Inner Call
9 Faixas - MS Metal Records - 2015

    Na origem, a banda de Heavy Metal soteropolitana Inner Call chamava-se On The Rocks e era formada por músicos de outras bandas de nomes como Slavery, Postmortem e Facção, sendo a escolha para o nome atual modificada ao descobrirem que haviam outras On The Rocks.

    Entretanto, o nome serviu para a primeira demo-tape do quinteto, que foi disponibilizada em 2009 e os levou para o festival Valent Rock junto com o Andralls. Uma mudança importante na carreira do Inner Call ocorreu quando eles saíram de Salvador/BA e foram para São Paulo/SP, sendo que um novo line-up se formou e estabilizou resultando no lançamento em 2015 do primeiro cd autoinitulado, sendo o seguinte: Fábio Lima nos vocais, Renato Passero e Rafael Pereira nas guitarras, Regis Farina no baixo e Luiz Omar na bateria.

    Com as gravações realizadas em São Paulo/SP e Salvador/BA e com os processos de  mixagem e masterização realizados por Pablo Nechi nos Studios Monge em Porto Alegre/RS, este debut cd aborda em suas nove faixas o universo de uma pessoa comum, onde estamos diante das pressões do trabalho, frustrações e demais temores que acontecem no nosso dia a dia, como está implícito na ideia da capa, que mostra cinco sombrias caveiras, sendo que uma delas está segurando um cérebro humano e ao fundo de uma cidade desolada nos passando a ideia que são manipuladores da humanidade, de acordo com a concepção do baterista e líder Luiz Omar, que também  cuidou logo da banda.

    Pouco depois do lançamento do álbum, a sede da banda voltou a ser a cidade de Salvador/BA e novos músicos foram recrutados para a banda, que está formada por Roberto Índio nos vocais, Alexandre Vitorino na guitarras e backing vocal, Vinicius de Moraes na guitarra, Uiliam Rocha no baixo e Luiz Omar na bateria e backing vocal, que juntos realizaram a turnê de divulgação do primeiro registro em 2016.

    A curta faixa Intro com algumas falas sombrias e risos maldosos se liga a The Dark Ages, sendo que desta forma, o Heavy Metal Tradicional do Inner Call exibe sua cara através de vocalizações firmes, solos de guitarras consistentes e bastante toques na bateria. A cantora Vivian Benevides participa realizando os backing vocals mais suaves junto aos mais graves de Fábio Lima em uma considerável crítica ao período da Inquisição. Após o motor de uma motocicleta dar a partida Ride From Hell produz ares cadenciados e um tanto que estradeiros, que são orientados pelos riffs de guitarras cavalgantes feitos por Renato Passero e Rafael Pereira, que somados aos eficazes toques de baixo e bateria concedem a esta terceira música uma carga oitentista das boas. Para Reasons, o quinteto aplica solos mais longos e melódicos daqueles em que somos convidados a apreciar de olhos fechados até que Fábio Lima cante seus versos e torne esta canção mais envolvente, que para mim é a melhor deste princípio de cd.

    Em Inner Call, composição que intitula a banda e o cd, os músicos começaram com vocalizações que passam grandes doses de emoção e aumentam sua vibração por conta das evoluções dos solos de guitarras, sendo que depois que Fábio Lima canta seus versos - que são bastante motivadores - percebe-se que seu andamento é deveras cativante. The Payment é a sexta do cd e repara-se que o Inner Call optou por exibir sua mais agressiva canção através de melodias de guitarras infectantes, que levam esta canção se tornar muito interessante por conta das alterações feitas por eles em seu decorrer. Aliás, recomendo uma atenção para o brilho que ouvimos nos solos de guitarras.   

    Novamente com linhas mais instrumentais exalando muita categoria e até alguns dedilhados mais calmos, o Inner Call nos coloca diante da pesada e melódica Live In The War, que trata-se de uma canção bastante diversificada em seu ritmo com direito a modificações, que certamente vão te conquistar logo na primeira audição, ainda mais se prestar atenção em sua animadora letra.

    Na sequencia chega Bad Minds, cujos riffs parecem que foram inspirados pelo Megadeth na mais acelerada composição do cd, que em uma de suas alterações consegue-se reparar que o baterista Luiz Omar realiza um excelente trabalho e merece seu destaque também. A última do cd é I'm Back ( This Is Rock'n'Roll ) e uma forte candidata para ocupar o posto de melhor do disco, pois, é possuidora de um estilo semelhante ao Motörhead... só que com linhas mais melódicas junto a uma letra que narra o que é o Rock'n'Roll.

    Boas músicas, que foram moldadas no padrão do Heavy Metal dos anos 80 e embasadas em ótimas melodias sem acelerar demais, o Inner Call provou que tem a capacidade para procurar um lugar no cenário nacional com este registro também, então, se o line up se solidificar e eles mantiverem o nível de composições vistas neste debut, vamos ouvir falar muito mais da banda, pois, no segundo semestre de 2017, eles já estavam trabalhando em seu segundo cd, que receberá o título de Elmentals, porém, isto será um assunto para o futuro.
Nota: 9,0.

Sites: http://www.innercall.com.br,
Facebook: https://www.facebook.com/innercallofficial
e Youtube: https://www.youtube.com/channel/UC80GEts0QRvLFcfJ-Psn-BA.

Por Fernando R. R. Júnior
Novembro/2017

Voltar para Resenhas