Hugo Mariutti - For a Simple Rainy Day
11 Faixas - Independente - 2017

    O famoso guitarrista paulistano, que já esteve à frente de algumas das mais importantes bandas brasileiras e foi membro fundador de nomes como Angra, Shaman ( que anunciou seu retorno com a formação clássica recentemente ), Henceforth e Remove Silence e fez parte também da banda solo de Andre Matos e do Viper ( desde 2012 ), lançou em 2017 o seu segundo álbum solo intitulado como For a Simple Rainy Day, que foi financiado pelos fãs através da plataforma Catarse e que ele mesmo produziu, mixou e cuidou dos vocais, guitarras, teclados, piano e baixo, sendo somente a bateria tocada por Edu Cominatto, exceto é claro, em algumas participações especiais.

    As gravações forma realizadas no Mix Nova Stuidos, no Metropolis Studios na Inglaterra, no Loud Studios, no Cada Instante Studios e no Ok Industries Studios em São Paulo/SP, sendo este último o local da mixagem. A masterização é de Steve Kitch e aconteceu no Audio Master Studios em Londres na Inglaterra. Na capa vemos várias gotas de chuva com tonalidades de cores diferentes em um desenho singelo de Giovanna Mocca Gatta.

    De linhas mais calmas aos dedilhados em um ritmo sereno, One Day abre o cd com Hugo Mariutti cantando com grande leveza cada um dos seus versos e aí percebemos que o guitarrista também possui uma ótima voz e que se encaixou perfeitamente na proposta deste trabalho, que lembra a linha seguida pelos nomes do Britpop como o Oasis. Com um andamento mais acelerado e um tanto que Rock'n'Roll com dosagens Pop, Painting In The Sky traz a sua animada melodia Indie/Alternativa, que vai te envolver sem que se perceba e mais ao final explode em solos mais fortes na sua guitarra. Para Little Things temos uma sonoridade tranquila e a faixa conta com a presença de Flavio Marchesin nos teclados conferindo junto aos vocais de Hugo Mariutti um ar nostálgico saboroso de se ouvir, que apesar de ter sido inspirado pelos nomes atuais como The Verve, fica sim um estilo de Beatles também intrínseco na música.

    Na faixa título, a For a Simple Rainy Day, Hugo Mariutti exibe uma composição suave que caminha por vocais distantes e uma linhagem instrumental que cresce positivamente tornando-se mais eletrificada em seus solos de guitarra, aptos para causarem boas viagens nos ouvintes. Os dedilhados no violão de Silent Morning trazem uma canção introspectiva, que em seu decorrer ganha mais energia, porém, sabiamente ele retorna ao seu formato mais distanciado, que mesmo nos momentos onde sua bateria eletrônica fica marcante, a ideia central é de se fechar os olhos e viajar longe pensando na vida e nas nossas ações. Em The Absence Of Sound, a característica que havia sido percebida na Little Things fica mais evidente, pois, temos uma clara lembrança de Beatles em sua audição com vocais dobrados, ritmo simples e bem feito, além de uma presença forte de teclados e melodias divertidas em uma fórmula muito bem executada por Hugo Mariutti.

    Lembrando do Oasis ( banda que o guitarrista é fã declarado ), porém, com um estilo mais intimista, High Hill é a sétima de For a Simple Rainy Day e aqui temos uma canção cujo crescimento acontece através de seus solos de guitarra, embora sua linha viajante fique em destaque. Mais rápida que a anterior, We We're Young exala uma linha mais Rock'n'Roll que é dotada de uma considerável dose de energia e conta com o convidado Eloy Casagrande na bateria em um clima festivo muito bem conduzido por Hugo Mariutti.

    Depois, Love Song mergulha em uma balada bastante emblemática aos dedilhados de violão seguidos por admiráveis trechos dos demais instrumentos, onde as baquetas foram comandadas por Fábio Elsas ( do Henceforth ), que culminam em outra viajante música.

    Elevando a sua adrenalina por um ritmo Rock'n'Roll com nuances de Indie, My Feelings Against My Throughts é bastante interessante e vai agradar imediatamente logo na primeira audição, sendo que a bateria ficou por conta de Guilherme Martin ( Viper ). A última do cd  é a Simple Lines, que nos passa entristecidas vocais cheios de feeling, aliás, um sentimento que impõem uma reflexão bem pessoal ao ouví-la, talvez pela inclusão dos sintetizadores, que a deixam melancólica e com uma base oitentista inesperada, porém, naquele formato largado e afastado, mas, sereno.

    Para os fãs das bandas de Heavy Metal que Hugo Mariutti passou, influenciou e marcou a história do estilo no Brasil, este ótimo trabalho For a Simple Rainy Day não trará nenhuma lembrança de seus importantes feitos, porém, temos nas mãos um ótimo álbum para quem gosta de Britpop, Indie Rock e Rock Alternativo com deliciosas linhas mais calmas e devidamente viajantes, que recomendo ser conhecido inclusive pelos fãs mais radicais.
Nota: 9,5.

Por Fernando R. R. Júnior
Agosto/2018

 

 

Voltar para Resenhas