda que teve o início de suas atividades no ano de 1984 com Marcelo Pompeu nos vocais, Sílvio Golfetti e Eduardo Toperman nas guitarras, Dick Siebert no baixo e Maurício Brian na bateria, prossegue com o núcleo formado por Silvio Golfetti e Marcelo Pompeu até os dias atuais com algumas mudanças na formação durante o passar dos anos.

    As primeiras 7 canções do disco concentram na digitalização de uma fita cassete do produtor Antônio Celso Barbieri, mas o que chama mais atenção desse trabalho é a essência do momento, a força e o peso que o Korzus já imprimia em seus shows no longínquo ano de 1985. E segundo o que Silvio Golfetti assina no encarte do cd, mais que um registro histórico, este álbum ao vivo é um presente para os fãs que tem acesso ao potencial da banda nos seus primórdios. Neste trabalho todos poderão entender porque o Korzus já tinha o embrião para se tornar o expoente que é no heavy metal. Não posso deixar de comentar nesta resenha um pouco de cada faixa do disco, então vamos lá:

    Aberto com Guerreiros do Metal, onde vemos a rapidez, peso e a alta velocidade de guitarras, puro heavy metal dos anos 80. Depois temos Príncipe da Escuridão que é mais cadenciada e lembra um pouco o trabalho do Centúrias. Outra que se destaca é também rápida Caminhos Negros ( com vocais agressivos e solos metralhantes nas guitarras, algo que poderia considerar como proto-thrash ). Depois continuando a linha agressiva e rápida da banda temos Anjo do Mal, com guitarras soladas de forma estraçalhante e vocais agressivos que fizeram muitos jovens bangearem bastante. Dois momento marcantes são o cover de Evil Has No Boundaries do Slayer e Topperman Guitar Solo - com Eduardo Topperman realizando um solo com muita técnica e distorção na guitarra. Em seguida temos Ataque Sonoro com as esmagadoras guitarras de Eduardo e Sílvio em pleno funcionamento somadas a força dos vocais de Marcelo, repare também nesta faixa o peso obtido pelo baixo de Dick Siebert e a velocidade de Maurício Brian na bateria e sinta o poder deste clássico.


Korzus 1985

 

     Até aqui, nós temos o álbum Ao Vivo 1985 como ele saiu há vinte anos atrás, e da nona faixa em diante o que temos são as bônus tracks, que traçam a trajetória do Korzus desde então, aí meu caro leitor você ouvirá Suicídio, uma porrada death/thrash e o que é melhor, ao vivo.  Em seguida mais outra pesada e insana canção deste disco com Paraíso da Morte.

    Depois é a vez do demo Born To Kill colocado aqui com as músicas Beyond The Limits Of Insanity com o ótimo trampo do batera Betão Silegi e as guitarras de Sílvio e Marcello Nicastro; Living In Pain, que apresenta um andamento de thrash mais a Megadeth e uma grande fúria dos vocais de Marcelo Pompeu; outras duas que completam este demo de 1989 são a instrumental Born To Kill com fortes distorções na guitarra e a porrada Elm Street.

    Do Rehearsal temos Internally, com uma bela base de thrash bem pesado em mais uma outra selvagem sessão instrumental de 1993, nesta faixa com Ricardo Confessori na bateria e BS ( A Hole In The Head ) mais outro thrash instrumental matador com muitas guitarras aceleradas que dá para agitar bastante, mesmo sem os vocais. Depois é a vez de Live In Somewhere In com Short Lived - uma agressiva música que mostra vocais próximos a death numa linha bem extrema nas guitarras - e Last Meal - que apresenta um começo matador no baixo de Dick Siebert  acompanhado de perto pelas guitarras de Sílvio e Marcelo Nejen e isso para Marcelo Pompeu vociferar com força total. Um destaque à parte desta faixa é Fernando Schaefer massacrando sua bateria. A terceira de Live In Somewhere In é a rápida e pesada com Speak English Or Die, um impetuoso cover do Anthrax.   

     Chegando ao ano de 2000, temos do Live In Dub Studios três faixas: The World Is A Stage - que sinceramente me lembrou o som do Holocausto; PFLY - mais outra agressiva que já conta com Heros Trench comandando uma das  guitarras da banda e Kiko D´Castro nas baquetas e  Lost Man - mais um thrash/death extremo com toda a raiva possível de Pompeu e com ótimas viradas na guitarra.

    As duas seguintes são de um ano mais tarde, do Live At Da Tribo Festival: a primeira é BS ( A Hole In The Head ) - notadamente mais pesada e agressiva que a versão de estúdio deste disco e Namesake - outra maciça dose de notas extremas. A voz de Marcelo Pompeu fica mais agressiva a cada ano que vamos para o futuro nesta retrospectiva musical.  O álbum é encerrado com a cadenciada It Wasn´t Me, que é da demo de pré-produção de Ties Of Blood.

 

 

 

 

 

 

 

Korzus 2005

    Tenha certeza que foi a partir dos trabalhos realizados pelo Korzus ( uma verdadeira escola para muitas bandas ) que muita gente hoje em dia se envereda pelos caminhos do heavy metal. Para quem não ouviu nenhum trabalho destes paulistas, quer conhecer a trajetória de uma das mais importantes bandas brasileiras das últimas duas décadas, saber como eles cravaram sua marca na história do metal e ainda influenciam gerações e gerações de fãs, não tenha dúvidas meu caro leitor(a) este álbum Ao Vivo 1985 que passa por praticamente todas as formações e gravações do Korzus é altamente indicado para sua coleção.

Site: www.korzus.com.br

Por Fernando R. R. Júnior

Voltar para Resenhas