Imagery - The Inner Journey
8 Faixas - Independente - 2012

    O Imagery é uma banda de Prog Metal formada em Londrina no Paraná no ano de 2009 e que lançou seu primeiro demo em 2011 ( leia resenha ), com apenas duas músicas deixando bem claro que o então vindouro full length prometia e muito. Com muito trabalho e esforço o Imagery deu vida a The Inner Journey em 2012 e o cd foi gravado no PlayRecPause Studios em Londrina/PR por Júlio Anizelli. Além do trio principal composto por Joceir Bertoni ( vocal/guitarra ) e Ricardo Fanucchi ( baixo ), Luciano Neves ( bateria ), o Imagery recebe a participação de Henrique Loureiro nos teclados, piano e Hammond e Edgard de Abreu na percussão. 

    The Inner Journey possui uma temática que aposta nas diferenças dos sentimentos humanos, tais como bem e mal, santo e pecador, vida e morte. Atualmente a formação conta com Bruno Pamplona no lugar do baterista Luciano Neves, que saiu logo após o lançamento do cd e o tecladista Henrique Loureiro foi efetivado como membro do Imagery.

    Coube à excelente viagem instrumental de Fourth Secret a abertura de The Inner Journey, com um mergulho que vai progressivamente ganhando uma evolução digna dos grandes nomes do gênero e percebe-se até passagens à la Nektar. E sem que se note-se os vocais de Joceir Bertoni envolvem-se no clima da anterior e nos trazem a levada mais Metal de Imagery, que recebe alternações em seu andamento tornando-a mais introspectiva e viajante, com destaque para o piano de Henrique Loureiro e a guitarra de Joceir Bertoni com solos longos que nos fazem fechar os olhos e sentir toda a maravilhosa viagem que eles nos proporcionam.

    A terceira é Perception e começa com um repique na bateria de Luciano Neves e com belos toques no baixo de Ricardo Fanucchi  para te envolver em um ritmo muito bem construído pelo Imagery, que possui um crescente muito bom e uma letra bastante positiva, que é cantada com um pouco mais de agressividade. Atente seus ouvidos para o que a banda realiza nos solos de teclados combinados com o baixo e bateria e depois me fale, senão estamos diante de um dos melhores solos progressivos deste ano?

    Com uma linha mais rápida que é comum ao Prog Metal temos a ótima Start The War  tanto que destaco os bons vocais de Joceir Bertoni e sua complexidade instrumental muito bem conduzida pela banda, que lembra o Dream Theater na hora dos solos de teclados e nos rápidos solos de guitarra.

    Em The Rain, o guitarrista  Joceir Bertoni atua com riffs mais fortes que estão em perfeita sincronia com a bateria de Luciano Neves. Os vocais seguem uma linha mais agressiva aflorando o lado mais Metal da banda, e posso afirmar seguramente: eles não devem nada para bandas como Dream Theater e Fates Warning em termos de qualidade. Para confirmar repare na guinada instrumental pesada e bem feita que é aplicada pelos músicos e sinta ela te envolver.

    Para acalmar depois da força originada na anterior temos Show Me, a música mais suave de The Inner Journey com um ritmo mais leve e introspectivo, que está muito bem fundido com a próxima, a Stranger, que segue com o clima proposto até o rompante de guitarra aparecer e mostrar seus vocais cantados com muita garra por Joceir Bertoni e isso leva esta sétima canção do cd ser a mais pesada, especialmente pelo seu vigoroso set instrumental, especialmente na forma que a guitarra é tocada e o baixo de Ricardo Fanucchi atua com o, até então, baterista Luciano Neves. A última chama-se Last e logo nas primeiras notas já exibe sua complexidade, que abre uma longa viagem ambientada pela força da guitarra de Joceir Bertoni e depois nos teclados de Henrique Loureiro ( que mais uma vez me lembraram do Nektar ). A virada que se segue instantes depois de linhas mais calmas para puramente progressivas é um verdadeiro deleite aos fãs do estilo, tanto que aconselho a fechar os olhos e deixar sua mente flutuar livremente.

    The Inner Journey é um álbum muito bem centrado e acima da média, com uma imersão no melhor Rock Progressivo setentista e cheio de pitadas de Heavy Metal. Se aprecia nomes como Nektar então, não tenha dúvidas e trate de incluir este excelente disco em sua coleção sabendo que não foi por acaso que eles abriram o show do Focus e do Billy Sherwood em Votorantim/SP. Olhos e ouvidos no Imagery.
Nota: 10.

Sites: www.imageryprog.com.br; www.facebook.com/imageryprog; www.youtube.com/imageryprog; www.twitter.com/imageryprog; www.myspace.com/imageryprog.
 

Por Fernando R. R. Júnior
Novembro/2012

Voltar para Resenhas