In Vida - Reflexões
11 Faixas - Rabbit Records - 2013

    O In Vida é uma banda de São Paulo/SP, cuja formação aconteceu em 2009, quando o vocalista Diego Fernandes estava ainda procurando como criar um Rock honesto e eclético. Nesta época, ele reencontrou o amigo e guitarrista Doug que o apresentou para o também guitarrista Fabiano. Assim, eles percorreram vários bares da capital paulista tocando covers para conseguirem gravar o primeiro EP inéditas, que foi gravado em 2011, mas não alcançou os resultados esperados, e dispostos a remasterizar o EP, eles contataram o produtor Adair Daufembach, porém, não seria possível o processo de remasterização.

    E o produtor só teria três dias para que eles pudessem regravar todo o trabalho, e foi o que Fabiano na bateria, Douglas Silvestre e Bruno Corrente nas guitarras, Diego Fernandes nos vocais e Fernando no baixo fizeram com muito esforço e dedicação junto ao citado produtor, que foi o responsável também pela mixagem e masterização deste  primeiro cd, o Reflexões, que saiu em 2013.

    Com o cd nas mãos, o In Vida se apresentou ao lado de Dead Fish, Rancore, Glória, Hevo84, Ponto Nulo no Céu, Dance Of Days, além de também tocarem no Grito Rock Mundo 2013 e na Virada Cultural de São Paulo/SP de 2013. Iniciado com melodias mais viajantes na curta Intro, que se ligam na calma Erros, Reflexões é aberto com um crescente positivo que aumenta à maneira que Diego Fernandes canta sua letra em português. A parte instrumental está bem encorpada, especialmente as guitarras, que quando soladas exibem bem a categoria do grupo que mostrou bem como desejou experimentar várias influências no cd, umas inclusive de roupagem futurista. Alternando linhas acústicas com mais pesadas ( e plugadas ), Tempo caminha por um andamento que vai entre um Pop e um Hard Rock, que agrada o ouvinte, ainda mais com seu refrão de fácil assimilação. 

    Na seguinte, que é a Amanhecer,  o quarteto nos exibiu uma mescla de Pop com Rock Progressivo e Hard Rock em uma letra bastante positiva, um tanto que espiritual, que é cantada em boas variações instrumentais, além de solos de guitarras envolventes, que surpreendem o ouvinte quando terminam de forma mais colérica. Em Resposta, temos um ritmo calmo e pacífico em seu começo, que vai te levando para uma viagem, que fica mais gostosa de sentir quando Douglas Silvestre e Bruno Corrente solam suas guitarras. Recomendo você prestar atenção na bela letra, que recebe uma distorção mais forte no final que se interliga a Forças Para Lutar, música que conta com trechos pesados bem Heavy Metal e outros mais progressivos e calmos. Ponto para o In Vida que soube fazer a transição entre os dois estilos com precisão.

    Com as guitarras da entrosada dupla ditando o ritmo de Lembranças, o quinteto nos envia uma poderosa canção que é vocalizada com um misto de muito feeling e muita raiva por Diego Fernandes em um crescente que nos conquista rapidamente. Os dedilhados de Palavras passam uma aura de paz, que conta com uma base que aumenta sua força durante a passagem de seus minutos, salvo apenas quando eles desejam deixá-la mais calma. A roupagem Progressiva nesta oitava canção de Reflexões é um deleite à parte.

    Com uma ótima intensidade instrumental, que denota suas linhas viajantes e também um estilo mais Industrial, Último Segundo tece um cativante refrão com mensagens reais e agradáveis vocalizadas com muita determinação por Diego Fernandes.

      Registrando a presença dos arranjos eletrônicos de teclados de Rodrigo Bitarello, que em todo o cd criou um diferencial, Uma Só Voz começa mais leve e ganha mais energia até tornar-se um Rock´n´Roll, com dosagens eletrônicas, que é bom de se ouvir da forma que o In Vida a conduz, e o mais bacana, volta ao seu ponto inicial e eleva-se novamente em mais outra excelente composição do cd. Terminando Reflexões temos a versão acústica de Palavras, que pelo formato ficou ainda mais emocionante, com uma entrega ainda maior do vocalista.

    Embora eles possuam influências de Linkin Park, Evanescence, Incubus, Red e Muse, ouvindo o cd percebi muitas partes que passam pelo Rock Progressivo, Pop e Hard Rock. Se você aprecia um destes estilos e letras de fácil memorização, quase que religiosas e apresentem muita técnica instrumental, Reflexões crava uma banda que preenche com muita categoria cada um destes requisitos. E Reflexões encontra-se disponível para download gratuito no site da banda www.invidaoficial.com.br.  
Nota: 9,0.

Sites: www.invidaoficial.com.br e www.facebook.com/Invida.

Por Fernando R. R. Júnior
Outubro/2014

Voltar para Resenhas