Impéria - Em Dias Assim
10 Faixas - Independente - 2011 

    O princípio das atividades do Impéria remontam ao ano de 1996, quando os irmãos Flavius Deliberalli ( bateria ) e Felippe Deliberalli ( guitarra ) começavam seus primeiros caminhos na música. De lá para cá, algumas mudanças aconteceram no line up da banda, que tem atualmente, completando sua formação Marcio Deliberalli ( vocal ) e Ricardo Ueno ( baixo ).

    O álbum conceitual Em Dias Assim, que fala sobre o mundo e seus habitantes, em especial os seres humanos em transformação que fingem estarem perdidos para tirar sua responsabilidade de pensar e encontrarem as respostas que estão dentro de cada um - segundo a definição de Felipe Deliberalli - começou a ser planejado em 2007 e foi concretizado em 2011 com o importante apoio do guitarrista Fernando Magalhães ( do Barão Vermelho ), que assina a produção do cd ( e afirmo, não é porque o cara é renomado, mas seu trabalho à frente deste disco garantiu uma excelente qualidade ) enquanto a gravação, mixagem e masterização realizadas no Studio Latitude em São Paulo/SP por Elias Aftim.

     Com efeitos de trovões, chuva, explosões, derrapagens e vozes ao fundo, a instrumental K-Ótica abre o cd para que então o Impéria aplique uma pegada mais Heavy Rock como ouvimos em Guerra Sem Sentido e assim, nos exponha aos solos de guitarra de Felippe Deliberalli e aos bons vocais de Marcio Deliberalli, que evoluem para um final bem Heavy Metal, que são inspirados na linha do Iron Maiden, fato que causa uma grata surpresa no ouvinte. A faixa título, Em Dias Assim, exibe um andamento mais galopante na guitarra e no baixo com seus versos trazendo mais melodia em meio a ótima atuação do baterista Flavius Deliberalli, que capricha nos toques de seus pratos e por fim, não posso esquecer de mencionar os longos solos Felippe Deliberalli em sua guitarra.

    Os dedilhados de O Povo do Caos trazem toda a emoção que o vocalista Marcio Deliberalli deseja passar com sua voz ao exibir uma certa melancolia até que o baixo, a bateria e a guitarra elevam-se e trazem a atmosfera mais Heavy desta ótima balada, que possui um refrão que é de fácil memorização, com destaque mais uma vez para o solo de guitarra. Em Alta Voltagem, o Impéria nos mostra aquela energia do Heavy Rock com um andamento bem alto astral nos versos cantados por Marcio Deliberalli e na base instrumental de baixo e bateria, que deixam o espaço liberado para Felippe Deliberalli solar sua guitarra. 

    Dias da Paz marca a participação do produtor Fernando Magalhães em um ritmo dotado de dedilhados no violão com o vocalista Marcio Deliberalli passando muito feeling ao cantar, mas a banda é voltada para o Heavy e assim eles adicionaram as linhas mais pesadas, eletrificam a música com competência e a finalizam de forma acústica.

    Com toques mais fortes vindos dos bumbos de Flavius Deliberalli Nova Terra mostra suas notas surgindo vagarosamente, e seja no baixo ou na guitarra, temos uma viagem instrumental muito bem feita pelo quarteto. Depois, com a pegada bem rocker de Trilhas Abertas temos Marcio Deliberalli cantando de uma forma mais rasgada sob uma ótima melodia de guitarra, baixo e bateria, que é dotada de uma letra de muito positiva, mas, quero que preste atenção no solo virtuoso de Felippe Deliberalli em sua guitarra.

     Com um solo vindo do baixo de Ricardo Ueno, que é devidamente acompanhado pela guitarra de Felippe Deliberalli e pela bateria de Flavius Deliberalli Eu Sou O Que Sou entra para que Marcio Deliberalli cante e deixe uma bela mensagem em sua letra. O interessante são as alternações mais pesadas com muita musicalidade feitas pela banda e após uma linha mais tranquila, eles aceleram e diminuem aumentando o potencial de envolvência desta, que é disparada a melhor do cd Em Dias Assim ( sem desmerecer as anteriores ). Com dedilhados no violão, a versão acústica de Eu Sou O Que Sou ( Sole Novum ) soa mais como um prolongamento muito bem feito da anterior, que vem para encerrar brilhantemente o cd.  

    Heavy Rock tocado com muita técnica, com boas melodias e com letras positivas é o que o Impéria realizou neste muito bem produzido Em Dias Assim. Se a fórmula Heavy Rock cantado em português te agrada, não perca tempo, ouça o cd.
Nota: 8,5.

Site: www.myspace.com/bandaImpéria e www.bandaImpéria.com.br

Por Fernando R. R. Júnior
Junho/2012
 

Voltar para Resenhas