In Torment - Sphere Of Metaphysical Incarnations
9 Faixas - Eternal Hatred Records/Rapture Records - 2014

    Inicialmente batizada como Torment no primeiro semestre de 1997, os gaúchos da cidade de São Leopoldo começaram a trilhar os caminhos do Death Metal com o lançamento da demo-tape Hypnotized By The Profane Flames em 1998, mas cessaram suas atividades pouco depois para retornarem já com o nome de In Torment em dezembro de 2003, quando disponibilizaram a segunda demo-tape com The Prelude To The Human Suffering, que levou ajudou a banda a conseguir abrir um show para o Cannibal Corpse no ano seguinte.

     Com o sucesso obtido nestes primeiros anos, a banda a assinou com a Rapture Records e a gravou o seu primeiro cd, com o título Diabolical Mutilation Of Tormented Souls em março de 2006, que foi muito bem aceito no Brasil, América do Sul e Norte, Europa e Ásia, que garantiram aos gaúchos vários shows pelo nosso país e uma apresentação em Assunção no Paraguai. Em 2009, atacaram com o single The Realms Of Perception e dois anos depois, o segundo cd, o conceitual Paradoxical Visions Of Emptiness, que manteve o mesmo estúdio e produtor do primeiro álbum, que foram respectivamente Hurricane Studio e Sebastian Carsin.

    Este segundo trabalho também alcançou grande aceitação e possibilitou ao In Torment se apresentar ao lado do Vader, Artilharia e Exumer, sendo que entre julho e agosto de 2012 fizeram sua primeira turnê europeia em países como Alemanha, Itália, Croácia, República Checa, Polônia e Hungria ao lado de Suffocation, Sinister e DRI. Incansavelmente em março de 2013 foi lançado o EP/DVD The Flesh Gateway e mais outra turnê realizada, com uma data de atração de abertura para o Morbid Angel.

    Para 2014, o In Torment se concentrou na gravação de seu terceiro cd, cujo título é Sphere Of Metaphysical Incarnations, que teve seu processo de gravação conduzido pelo mesmo Sebastian Casin no seu Hurricane Studio em Porto Alegre/RS entre janeiro e fevereiro de 2014. A mixagem e a masterização são assinadas por Zack Ohren ( que já cuidou de nomes como Suffocation, Immolation, Decrepit Birth, Carnifex, Cattle Decapitation, Severed Savior, Deeds of Flesh e outros ) e foi realizada no Castle Ultimate Studios nos EUA. A capa foi criada pelo guitarrista Rafael Giovanoli e pelo baixista Bruno Fogaça e os membros do In Torment, que são Alexandre Graessler na guitarra, Dionatan Britto na bateria e Alex Zuchi nos vocais. 

    The Unnatural Conception abre o cd tal qual uma explosão nuclear de tão pesado que é o Technical Death Metal do In Torment, pois, está cheia de vocais insanamente guturais, que contam a história do nascimento da esfera do poder. E a avalanche extrema continua com Divine Universal Awareness, que mantém os vocais guturais, além do ritmo colérico e dilacerante praticado pelos gaúchos em suas linhas brutais, pois, ante ao caos desenfreado que temos, nota-se o cuidado das partes instrumentais para que tudo soe correto, mas de forma esmagadora.

   Nem se percebe quando o andamento estrangulador continua na terceira faixa de Sphere Of Metapysical Incarnations, a Into Abyssal Landscapes, que segue tão intensa e com tantos urros, que só digo uma coisa: esta foi criada para martelar sua mente mesmo, sem dó ou piedade.

    A destruição prossegue após algumas breves e sinistras narrativas com The Thresold ( Transcending The Matter ), que só difere das demais por apresentar um andamento com algumas partes mais cadenciadas, porém, o que temos aqui é uma violenta composição que é urrada a enésima potência, que deixa o espaço para a eclosão de alguns solos de guitarras mais melodiosos e vocais ainda mais extremos. Com os reluzentes solos de guitarras feitos por Alexandre Graessler e Rafael Giovanoli, que mais parecem metralhadoras em ação e seguem em um ritmo deveras feroz, que ao decorrer torna-se mais cadenciado, chegamos na faixa título, a Sphere Of Metaphysical Incarnations, onde você deverá reparar na enormidade de 'triggers' arrasadores que temos na bateria de Dionatan Britto e também em como Alex Zuchi detona com seus vocais cavernosos em fortificadas mudanças de andamento.

    Em Far Beyond Mortality somos expostos aos velozes solos do baterista Dionatan Britto e aos eficazes riffs dos guitarristas Alexandre Graessler e Rafael Giovanoli, que trazem uma verdadeira devastação sonora imensa, que são amplificadas pelos monstruosos guturais de Alex Zuchi e graças a esta somatória de bordoadas por todos os lados, o resultado não é outro senão te causar aquela vontade de mergulhar em um 'circle pit'.   

     E o In Torment não para por nada... é pancada em cima de pancada, e isso continua freneticamente em Mechanisms Of Domination, que em meio aos seus raivosos urros e vários solos de guitarras destacam a participação de Renato Osório do Hibria em mais uma apocalíptica canção de Sphere Of Metalphysical Incarnations.

    A seguinte é a aniquiladora The Extinction Process, cujos vocais guturais estão mais coléricos do que nunca ( talvez com os mais violentos do cd ) e a parte instrumental ficou realmente intensa e matadora. Para se tentar respirar um pouco, o In Torment termina o cd com a instrumental Be Holding The Ever Lasting, onde ouvimos algumas narrativas que concluem o conceito incrustado neste Sphere Of Metalphysical Incarnations em seu andamento de longos solos de guitarras, que serviram para evidenciar o trabalho do baixista Bruno Fogaça.    

    Aos seguidores do Krisiun, Morbid Angel, Cannibal Corpse e tantas outras, sabiam que temos no Rio Grande do Sul - mais precisamente na cidade de São Leopoldo - outra competente banda de Technical Death Metal, que apresenta um álbum triturador com este Sphere Of Metaphysical Incarnations, que te envolve pela habilidade aplicada em seus estridentes trinta e três minutos. Creio que além de ouviremos falar muito do In Torment no futuro, pois, com esta pedrada eles asseguraram o seu lugar no cenário extremo brasileiro e muito provavelmente no mundial, já que o álbum foi lançado nos E.U.A. pela Sevared Records e na Europa pela Pathological Explicite Recordings.
Nota: 9,0.

Sites:  http://www.facebook.com/intormentbr, http://www.youtube.com/user/AlexZuchi
e http://www.msmetalagencybrasil.com/ptbr/artista-in-torment/.

Por Fernando R. R. Júnior
Janeiro/2016

Voltar para Resenhas