Joey Summer - Written On The Horizon
11 Faixas - Avenue Of Allies Records - Importado - 2010

    Joey Summer começou a cantar ainda na adolescência com 14 anos e sua primeira banda foi com o irmão Geremias. Quando criou a banda de hard rock Arena ele conheceu o tecladista Daniel Lamas, seu parceiro até hoje. Os dois gravaram o álbum Nascer que foi cantado em português e o atual line-up da banda de Joey Summer, além dos dois citados, tem ainda os seguintes músicos: Markcell no baixo e Renan Martins na bateria, que são responsáveis pelo Written On The Horizon, lançado em 2010 com as participações de músicos do Street Talk, Jaded Heart e Catedral.

 

    A primeira música de Written On The Horizon é Rise Up com sua curta introdução de teclados exibindo o ritmo Hard Rock da canção, que é vocalizada com muito feeling por Joey Summer, responsável por registrar também os solos de guitarra com grande perícia em uma melodia muito agradável. A seguinte é Anymore e foi escrita por Michael Bormann e traz o convidado Michael Müller ( baixista do Jaded Heart ) em uma condução mais pesada e cadenciada, que pega o ouvinte logo na primeira vez que se escuta. Destaco nesta segunda faixa também os vocais em coro e o solo bastante melódico na guitarra.

    Para a faixa título Written On The Horizon, Joey Summer reservou uma passagem que apresenta aromas mais escuros e leves, mas isso, até que os riffs longos de sua guitarra abram o espaço para os seus vocais nos enalteçam com uma ótima base feita pelo baixista Markcell. Vale ressaltar que a música fica melhor a cada um dos seus minutos, e não é que o "vozeirão" de Joey lembra um pouco do que David Coverdale já realizou?

    Na seguinte os convidados são o brasileiro Júlio Cezar ( do Catedral ) no baixo, os suecos Göran Endman ( ex-Yngwie Malmsteen e Glory ) nos backing vocals e Fredrik Bergh nos teclados, e juntos eles realizam o ótimo cover de Don´t Beleive ( do Street Talk, 'casa' de Göran e Fredrik ) e consegue-se perceber o carisma e a aplicação dos vocais Joey Summer na música. E o seu ótimo refrão vai para sua cabeça rapidinho.

    Os teclados de Daniel Lamas criam a atmosfera mais melódica para a linda balada It´s Only Your Love, que exibe muita emoção cada verso cantado por Joey Summer, e como toda balada de Hard Rock, seu curto solo de guitarra traz aquela "melosidade" desejada por qualquer fã do estilo, isso sem entrar nos detalhes da técnica que é aplicada. As linhas de teclados de Lorea são voltadas para o Art Of Rock, enquanto seu andamento lembra o estilo vibrante do Asia que somado com as vocalizações e os riffs empolgados de Joey Summer, só poderiam resultar em mais um ótimo momento do cd.  

  I´ll Never Be Alone Again exibe a linha mais romântica de Written On The Horizon com dedilhados no violão e uma ótima percussão de Renan Martins que solidificam o alicerce para Joey aplicar sua voz e guitarra em uma canção que é o mais puro Hard Rock cheio de alto-astral e com aquele refrão grudento que tanto gostamos. Tables Turning é outra composição dos suecos Göran Endman e Fredrik Bergh do Street Talk em que Joey coloca seu estilo e deixa o ambiente mais jovial, ambiente aliás, que está presente por todo o cd Written On The Horizon. E caro leitor(a), se gosta de solos, preste atenção o que o músico faz na sua guitarra.

    Beating é outra canção mais Art Of Rock com pitadas de Pop, mas vocalizada com firmeza por Joey Summer que remete aos ótimos  tempos de bandas como o Def Leppard - com seu solo mais eletrificado ( especificamente no estilo feito no álbum Hysteria ) e muito backing vocals bem conduzidos. Brand New Day, assim como a anterior, tem muito da exuberante capacidade do AOR, só que um pouco mais pesado nos solos de guitarra de Joey Summer, que possuem também um pouco de distorção e algumas viagens. Rough Ride To Paradise foi composta por Kee Marcello ( ex-guitarrista do Europe ) e seus teclados e violão ambientam com muita sutileza o andamento da canção. Nesta bela melodia, Joey Summer deixa sua voz permear nossos ouvidos de forma gratificante e encerra brilhantemente Written On The Horizon.

    Seja cantando suas próprias composições ou interpretando canções de outros músicos, a verdade é que Joey Summer e banda estão devidamente prontos para entrarem no concorrido mercado do Hard Rock mundial e com isso, representarem o Brasil dignamente. Uma prova disso é que Written On The Horizon foi lançado pela gravadora alemã Avenue Of Allies Records e é tempo dos brasileiros ouvirem este ótimo trabalho.
Nota: 9,0

Site: www.joeysummer.com, www.myspace.com/joeysummer2009 e www.avenue-of-allies.com.

Por Fernando R. R. Júnior
Novembro/2010

Voltar para Resenhas