Kappa Crucis - Jewel Box
10 Faixas - 2009 - Independente

    Jewel Box é o primeiro álbum do Kappa Crucis, banda da cidade paulista de Apiaí formada em 1990 por F. Dória ( bateria e vocal ), G. Fischer ( vocais e guitarra ), R. Tramontin ( baixo e backing vocals ) e A. Stefanovitch ( teclados e backing vocals ). Foram praticamente 20 anos correndo pelo underground para chegar à este excelente lançamento de forma independente, que foi gravado e mixado no Ger Som Studio em Itapeva/SP por Gérson Carvalho e F. Dória ( entre 2007 e 2008 ) e masterizado por Joubert Depétris no Novalis Studio em Fort Myers Florida/EUA ( em 2009 ). O estilo do quarteto foi moldado no melhor do Heavy Rock com claras influências de gente do gabarito de Uriah Heep, Black Sabbath, Jethro Tull, Lynyrd Skynyrd e muitos outros, fatores que seriam suficientes para recomendar este cd para audição, mas vamos aos detalhes.

    Iniciada com efeito de água caindo para rapidamente tornar-se um rockão setentista, Back To The Water traz os bons vocais de G. Fischer que lembram e bastante do clima sulista de bandas como Lynyrd Skynyrd. Destaco também os solos de guitarra e atuação do tecladista A. Stefanovitch que fazem uma sonzeira envolvente e tocada com muita categoria, que são finalizadas em um Blues caipira, muito bom. Seguindo com uma linha Hard Rock mais pesada e muito bem trabalhada Merchant Of Illusions traz solos de guitarras mais "sujos" somados a interpretação compenetrada do vocalista G. Fischer. Uma característica muito interessante do Kappa Crucis está na realização daquilo que bandas como Lynyrd Skynyrd, Alman Brothers e tantas outras ainda fazem, deixar a música nos levar para novas fronteiras nos solos de guitarra viajantes.

    Parallel Lines é um 'rockão' rasgado que enfatiza a guitarra de G. Fischer e os repiques na bateria de F. Dória e com seus versos vocalizados com muita competência. Tenho que destacar também as passagens nos solos de teclados e guitarra que trazem o Rock´N´Roll sulista ao som do Kappa Crucis. A quarta é Faces e seus dedilhados mais suaves e viajantes seguem até que a guitarra e os teclados tragam a energia necessária para outra grande sonzeira do quarteto - mais uma vez exibindo a essência do mais puro Heavy Rock, com solos praticamente intermináveis que possuem um pé no Uriah Heep. Com efeitos que lembram o vento em um andamento mais calmo, Son Of The Moonlight concede um brinde aos fãs de uma balada com uma interpretação cheia de feeling na boa voz de G. Fischer ( que dá aquela vontade de acompanhar a letra ) e é amparado pelos toques de piano/teclados de A. Stefanovitch.

    Os teclados de  A. Stefanovitch entram montando o clima de Handcuffs e assim que a guitarra participa junto a bateria e o baixo de R. Tramontin sentimos a voz forte de G. Fischer exaltando a ótima melodia desta sexta música de Jewell Box, que tem seu final levadas progressivas que dão mais charme ao som. Os repiques de bateria Judgement estão aliados a guitarra ( com solos com distorção ) e aos teclados criando um 'jeitão' de Deep Purple misturado com Uriah Heep ao som do Kappa Crucis, especialmente pelos vocais de G. Fischer, e isso, sem mencionar as sutis pitadas de AC/DC. Isso tudo fazem desta música uma das melhores de Jewel Box. Beyond The Envy Torch é um Rock´N´Roll dos bons com evoluções marcantes na guitarra até que seus versos apareçam levando mais beleza a música nas competentes mudanças de andamento, que mais uma vez me relembraram do Uriah Heep.

    Loadstar apresenta os teclados viajantes com solos distorcidos de guitarra em um ritmo de baixo e bateria tão bom, que quando os vocais entram em cena, já estamos tão envolvidos com a melodia desta nona canção do cd que se ela fosse instrumental não seria problema. A 'saideira' é A New Seed com a guitarra de G. Fischer exibindo os mais pesados riffs de Jewell Box e as boas alterações que o Kappa Crucis impõe no seu ritmo a levam para a fronteira entre o Heavy Rock e o Rock´N´Roll pesado.

    Posso concluir seguramente que a caixa de joias do Kappa Crucis foi aberta e vale conferir o quanto antes, ainda mais se você caro leitor(a) for um apaixonado ( como eu sou ) na sonzeira Heavy Rock dos anos 70, fonte de inspiração deste criativo quarteto que tem tudo para despontar no cenário nacional. E finalizando uma curiosidade: tanto o título do cd quanto o da banda tem a ver com o espaço - o aglomerado NGC4755 conhecido como  “Kappa Crucis”. Outro nome do aglomerado de estrelas é The Jewel Box Cluster - que está distante 6.500 anos-luz da Terra na constelação Crux ( Cruzeiro do Sul ) - e é composto de cerca de 12 estrelas principais com tonalidades de azul, amarelo, laranja e branco, que fazem parte de um total de aproximadamente 200 estrelas tênues, fazendo a ligação espaço e Rock, os paulistas fizeram o som para viajar na curtição mesmo.
Nota: 9,0.

Site: www.kappacrucisband.com e www.myspace.com/kappacrucis

Por Fernando R. R. Júnior
Abril/2011

Voltar para Resenhas