Iguanas - Tangente
10 faixas - 2008 - independente

    Este segundo lançamento do Iguanas, banda experiente no cenário independente da cidade de Volta Redonda, sul fluminense, está marcando uma nova forma minha de resenhar cds, visto que sempre fui decidido no sentido de que só resenho discos dos quais recebo o original, não aceitando mp3. Entretanto, neste caso em especial, apesar de ainda não lançarem a mídia física, me enviaram um cd gravado, com capa e tudo mais para o arquivo do Rocktime ( http://www.redetvm.com.br/rocktime.html ), razão pela qual estou divulgando-o.

   O power trio faz um punk rock urgente e nervoso, com letras melodiosas, sem cair no lugar comum do estilo. A bateria de Rafael Fraldinha é um tanto quanto cadenciada, entretanto é muito explosiva nos refrões. O baixista Pixote e o guitarrista Braz, além de seus instrumentos pulsantes e bastante distorcidos, também dividem os vocais, numa levada que nos lembra o velho e aclamado The Clash.

  Ao longo das 10 faixas presentes em Tangente podemos notar que os rapazes entendem mesmo do assunto, com letras introspectivas e temas inusitados, como em Nenhum Sentido, Outra Vez, Obsessão, Compulsão, Excitação e Confusão, além da música Serotonina, que versa sobre esse neurorreceptor tão em voga hoje em dia, visto que os consultórios psiquiátricos estão lotados de pessoas deprimidas precisando dele. Temos também a brincadeira 'a lá' Ramones da faixa Dina Is A Friend, com uma letra ínfima, restringindo-se quase que só ao seu título, mas muito divertida.

    Apenas um dos sons do registro não é de autoria da banda, é a música Paranóico Suicida, da também carioca banda Sex Noise. Como já é de se esperar de um disco nessa linha, as músicas são rápidas, sempre com menos de três minutos.    

    O álbum Tangente, diferente do anterior ( Aditivo - 2005 ), lançado pela Répteis Records, foi lançado em versão virtual e disponibilizado gratuitamente na internet, no site http://www.tramavirtual.com.br/iguanas. O disco foi gravado no EME Studio em Volta Redonda/RJ e foi produzido por Diogo Macedo, Lucas Macedo e pelos integrantes do Iguanas. Realmente espero que eles consigam uma força de alguma gravadora para poder lançar seu cd em 2009 para divulgar melhor seu trabalho e fazer ainda mais shows Brasil afora.

Site: www.iguanas.com.br

Por Jack Metal
Fevereiro/2009

Voltar para Resenhas