Ignited - Steelbound
10 Faixas - Voice Music - 2020
   

    Com formação relativamente recente, ocorrida em janeiro de 2017 na  cidade de Balneário Camboriú/SC, o Ignited é uma banda de Heavy Metal Tradicional, que não demorou para disponibilizar suas primeiras canções em um EP de duas faixas com a intenção de projetar a banda no mercado. Com a boa repercussão obtida neste EP, Denis Lima nos vocais, Dalton Castro na guitarra, Sama Benedet no baixo e Maurício Velasco na bateria mudaram seus planos iniciais e já começaram a trabalhar na pré-produção do seu debut, que nos colocou diante de dez faixas com letras sobre temas que foram sofridos pela banda em seu dia-a-dia através de várias metáforas.

    Nomeado como Steebound, o álbum teve produção de Thiago Bianchi, que assina a mixagem e a masterização, sendo que os trabalhos de gravação foram realizados no Estúdio Fusão em São Paulo/SP entre abril e agosto de 2019 com edição de Leo Mancini. A capa que mostra uma imagem com ares de uma usina metalúrgica e se encaixou perfeitamente com a sonoridade Heavy Metal da banda é de Gustavo Sazes, artista que já fez a capa de álbuns do Manowar e do Arch Enemy.

    Coube a Ignition o ato de abertura de Steelbound e o quarteto fez isso com seu Heavy Metal executando com garra e linhas de vocais que apresentaram agudos poderosos na feroz voz de Denis Lima, além de bastante peso de guitarra e bateria em um ritmo acelerado e devidamente carregado propiciando um deleite aos fãs de Judas Priest pela pegada aplicada. Em Pain os vocais mantém seus robustos agudos e o seu andamento Heavy Metal toma conta entre os vocais - digamos - normais, onde recebemos uma verdadeira enxurrada de vigorosos solos feitos pelo guitarrista Dalton Castro. A terceira empresta seu título para o cd e Steelbound é um Heavy Metal fortificado e um pouco cadenciado exibido sempre com muito poder de fogo a cada trecho, pois, mesmo na hora dos solos mais melódicos sente-se isso te inspirando a socar o ar em sua audição.

    A usina de fundição que é o Ignited prossegue o cd com Living In The Dark em que as vocalizações de Denis Lima alternam agudos a la King Diamond com trechos falados através de uma linhagem cadenciada e bastante envolvente, que recomendo uma atenção aos seus solos de guitarra altamente incandescentes e melódicos. Sem dó de enviar um Heavy Metal realmente repleto de peso, o Ignited dispara agora a faixa Call Me To Run e a executa com habilidade envolvendo o fã tanto na condução rítmica quanto em seus vocais, onde novamente destaca-se o guitarrista Dalton Castro e seus solos flamejantes. Para Times, o quarteto exibe sua criação mais tranquila até aqui, porém, como a ordem foi de nunca diminuir seu poderio de ataque, mesmo em uma canção teoricamente mais leve, as pancadas do baterista Márcio Velasco e os solos melódicos feitos pelo guitarrista Dalton Castro estão presentes e fazem a diferença na composição, assim como a atuação do vocalista que está sempre empolgado e passa isso diretamente ao ouvinte.

    A sétima é Ground Pounding e novamente os vocais potentes de Denis Lima convocam o ouvinte para sacudir o pescoço e socar o ar ante seu ritmo cadenciado e direcionado em seus solos de guitarras simplesmente incansáveis e repletos de voltagem. Depois, eles apresentam um começo mais elaborado nas suas linhas instrumentais, que trazem a serena música Shining Void em que Denis Lima lembra do mestre Rob Halford ao cantar seus versos com um carisma enorme e a faixa vai para a memória quando chega o seu refrão e também os seus solos de guitarras.

    A penúltima é a acelerada, esmagadora e devidamente encorpada Roaring Gears, cujo estilo inicial abre o espaço para agudos explosivos do vocalista e também para os muitos solos cheios de melodia, que foram promovidos por Dalton Castro, e claro, sempre embasados pela competente cozinha capitaneada por Sama Benedet e Maurício Velasco ( baixo e bateria, respectivamente ). No término de Steelbound, o Ignited exibe a Rotting, que é um Heavy de muitos agudos, porém, que são exibidos em uma pegada mais tradicional e consideravelmente cativante.

    Basicamente, Speelbound passa a real sensação que o Ignited aliou seu Heavy Metal Moderno com os agudos clássicos em dez composições frenéticas e envolventes em que sentimos que o seu aço está sendo derretido em nossos ouvidos. E como o álbum possui pouco mais de 38 minutos, novas audições se fazem necessárias para não deixar sua temperatura esfriar, sendo possível assim sentir a categoria deste material em seu estado latente. Fãs de Iron Maiden, Judas Priest e do Heavy Metal Tradicional em geral podem colocar para rolar este cd tranquilamente, que marcou a estreia desta vibrante banda catarinense.
Nota: 9,0. 

Por Fernando R. R. Júnior
Janeiro/2021

Site: https://ignitedmetal.com/.   
Facebook: http://www.facebook.com/ignitedofficialband.    
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCjdhv6Yi_q9JYRC4CJnkxkw.  
Instagram: https://www.instagram.com/ignited_official/.  

 

Voltar para Resenhas