Human - Sad Modern World
9
Faixas - Independente - 2016

    Em 2007 em Feira de Santana/BA teve origem a banda de Heavy Metal Human, que em 2012 disponibilizou o seu primeiro EP intitulado como Leaving The Shadows em formato físico e virtual.

    O nome escolhido é uma homenagem ao Death de Chuck Schuldiner e um de seus maiores sucessos, o álbum Human ( de 1991 ) e a formação que registrou o debut Sad Modern World é a seguinte: Pedro Netto nos vocais, Clauzio Maia na bateria, Níass na guitarra e Rafael Sampaio no baixo.

    Dentre suas principais influências estão alguns dos melhores e mais conhecidos nomes do estilo, como são os casos de Black Sabbath, Judas Priest, Iron Maiden, Saxon, Diamond Head, entre outros; fato que já revela a perspectiva do que teremos no álbum Sad Modern World, que foi gravado no Revolusom Studio em Salvador/BA entre agosto de 2014 a outubro de 2015. Os processos de mixagem, masterização e produção ficaram aos cuidados de Marcos Franco e a capa é uma arte de Alexandre Damas, onde vemos uma paisagem desértica, um relógio, uma cidade e uma usina nuclear todos exibindo a fragilidade de nosso cotidiano.

    De forma direta através de seus fortes e longos solos de guitarra é que a canção Beyond Good and Evil abre Sad Modern World, cujas vocalizações aparecem passando uma eletricidade Heavy Metal, que já agradará bastante logo de cara, especialmente que aprecia suas evoluções que se aproximam do Prog Metal, sendo que o Human deixa a música fluir cada vez mais em sua linha instrumental empolgante até terminá-la com dedilhados calmos e esbeltos. Depois retomam o andamento pesado, que vai pouco a pouco ganhando velocidade com a inflamável Make Your Choice e que é posteriormente interrompido pelos ótimos solos de guitarra tocados por Níass, onde saliento também os vocais dedicados de Pedro Netto, que procura passar muita emoção em sua letra, além dos toques intricados e praticamente Prog Metal do baterista Clauzio Maia em parceria com o baixista Rafael Sampaio. Na canção que dá nome ao disco, a Sad Modern World, o quarteto envia uma linhagem mais cadenciada com um excelente trabalho na bateria tocada por Clauzio Maia em que percebemos suas vocalizações expressarem a agonia destes tempos atuais. E eles conduzem a música em um estilo que vai te capturar com facilidade, pois, basearam-se no Heavy Metal mais puro em suas linhas instrumentais com passagens feitas com muita habilidade por outros estilos que conquistarão nossa atenção, ouça e perceba quais são.

    Lamentando pela evolução sem escrúpulos visando apenas a riqueza de algumas poucas pessoas da humanidade, Evolution At Any Cost já é a quarta do cd e aqui o Human começou muito bem com dedilhados suaves para gradativamente colocar seu peso na parte de baixo, bateria e guitarra de forma que Pedro Netto convoque você a cantar com ele, a socar o ar e a apreciar seus marcantes solos de guitarra, mais uma vez destacando o guitarrista Níass.

     Para Checkmate, os brilhantes solos feitos nas seis cordas, que já chamaram a atenção na anterior pela criatividade inclusa em cada um deles seguem firmes e são a base para que a composição envolva o ouvinte com sua ótima melodia em que a letra ( que você deve conferir ) é praticamente uma coadjuvante de luxo. De ritmo mais calmo e bastante Melódico, We Can Live Our Time traz o convidado Bruno Passy do Bratákia nos vocais junto a Pedro Netto nesta elaborada canção de letra romântica ( se for observar mais atentamente seus versos ) em que solos de guitarra se evidenciam mais uma vez. Apresentando um início bastante atraente e que prossegue alicerçando mais a composição durante os solos de guitarra, Sweet Home Of Stars já é a sétima de Sad Modern World e é detentora de uma letra animada em meio aos seus vocais rasgados e seu ritmo sempre robusto de claros flertes Prog Metal executados com precisão por cada um dos quatro.

    A instrumental Ideal Created, Reality Denied traz as formosas linhas de dedilhados feitos pelo guitarrista Níass, que nos direciona para a última de Sad Modern World que é a Break The Chains Of Your Mind, que é um Heavy Metal encorpado e cativante, que logo em suas primeiras notas instrumentais e seus primeiros versos sentimos que estamos diante da melhor do cd em outra letra questionadora e reflexiva, cujo título ficará ecoando em nossa cabeça. E não posso deixar de evidenciar também a sua esbelta parte instrumental com ênfase ao baixista Rafael Sampaio, que junto as demais conduz eficientemente o final da música.

    Excelente estreia do quarteto Human, que exibiu neste Sad Modern World um ótimo Heavy Metal sempre orientado no poderio da guitarra e que se aproxima em muitas partes do Prog Metal. Atualmente, o Human se prepara para lançar o EP A New Perception, além do single A Call Of The Wind, que já tem seu vídeo disponível no Youtube: https://www.youtube.com/embed/mbN8Gm0iN60, ou seja, vem mais sonzeira desta trupe de Feira de Santana/BA e vamos ficar de olho nas novidades.
Nota: 8,5.

Por Fernando R. R. Júnior
Março/2020

Facebook: https://www.facebook.com/humanhms/      
Twitter: https://twitter.com/bandahuman  
Youtube: https://www.youtube.com/user/humanhms

Soundcloud: https://soundcloud.com/humanhm

 
 

Voltar para Resenhas