JEV
10
Faixas - Urca Music/Warner Chappel - 2017

    O JEV, banda que investe no Hard Rock teve sua origem no final de 2012 na cidade de São José dos Campos/SP, quando o vocalista Herbert Davis tinha um projeto nomeado como Jevally, uma junção das palavras Jerusalém com Vale ( ou Vally em inglês ), cuja abreviação se tornou JEV. De shows em festas e nas casas da região, os músicos foram conquistando mais público graças às composições autorais, porém, também sofreram uma instabilidade no line up neste período.

    Além de Herbert Davis, o JEV contou na gravação deste primeiro registro com Cleiton Soman na guitarra, Allan Tavares no baixo e Jéssica Alessandra na bateria, que em 2016 iniciaram a pré produção de seu álbum de estreia juntos com Glauber Ribat no Plugg'n'Play Studio em São José dos Campos/SP. A mixagem e a masterização ocorreram no Ribat Studios e na capa temos uma pessoa com as mãos nos ouvidos como se tivesse se assustado com a potência sonora da banda.

    Dentre as principais influências do JEV pode-se salientar nomes famosos do Hard Rock como Alice Cooper, Def Leppard, Duran Duran e Foreigner. O álbum foi lançado em versão digital e física em digipack pela Urca Music/Warner Chappel com apoio da Dunna Records.

    Ao som de batimentos cardíacos, se confundindo com os toques de bateria e também com a velocidade de uma corrida de automóvel ( típico ronco dos motores de Fórmula 1 ), a instrumental The Racing abre o cd e se liga no Hard Rock repleto de energia contido em Driver, a segunda que é pesada e possui seu ritmo orientado pelos riffs de guitarras, que produzem aquela atmosfera oitentista devidamente inspirada em um misto de AC/DC com Mötley Crüe e isso, garantirá a empolgação de ouvir esta canção logo em sua primeira audição. Consideravelmente eletrificada e dotada de um andamento rápido com as boas vocalizações feitas por Herbert Davis passando muita sensualidade e também sarcasmo, Move It Down eleva a vibração que sente-se neste trabalho, que ao chegar nos solos percebemos que o JEV demonstrou que sabe como deixá-los fluir para que a música nos contagie com facilidade, aliás, os timbres do vocalista refletem novamente a famosa banda de Los Angeles, que fez história no Hard Rock.

    Depois, hora de outra instrumental com Syren em que uma distorção alta, que sinceramente poderia ter sido cortada na mixagem ( pois, aparenta que o leitor do seu aparelho de som está com defeito e não "lê" o cd ) antecede a ótima Wildest Youth, canção que Herbert Davis envolve pela forma que canta seus versos e os demais também atuam muito bem, além de participarem nos backing vocals exibem também uma encorpada sonzeira puramente Rock'n'Roll ao percorrer um ritmo cadenciado e crescente, que nos remete novamente ao AC/DC dos anos 70 com uma nova junção com o Mötley Crüe, onde devo enaltecer o guitarrista Cleiton Soman e os seus fortes solos sempre latentes.

    Falando nisso, o comando do estilo cadenciado contido em Your Look é dele e da baterista Jéssica Alessandra, que deixam Herbert Davis à vontade para cantar despojadamente seus versos chamando nossa atenção ao ouvir esta música, cujas melodias aumentam e garantem uma maior satisfação. Com a intenção de suavizar um pouco, a balada When Is Love é sétima do álbum e é bastante robusta, muito devido aliás aos vocais de Herbert Davis, porém, como está nos moldes das baladas Hard Rock, o longo solo de guitarra tocada por Cleiton Soman está presente e aumenta o prazer de acompanhar cada trecho desta composição, cujo refrão detém um grande poder de fixar na memória.

    Em seguida, o JEV retoma seu estilo inflamável com Heaven, onde novamente sua condução é direcionada pelos riffs de guitarrista Cleiton Soman. Outro ponto forte desta oitava canção do cd é o seu marcante refrão e o seu ritmo festivo em que a guitarra 'ferve' deliciosamente. Para Over This Time, o JEV realiza uma ótima introdução antes que Herbert Davis cante seus versos ante a um ritmo voltado ao Rock'n'Roll 'ac/dcdiano' e pesado em que os solos de guitarra feitos por Cleiton Soman se tornam os protagonistas. Para fechar e consolidar esta estreia do JEV temos a animada Everytime I'll Loose My Mind ( Long Live Rock And Roll ), que é exibida em um formato cadenciado transbordando voltagem a cada riff, a cada verso, a cada toque na bateria e no baixo em que a  banda evolui e fez desta a minha favorita no cd. Não é demais dizer, que o seu refrão ficará na memória, pois, é daqueles bastante grudentos.

  

    Se o JEV mantiver a pegada sólida de seu Hard Rock e souber aparar algumas arestas como o caso da citada Syren com seus barulhos desnecessários, a tendência é que o quarteto possa crescer e alcançar posições maiores no cenário do Hard Rock brasileiro, que embora tenha muitos bons representantes, é sempre importante a adição de outros, e neste caso específico, caminhando na trilha do AC/DC e do Mötley Crüe, porém aplicando a sua própria dosagem de sarcasmo a cada uma de suas composições.
Nota: 8,5.

Por Fernando R. R. Júnior
Abril/2019

Site: https://jevband.com/
Facebook:  www.facebook.com/JEVband    
Instagram: https://www.instagram.com/jevband/
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCqmO4oA_xlTiLyhCYX4U1_w    
Twitter: https://twitter.com/JEV56558005     

 

Voltar para Resenhas