Ignition Overdrive
10 Faixas - Independente - 2014

    O Ignition Overdrive é um projeto de Rock Instrumental do guitarrista paulistano Rodrigo Santos, que lançou em 2014 o seu primeiro cd. Seu histórico na guitarra vem desde os quinze anos de idade e entre 2007 a 2012 tocou na banda Rock´N´Huntin´, sendo considerado o melhor guitarrista do Manifesto Rock Fest de 2010. Suas principais influências são guitarristas como Paul Gilbert, Joe Satriani, Zakk Wylde, Edward Van Halen, Steve Morse e Marty Friedman, ou seja, só gente criativa e importante.

    Todo o álbum foi escrito, gravado e arranjado pelo seu criador, ou seja, o guitarrista Rodrigo Santos, sendo somente a mixagem que é assinada por Paulo Torres e realizada no MCK Studios. A capa é do excelente artista brasileiro Gustavo Sazes ( autor de inúmeras nacionais e internacionais de álbuns de nomes como Arch Enemy, Morbid Angel, Krisiun, Firewind, Almah, Delain, entre tantos outros ) e mostra uma explosão na mente, uma explosão de ideias e conceitos, bem como ouviremos no cd.

   Doomsday Blues abre o cd com o guitarrista deixando sua marca cheia de técnica em uma música dotada de uma grandiosa evolução, que denota linhas de Blues aliadas a boas quantidades de peso, que vão envolvendo o ouvinte. Depois, com os riffs mais cadenciados no início temos Full Throttle, e nesta Rodrigo Santos destila uma bela sucessão de solos que cativam quem os ouve e apresentam influências de Joe Satriani, que ao meu ver são adequados para se curtir quando está dirigindo. Em seguida é a hora de Gotta Push, que exibe um repique na bateria e um andamento mais rápido, com bases mais voltadas para o Rock´n´Roll e que expõem uma bela rifflerama, onde o músico deixa claro o tamanho de sua capacidade, porém, sem soar extremamente técnico ou enjoativo. Com uma melodia muito bonita, Breathe "te liga" instantaneamente e Rodrigo Santos toca cada nota com muito feeling em linhas um pouco mais pesadas e viajantes, que deixam uma sensação de paz no ar nesta música, que pende novamente para o estilo de Joe Satriani.

    Em Flux 31 temos um Rock´n´Roll acelerado, que nos mostra um campo para os ótimos e emocionantes solos de guitarras em uma condução feita com habilidade pelo guitarrista, que no decorrer desta música aplica evoluções que tornam-se cada vez melhores. Com uma pegada mais Hard Rock, Thunderous Roar marca a sexta faixa do cd, cujo andamento se aprecia logo na primeira audição, pois o músico se entrega nos solos, e sabiamente deixa o espaço para o baixo ( que ele mesmo gravou ) aparecer com firmeza e temos aqui uma característica que, quando explorada com precisão aumenta a emoção da música, que é o uso da alavanca. A única com seu título em português é a canção Branca, que começa com dedilhados que passam muita emoção e são aliados a longos solos de guitarra, que te fazem soltar a sua mente e sair viajando em seus fraseados exuberantes.   

    Depois da leveza da anterior recebemos a primorosa Bogus Fire com um ritmo mais pesado e acelerado, que traz as gostosas linhas Rock´n´Roll, Hard Rock e Fusion. Vale dizer que mais uma vez Rodrigo Santos realizou solos excelentes e sempre com uma grande técnica. Para Can´t Bring Me Down, o compositor caminhou para um lado mais Heavy Metal oitentista e com seu apurado conhecimento, se deu muito bem diga-se de passagem, pois temos uma virtuosa e vibrante canção, tanto que se você mergulhar sua mente quando ouvi-la conseguirá até imaginar trechos em que pode-se encaixar um "ôôôôôôôô" em uma execução ao vivo. Para encerrar o cd temos Wonderful Sky, que nos mostra linhas mais próximas de Funk e solos longos com muito feeling que te conquistarão com facilidade. E isso evolui para um ritmo mais dançante, ambientados na belíssima sessão de riffs feitos por Rodrigo Santos.

    O desafio de se criar um álbum instrumental é sempre muito grande, pois ele não pode parecer uma aula ou uma exibição de quantas notas por segundo o guitarrista é capaz de realizar, e neste Ignition Overdrive temos dez composições que são grandiosas músicas instrumentais, ou seja, Rodrigo Santos encarou o desafio e o cumpriu com louvor, tanto que recomendo que o álbum seja ouvido de olhos fechados para que as harmonias sejam melhores absorvidas pelos cinquenta e um minutos do cd.
Nota: 9,5.

Sites: www.facebook.com/ignitionoverdriveband; www.soundcloud.com/ignitionoverdrive e
www.youtube.com/user/ignitionoverdrivegtr.

Por Fernando R. R. Júnior
Setembro/2014

Voltar para Resenhas