Império Social - Inquisição
11 Faixas - Independente - 2009

    A banda Império Social surgiu em 2005 com a proposta de realizar um Rock que em suas letras mostrassem mensagens que existe a esperança de um mundo melhor e em harmonia com os demais.

    De lá para cá a banda formada por Luigi Di Santo no vocal e violão, Ricardo Di Santo nas guitarras base e solo, Sérgio Lopes no baixo e backing vocal, Diogo Alves nos teclados e Fábio Bicudo na bateria e percussão foram caminhando pelo underground até que finalmente em 2009 a banda foi ao Estúdio Diesel com Paulo Brancaccio para gravar seu debut, o álbum Inquisição, que mostra influências do Pop/Rock brasileiro dos anos 80, inspirado em nomes como Rádio Táxi, Legião Urbana e também de Rock Progressivo.

    Dotada de refrão cativante Outdoor é a música que inicia o bom Rock'n'Roll cantado em português do quinteto Império Social em um ritmo mais suave com uma boa letra muito bem ancorada pelo solos certeiros de Ricardo Di Santo, que remete a influências de Engenheiros do Hawaii. Depois, temos Bem Perto, com uma melodia bonita e bem cantada por Luigi Di Santo em um andamento mais Pop/viajante de uma levada e letras quase espirituais, que segue para um crescente positivo que agrada bastante, ponto para a banda. Na faixa título, Inquisição, o quinteto paulistano aplicou uma flauta que trouxe um clima bastante viajante, que caminha para um Hard Rock/Pop onde destacam-se também os vocais de Luigi Di Santo e os backing vocals de Cidália Castro. Para a seguinte sentimos os teclados de Diogo Alves criando a ambientação mais progressiva de No Escuro da Noite, que recebem um riff longo de guitarra que anima logo de cara e para variar é muito bem vocalizado por Luigi Di Santo em outra ótima letra que é bastante animadora.

    Em Eu Existo temos os teclados de Diogo Alves juntos a toques no baixo de Sérgio Lopes, que chamam o ritmo Hard Rock desta quinta canção de Inquisição, que mais possui uma letra sobre vidas extraterrestres e é mais uma vez muito bem cantada por Luigi Di Santo e te faz querer acompanhá-lo no refrão. Sempre com uma aura de energia positiva, o Império Social passa belas mensagens em suas músicas, para confirmar claramente essa afirmação, basta ouvir a letra de Mesmo Na Escuridão com seus com bons solos de guitarra e teclados.

    Com uma pegada de guitarra mais longa e com o vocalista cantando com muito vigor chega a vez de Lírios, que captura nossa atenção com sua ótima letra sobre despedida e com sua condução instrumental muito bem executada pela banda. Com sons de violino surge a melancólica Marcas, que recebe mais peso em seu andamento em um longo set instrumental de muita qualidade com Luigi Di Santo cantando com muita emoção a cada verso. Com um andamento que passeia pelo Art Of Rock e também pelo Power Metal - pela marcação feita nos teclados - a rápida Amém é a nona música de Inquisição, cuja letra também é mais alto astral.

    Sempre na linha mais voltada para a religião e espiritualidade que foi adotada pelo Império Social neste cd temos a leveza de Estou Aqui com muitos dedilhados e um solo de guitarra e teclados que aumentam o grau da comunhão da música. Encerrando o álbum recebemos a acelerada Viagem Espacial em uma bela letra de ritmo envolvente. Este primeiro trabalho do Império Social é um disco cheio de positividade e boas vibrações, além, claro do Rock'n'Roll com flertes com o Rock Progressivo e Art Of Rock executados com primor pelos integrantes da banda. Se aprecia boas letras junto a boas melodias, Inquisição é a sua pedida.
Nota: 9,0.
 
Site: www.imperiosocial.com.br.

Por Fernando R. R. Júnior
Dezembro/2012

Voltar para Resenhas