Imperative Music Compilation - Volume VIII
The Awesome Ones Of The Independent Music

17 Faixas - Imperative Music - 2014

    A coletânea Imperative Music Compilation criada por Gilson Rodrigues de Arruda tem exibido a cada seis meses em média, músicas de nomes do Heavy Metal Mundial underground dos mais distantes lugares, e claro, com uma ênfase nos brasileiros, e vez ou outra, com alguns nomes mais consagrados.

    Nesta oitava edição, além das bandas de locais distintos como Macedônia, Suíça e Austrália ( por exemplo ) foram inclusas também as conhecidíssimas bandas Epica e Obituary. A masterização deste Imperative Music Volume VIII foi realizada no Tower Studio na França.

   E este volume da Imperative Music Compilation é aberto justamente com um dos seus mais luxuosos convidados: os holandeses do Epica ( foto ) na empolgante e recente faixa The Essence Of Silence, presente no no cd The Quantum Enigma, que denota como eles estão fazendo um som mais pesado e altamente fascinante. Depois hora da primeira banda brasileira com o trio Elephant e seu Hard/Prog Rock de linhas alternativas em The Best Worst Rain, que conta com ótimos solos de guitarra, além de uma atuação vibrante no baixo, vocais um tanto que largados e ótimas evoluções na bateria. 

    O segundo coringa da coletânea já é exposto na terceira faixa do cd, estou falando dos americanos do Obituary, que enriquecem o cd com a Visions In My Head em uma raivosa e cadenciada composição presente em seu último cd, o Inked Blood de  2014. Da Austrália temos o quarteto Killhazer com o virtuoso Thrash/Metalcore em Seven Years, confirme reparando nos seus solos de guitarra e a raiva que é vocalizada.

    E quem falou que o Uruguai não tem Heavy Metal? Tem sim... e de muita qualidade como o Fallen From Skies ( foto ) deixa claro com Change, uma criação no estilo de um Black Label Society, só que mais pesado um pouco que os americanos e em uma canção repleta de ótimos solos de guitarras. Com um excelente solo de bateria logo de início, a banda Agni Kay da Macedônia ataca com um Death Metal feroz em sua contribuição intitulada como Black Lotus, mas o que surpreende é que o quinteto incluiu alguns vocais melodiosos junto aos guturais.

    A próxima é I´ll Never... dos belgas do Guilty As Charged e temos um som distorcido e cadenciado com um andamento que é bem envolvente por suas linhas de guitarras e vocais no estilo da banda de Zakk Wylde. O segundo representante da Austrália é o trio Fragmenta, que toca a faixa Odi Morsus, que contém suas dosagens agressivas seja nos vocais ou no incandescente ritmo instrumental, que é dotado de momentos mais improvisados, mas com uma curiosidade: um riff de guitarra que lembra a trilha sonora de um dos últimos filmes do 007.

    Retornando ao Brasil temos o Numbness ( foto ) com LSD-25, uma raivosa canção onde encontramos um vibrante Heavy Metal com uma pegada oitentista de primeira. Da terra do Rush, ou seja, o Canadá temos o Winterhearth, que aproveitaram sua oportunidade para quebrarem tudo ao som da dilacerante Speak No Evil, que está lotada de urros, solos matadores de guitarras, além de baixo e bateria sempre 'martelantes'.

    Em seguida, temos o Spit, banda brasileira que mantém a sequencia mais extrema do cd com a faixa Lastway, que é um Death Metal que contém também muitos solos mais Heavy, que cravam um ponto à mais para o quinteto. Com o baixo evidenciando-se e um baita urro, chega a vez dos suíços do Meltodown exibirem seu Metalcore em Foolish Soul, que é indicado para quem gosta do Slipkont, entretanto, os caras promovem uma certa viagem no som antes de voltar ferverem com a raiva dos vocais novamente. A décima terceira faixa deste volume da Imperative Music Compilation é de uma banda do Novo México nos E.U.A., o Seconds To End, que traz Castles, uma canção cheia de melodia, agressividade, vocais guturais e limpos, além de uma estranha batida eletrônica, que merece ser ouvida mais vezes para ir entendendo a proposta Industrial desta banda.

    You Need To Believe é o título da faixa do Marenna ( foto ) , banda brasileira de Hard Rock oitentista, que deixa claro o potencial de seu vocalista e as excelentes melodias de guitarras que agradam o fã logo de cara, e vale dizer, essa é para cantar com a banda. E os brasileiros se destacam neste Imperative Music Compilation Volume VIII, pois na canção seguinte, que é a balada Heavy When I Close My Eyes, do Kingdom Stone, asseguro: temos uma sonzeira que curte-se imediatamente. Aliás, além da bela atuação do vocalista, recomendo que atente seus ouvidos também ao solo de guitarra e o crescente que a banda promove mais ao final.

    Na reta final do cd temos Burnout do holandês Harry Loisios, que nos envia a veloz, técnica, melódica e progressiva canção instrumental, que nos lembra da linha de nomes como Yngwie Malmsteeen. Terminando o cd vamos para outro lado do mundo com os tailandeses do Shepherd e sua The Great Scientist, um épico Prog Metal instrumental que exibe as virtudes desta banda. Não se assuste se der uma bela viajada ao ouvir esta música.

     Esquecendo-se das importantes presenças do Epica e do Obituary, os destaques deste Imperative Music Compilation Volume VIII vão para os brasileiros do Marenna, do Kingdom Stone e do Numbness e também ao produtor Gilson Rodrigues de Arruda por sua ousadia ao incluir duas excelentes canções instrumentais no cd do Harry Loisios ( foto ) e do Shepherd. Isso tudo prova uma coisa: não existem fronteiras para o Heavy Metal. E fica o alerta: quer saber de bandas de possuem muita qualidade, mas que ainda buscam seu lugar ao sol? Basta se ligar nos volumes da Imperative Music Compilation.
Nota: 9,5.

Sites: http://imperativemusicagency.blogspot.com.br/, https://www.facebook.com/imperativemusic
e imperativemusicagency@gmail.com.

Por Fernando R. R. Júnior
Abril/2015

Voltar para Resenhas