Ivan Busic - Rock And Road
13 faixas - Independente - 2013

    O excelente baterista Ivan Busic, que por mais de duas décadas comanda as baquetas do Dr. Sin - e responsável por lançar junto com a banda verdadeiros clássicos do Heavy Metal Nacional - decidiu se aventurar em seu primeiro álbum solo intitulado Rock And Road. Entretanto, neste disco Ivan Busic foi para o microfone para cantar cada uma das treze excelentes faixas que compõem o disco. Aliás, esse costume de tornar-se um frontman era comum durante os ensaios do Dr. Sin, foi incentivado pelo irmão Andria Busic, levado para os shows ao vivo da banda e agora resultou neste cd.

    Porém, não pense que Andria Busic ficou longe de Rock And Road, pois a produção é dele, assim como a gravação e a mixagem, que foram realizadas no Sonata 84 Studio em São Paulo/SP. Já a masterização ficou por conta de Atila Ardanuy e feita neste mesmo estúdio. A capa e encarte - que mostram estradas - foram idealizadas por Júlio Faria no Studio Digital Vision Arts traçam um perfil do som que está contido no cd.

   E o Rock´n´Roll dos bons começa com a encorpada The Love I Never Had com muitos repiques nos pratos, a sempre envolvente guitarra de Eduardo Ardanuy e com Ivan Busic cantando com personalidade lembrando os brazukas do King Bird, se não bastasse, esta primeira faixa conta com um lindo solo de gaita. Com Andria Busic no baixo e uma linha de guitarra mais Hard Rock temos Let´s Talk About Love, que destaca a participação de Luiz Sacoman nos solos de guitarra junto a Andria Busic. Nesta Ivan Busic canta de uma forma mais "largada" e muito gostosa de se ouvir.

    Dotada de um andamento mais acelerado You Rule My World exibe o baterista cantando com emoção e carisma este ótimo Hard Rock com profundas influências dos anos 80. Luiz Sacoman novamente se junta a Andria Busic e enriquece a melodia na hora dos solos de guitarras. Com uma linha mais "suja", que enfatiza o baixo de Andria Busic, Feel My Pain apresenta o 'swing' na voz de Ivan Busic e um certo flerte com o Soul, mas sem esquecer da ótima raiz de Blues.

    Silver Angel se farta com os ótimos backing vocals de Patrícia Romano e Vivi Keller, que participam no refrão e nos mostram um verdadeiro contive para se cantar com Ivan Busic, e nesta, temos o agora também vocalista se entregando completamente para tornar a música ainda mais emocionante.

    Com ares daquelas baladas que não podem faltar em um cd e com linhas acústicas que beberam do Country Rock recebemos o imenso feeling de Cry For Love, que é cantada com muita alegria por Ivan Busic. Na seguinte, ouvimos dedilhados no violão feitos por Andria Busic e vocais compenetrados de Ivan Busic na introspectiva Say No More, que mostra uma linha quase que religiosa e que encanta o ouvinte instantaneamente.

   Voltando ao frenesi de um Rock´n´Roll bluesado que te eletriza na hora, Rock Will Never Die destaca três feras da guitarras juntos: Andria Busic ( sim.. neste cd ele tocou guitarra e baixo ), Paulinho Corcion e Eduardo Ardanuy deixando o vocalista livre para cantar e tocar ( ele também comandou a bateria, lógico ) uma das mais emblemáticas músicas de Rock And Road, pois esta é de uma linhagem estradeira pura, aliás, uma canção assim ao vivo deve dar aquele "grau" que adoramos sentir. E nada mais nesta origem "Road", que um Blues acústico como podemos ouvir em Tonight Is The Night, que conta com Marcel Vezzarro ( The Dr ) na guitarra e nada menos que a lenda do Blues brasileiro Andre Cristovam no dobro. O mais bacana de um Blues acústico como este é que Ivan Busic injeta muita energia na música e no seu decorrer a transforma em um vibrante Rock´n´Roll.

 

     A introspectiva Mother ( To Mama Elza ) possui uma bela letra que homenageia a mãe do vocalista, muita emoção a cada verso e conta com participações de Michel Leme na guitarra e Tuco Marcondes no banjo e bandolim, que juntos levam esta décima canção a um crescente positivo muito grande e devidamente cativante.

    Para My Way Home recebemos uma linha mais intimista e como se Ivan Busic quisesse mostrar ausente até deixar o Rock´n´Roll dominar a música, fato que deixa claro uma versatilidade muito grande na canção, afinal, temos uma surpresa ao ouvir Andre Busic realizando um solo de trompete.

    Com a beleza que as linhas acústicas proporcionam, a curta No Emotions é vocalizada com muito feeling por Ivan Busic como se ele estivesse pedindo algo. Mergulhando no melhor do Blues acústico em riffs que cravam na alma na hora e passam uma emoção quase indescritível, She´s So Evil é daquelas que é impossível não gostar logo em sua primeira audição, afinal, segue a linhagem de um Blues a la Sweet Home Chicago do avô do Rock, o mestre Robert Johnson. Aliás, esta última música conta com as importantes participações de Tuco Marcondes e André Cristovam e poderia apontar com uma das melhores do cd, mas Rock And Road é tão bom que ele é inteiro bom do começo ao fim.

    Ivan Busic nos trouxe um fabuloso disco com este Rock And Road, que possui momentos de Hard Rock, Rock´n´Roll, Country, mas quando ouvimos seus Blues, aí meu caro leitor(a) sentimos que estamos presenciando o nascimento de um verdadeiro clássico do Rock Nacional. Disparado na minha opinião um dos melhores lançamentos do ano que você deve conhecer.    
Nota: 10,0.

Site: www.ivanbusicmusic.com.

Por Fernando R. R. Júnior
Dezembro/2013

Voltar para Resenhas